O que é contabilidade de custos

O que é contabilidade de custos

 

Seja para um empreendedor que está pensando em abrir um negócio ou para uma empresa com anos no mercado, com certeza o assunto redução de custos fez ou faz parte do seu cotidiano. O valor dos custos de uma empresa é fator determinante para a sua saúde financeira e os gestores sempre estão buscando maneiras de reduzi-lo, sem prejudicar o funcionamento do negócio.

 

E existe uma área da contabilidade que trabalha justamente com a criação de estratégias orientadas para a tomada de decisões corretas relacionadas aos custos operacionais das empresas, e ela pode te ajudar muito.

 

O que é contabilidade de custos?

 

De uma maneira simples, podemos dizer que a contabilidade de custos é a área da contabilidade que relaciona os gastos de uma empresa, determinando quais são os custos de produção ou funcionamento do negócio.

 

A contabilidade de custos analisa os pagamentos realizados no que se refere aos valores, prazos, consumo de bens e até efetua o cálculo de depreciação de ativos financeiras da empresa.

 

O principal objetivo da contabilidade de custos é auxiliar o gestor fornecendo o cenário real da empresa, para que ele conheça e analise a sua situação financeira e tenha condições de tomar decisões ativas para resolver problemas ou realizar investimentos.

 

Tipos de custos

 

Diretos: são os gastos que estão diretamente ligados à atividade fim da empresa, que pode ser a produção do produto ou prestação de serviço. Em um exemplo prático, para uma padaria os custos diretos são a farinha, fermento, ovos, etc.

 

Custos indiretos: Não estão diretamente relacionados com a atividade fim, mas são necessários para manter a empresa funcionando. No mesmo exemplo podemos sugerir o pagamento da equipe de marketing que divulga a padaria, que deverá ser paga mesmo que a empresa fique alguns dias sem trabalhar.

 

Analise os custos diretos e descubra o ponto de equilíbrio

 

Depois de separar os dois tipos de custos, você deve avaliar o custo específico da produção ou prestação do serviço, para identificar o ponto de equilíbrio, que é o valor mínimo necessário para custear a atividade fim da empresa.

 

A descoberta do ponto de equilíbrio é essencial para a formação de preços de venda de produtos ou serviços da sua empresa.

 

Estabeleça o valor de venda

Com o ponto de equilíbrio descoberto você pode definir o melhor valor de venda de seus produtos ou serviços que permita o lucro da empresa. Conhecer esse ponto de equilíbrio é essencial principalmente para empresas que trabalham com descontos ou promoções, pois assim é possível estabelecer o limite máximo de descontos, um valor que não prejudique a empresa, mas que também gere vantagens de negociação com clientes, por exemplo.

 

Outra vantagem de conhecer o ponto de equilíbrio é ‘acender um sinal amarelo’ logo que ocorrer uma queda nas vendas. Com a ciência dos números da empresa, você poderá tomar atitudes tão logo ocorram as primeiras dificuldades, antes mesmo que a situação vire um problema. Você poderá decidir entre:

 

  • Aumentar o valor de venda do item;
  • Buscar outros fornecedores com melhores preços;
  • Reduzir o volume da produção;

 

Como realizar a contabilidade de custos na sua empresa

 

  1. Listar todos os custos existentes na empresa. Se a sua empresa produzir mais de um produto ou fornecer mais de um serviço, separe os custos de cada um deles;
  2. Compare o custo direto de cada produto ou serviço com o preço de venda praticado até então para identificar se o produto possui margem para contribuir com os custos indiretos da empresa. Se o valor de venda praticado for maior, divida o valor do custo indireto pelos produtos. Se o valor for menor, calcule o valor ideal de venda do produto e avalie a possibilidade de aumentar o preço de venda;
  3. Encontre o ponto de equilíbrio dos seus produtos ou serviços prestados, calculando qual é o valor necessário para cobrir os custos de produção do prestação do serviço e estabeleça um percentual de lucro que você considere justo;

 

Contabilidade de custos na gestão

 

Certamente você já entendeu a importância da contabilidade de custos para a empresa. Ela é um ponto chave na gestão do negócio que influencia diretamente na sua saúde financeira, afinal, praticar preços errados pode gerar grandes prejuízos, tanto se os valores forem baixos demais e não pagarem os custos da empresa, como se forem altos demais, causando a perda de possíveis vendas.

 

A contabilidade de custos é essencial para a correta tomada de decisões importantes na empresa já que, através dela, o gestor terá conhecimento sobre todo o cenário da empresa e as consequências, sendo possível ter atitudes ativas antecipadas no intuito de evitar problemas futuros.

 

CategoriesSem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *