Como realizar o cálculo de impostos de uma empresa?

Calcular os impostos de uma empresa costuma ser um desafio para muitos empresários. Para isso, é importante saber os tipos de empresas que se pode abrir no país e seus regimes tributários.

O cálculo da carga tributária é essencial para que a empresa possa definir diversas variáveis dentro do negócio, como por exemplo, o preço a ser cobrado pelos bens ou serviços oferecidos.

Existe dois conjuntos principais de impostos que impactam o negócio. O primeiro é o que recai sobre o negócio da empresa, que pode variar de acordo com a natureza da atividade (indústria, comércio ou serviço) e dentro de cada uma dessas divisões, há ainda outras variações.

O segundo conjunto de impostos é aquele que incide sobre a folha de pagamento, onde são inseridos os encargos trabalhistas. A contratação de funcionários deve sempre considerar os impostos sobre o salário de modo a indicar com exatidão o custo da mão de obra.

Quais são os tipos de empresas?

Existem empresas com muitas naturezas jurídicas possíveis e que variam de acordo com seu porte e consequentemente com o enquadramento tributário. Podemos destacar:

  • Microempresário Individual
  • Sociedade Limitada
  • Sociedade Anônima
  • Empresa de Pequeno Porte.

Entendendo o que define cada uma, é possível saber a que melhor se encaixa ao seu negócio.

Quais os tributos cobrados?

Os principais tipos de impostos cobrados são

  • Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ): imposto sobre o rendimento das empresas, cobrado para todas as pessoas jurídicas e empresas individuais sendo calculado de acordo com o regime tributário da empresa em questão.
  • Contribuição Social sobre o Faturamento (COFINS): É uma contribuição federal que incide sobre o faturamento da empresa, com a finalidade de financiar a seguridade social.
  • Contribuição para o Programa de Integração Social (PIS): contribuição federal e de cunho social, que se destina a arrecadar a verba para o pagamento do abono, seguro-desemprego e participação na receita dos órgãos e entidades.
  • Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS): imposto estadual que incide sobre as operações relacionadas à circulação de mercadorias e alguns tipos de prestação de serviços.
  • Imposto Sobre Serviços (ISS): tributo municipal que incide sobre a prestação de serviços. Todas as empresas que realizam a prestação de serviços de qualquer natureza deverão contribuir.

O valor da alíquota de cada um destes impostos e até mesmo a obrigatoriedade é determinada pelo regime tributário adotado pela empresa, sendo as opções escolhidas de acordo com porte e faturamento.

Quais Regimes Tributários existentes?

Simples Nacional

O Simples Nacional é um regime de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos, criado com intuito de facilitar a vida de microempreendedores. Ele unifica oito impostos municipais, estaduais e federais em um único boleto com vencimento mensal e reduz sua carga tributária.

Lucro Presumido

O Lucro Presumido é um modelo de tributação ligeiramente mais complexo que o Simples Nacional, mas ainda pode ser considerado um modelo simplificado. É baseado nos principais impostos federais, sendo o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL).

Lucro Real

Esse regime pode ser utilizado por qualquer empresa, porém, é mais escolhido pelas empresas de grande porte, tendo em vista que é um sistema mais complexo. Algumas empresas são obrigadas a adotar esse regime, como por exemplo as organizações que realizam atividades bancárias de investimentos e financiamento.

É importante conhecer todas essas informações para saber como realizar o cálculo de impostos de uma empresa. Além disso, ele permite identificar qual regime tributário melhor se ajusta ao seu negócio para a empresa ter um planejamento financeiro eficente.

Entretanto, há diversos detalhes que só um contador estará apto a desenvolver e conseguir obter a menor carga tributária possível. Para obter o melhor resultado é sempre importante contar com uma empresa confiável.

A Zip Contabilidade atua na contabilidade da sua empresa, guiando resultados, e ajudando na sua tomada de decisões para que você tenha o melhor planejamento tributário e um atendimento de qualidade superior. Se você se interessou, entre em contato conosco!

www.zipcontabilidade.com.br

[email protected]

(35) 3533-3800

CategoriesSem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *