LGPD na contabilidade: saiba quais são os cuidados necessários!

O avanço da tecnologia tem feito as empresas se modernizarem, e isso inclui a digitalização de diversos processos. Esse contexto afetou não apenas as grandes companhias, mas também as pequenas, inclusive os profissionais que trabalham como PJ, principalmente no que se refere à contabilidade.

Acontece que toda essa modernização criou a necessidade de se regular o armazenamento e a utilização de dados, visando à proteção de informações particulares. Quer saber qual é a influência da LGPD na contabilidade e quais precauções você deve tomar? Continue a leitura para entender!

O que é a LGPD?

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) tem o objetivo de proteger os dados pessoais de pessoas físicas e jurídicas. Em vista da quantidade crescente de informações que as empresas detêm, é necessária uma regulamentação que preserve a privacidade de clientes e usuários.

A criação da LGPD foi inspirada na General Data Protection Regulation (GDPR), lei europeia que evidencia a preocupação mundial com a proteção de dados particulares.

Como PJ, você deve ter dados pessoais, da empresa e de clientes, armazenados em meio digital, o que exige cautela, a fim de evitar infrações à legislação.

Da mesma forma, você certamente quer que a contabilidade que presta serviços à sua empresa também atue em conformidade com a LGPD. Por isso, conheça alguns cuidados que devem ser tomados.

Qual é a influência da LGPD na contabilidade?

Confira o que você deve esperar de um bom serviço de contabilidade.

Consentimento no recolhimento de dados

Pense na quantidade de informações sobre sua vida particular e as atividades da sua empresa que sua contabilidade detém. Todas essas informações são essenciais para a prestação do serviço, mas algumas providências devem ser tomadas.

A contabilidade deve solicitar a autorização do cliente para manter tais dados armazenados e utilizá-los no dia a dia. Trata-se de um consentimento explícito, especialmente importante quando há o uso de sistemas on-line.

Comitê de segurança da informação

Os escritórios de contabilidade devem formar comitês internos de segurança da informação, objetivando avaliar de forma constante as medidas de proteção adotadas. Inclusive, tal grupo de trabalho deve contar com um Data Protection Officer, profissional que tem a responsabilidade de zelar pelo cumprimento da lei.

Medidas de redução da exposição

Apesar da necessidade de usar continuamente as informações fornecidas pelos clientes, as contabilidades devem sempre procurar formas de aprimorar os processos, a fim de reduzir a exposição dos dados por meio de medidas administrativas e tecnológicas que visem à segurança e à privacidade.

Percebeu o impacto da LGPD na contabilidade? Para garantir a proteção dos dados dos seus clientes, bem como dos da sua empresa, é essencial contar com uma contabilidade que ofereça a segurança necessária para atuar em harmonia com a regulamentação. A Zip Contabilidade oferece serviços 100% on-line, incluindo a abertura de empresas e a gestão de folha de pagamentos, impostos e relatórios gerenciais.

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