Como mudar de contador? Aprenda aqui!

Muitas empresas no mercado, especialmente as iniciantes, apresentam a seguinte dúvida: como mudar de contador? Esse questionamento é bastante pertinente, pois é necessário levar diversos fatores em consideração e tomar alguns cuidados para não ter maiores problemas no futuro.

Neste artigo, explicaremos como funciona o processo de troca de contador, quais são os cuidados a serem tomados e o que levar em consideração no momento de fazer essa alteração. Acompanhe!

Como funciona o processo de troca de contador?

Primeiramente, é necessário fazer a formalização do cancelamentos dos serviços contábeis. Esse processo pode ser feito por meio do envio de um e-mail ou mesmo de uma carta registrada para o contratado.

Na maioria das vezes, o contador pedirá uma prazo para organizar toda a documentação da companhia (geralmente de 1 mês) e, na sequência, entregar ao responsável. Além dos documentos da empresa, é importante solicitar ao profissional o relatório da situação cadastral com a intenção de verificar se há algum débito tributário em relação ao fisco municipal, estadual ou federal. Esse comprovante é importante para que o próximo contador verifique se há eventuais parcelamentos fiscais.

Na sequência, é necessário fazer a formalização da transferência do antigo para o novo profissional. Isso é feito por meio de um termo de transferência de responsabilidade técnica. Na maioria das vezes, esse procedimento já é realizado pelos próprios escritórios contábeis.

Quais são os cuidados necessários?

Alguns cuidados são importantes com a intenção de garantir que a troca seja feita de forma segura e eficiente. É importante, por exemplo, estreitar os laços com o novo contador. Dessa forma, será possível se contextualizar sobre a realidade da sua empresa e as características do seu negócio. Esse conhecimento o ajudará a prestar melhores serviços à sua organização.

Além disso, desde o início, é importante estabelecer o sigilo de informações (por meio de um contrato) caso a sua empresa tenha informações sensíveis. Entre essas informações estão o plano de negócios, preços e custos e dados relacionados aos clientes e fornecedores.

Na sequência, é necessário fazer o desligamento do antigo contador e registrar a troca de profissional. Por último, é importante confirmar a regularidade fiscal com a intenção de assegurar que a sua empresa está em dia com as obrigações tributárias.

O que levar em consideração para trocar de profissional?

Algumas questões devem ser analisadas antes de trocar de profissional. Caso o contador se enquadre nessas condições, procure fazer esse processo o quanto antes. Destacaremos sobre elas abaixo:

  • o profissional não tem registro no CRC (Conselho Regional de Contabilidade);
  • não cumpre os prazos estabelecidos e nem atende em tempo adequado aos pedidos;
  • falta de formalização de um contrato de prestação de serviços contábeis;
  • falta conhecimento especializado por parte do profissional.

A mudança deve ser feita com calma e de maneira cautelosa. Isso porque, é necessário ficar atento em relação a algumas questões para garantir que esse procedimento seja bem feito.

Este post com dicas sobre como mudar de contador foi útil para você? Assine a nossa newsletter e receba mais artigos sobre o tema, em primeira mão, no seu e-mail.

CategoriesSem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *