Entenda agora o que é sped e para que serve!

O SPED é uma sigla que faz referência ao Sistema Público de Escrituração Digital. Trata-se de uma ferramenta on-line, responsável por unificar e organizar, de forma eficaz, todas as atividades que fazem parte do processo fiscal e contábil das empresas. 

Está interessado em saber mais sobre o assunto? Neste post, explicaremos o que é o SPED, quais são os diferentes tipos de Sistema Público de Escrituração Digital e as vantagens que esse sistema pode proporcionar para uma empresa. Acompanhe!

O que é o SPED?

Como comentamos, o SPED é uma ferramenta on-line que tem a responsabilidade de organizar e unificar as atividades que fazem parte do processo de escrituração fiscal e contábil das empresas.

Isso quer dizer que o contribuinte faz diferentes processos (envio, armazenamento, autenticação e emissão das informações fiscais) de forma organizada e padronizada. Essa característica facilita bastante no momento das empresas cumprirem as obrigações acessórias perante ao fisco. Entre elas, estão a emissão das notas fiscais e o envio de livros contábeis (que possuem dados fiscais, previdenciários, contábeis e comerciais das organizações).

Quais os diferentes tipos de SPED?

Existem dois tipos de Sistema Público de Escrituração Digital: o Fiscal e Contábil. Cada um apresenta características diferentes e, portanto, são utilizados para diferentes ocasiões. Pensando nisso, na sequência do post explicaremos detalhadamente sobre eles. Continue lendo!

SPED Fiscal

Ele faz referência a um arquivo digital que apresenta escriturações de documentos fiscais, apuração de tributos e outros dados sobre as operações feitas pelos contribuintes que são de interesse do fisco, de maneira mais específica as Secretarias da Fazenda Estaduais e da Receita Federal.

Essa obrigação tributária foi instituída pelo Convênio ICMS nº 143 de 2006 e é destinada ao contribuinte do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias) e IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Esses tributos são de competência estadual e federal, respectivamente.

SPED Contábil

Esse tipo de Sistema Público de Escrituração Digital substitui a emissão dos livros contábeis em papel, pois os contribuintes disponibilizam as informações de forma digital, o que agiliza o processo. Por meio dessa ferramenta, todas as escriturações são unificadas e enviadas ao fisco.

Por fim, vale a pena destacar que as empresas que são tributadas pelo regime do Lucro Real e Lucro Presumido precisam entregar os livros contábeis e, portanto, aderirem ao SPED.

Quais as vantagens que o SPED pode proporcionar a uma empresa?

O SPED tem como principal objetivo facilitar a prestação de informações por parte das empresas, ou seja, facilita o cumprimento das obrigações acessórias (obrigações tributárias que não envolvem dinheiro). Isso ajuda as empresas a otimizarem a produtividade e, assim, focarem nos aspectos estratégicos no negócio.

O Sistema Público de Escrituração Digital é uma ferramenta prática que facilita o envio de informações ao fisco. Dessa forma, ajuda no cumprimento das obrigações tributárias perante ao fisco. Considerando isso, vale muito a pena verificar se a sua empresa precisa do SPED e, em caso positivo, implementar esse sistema no seu negócio.

Este post sobre o que é SPED foi útil para você? Assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos incríveis como este, em primeira mão, no seu e-mail.

CategoriesSem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *