Reduzir gastos na empresa: confira 4 dicas indispensáveis!

Você quer reduzir os gastos na empresa sem prejudicar seu desenvolvimento? Fazer a contenção das despesas é importante para ter dinheiro suficiente para investir no crescimento do negócio.

Com a adoção de algumas práticas simples no dia a dia é possível controlar melhor os gastos, ter mais tempo para desempenhar suas atividades e aumentar o faturamento. Já imaginou como seria bom? Pois é, por entendermos o quanto isso é importante para sua organização, separamos algumas dicas para ajudar você. Vamos acompanhar?

1. Otimize os processos

A organização dos processos ajuda muito a reduzir os gastos na empresa. Afinal, isso auxilia você a ter mais produtividade e eficiência no dia a dia. Por exemplo: você pode programar um ou dois dias na semana para realizar visitas aos clientes. Além de escolher as datas, também é possível organizar a rota para diminuir o gasto de combustível.

2. Crie metas para reduzir gastos na empresa

Liste as despesas do negócio e avalie se todas são necessárias ou se é possível cortas alguns gastos. Muitas vezes, pequenas mudanças já podem promover uma economia considerável ao final do mês. Veja alguns exemplos:

  • troca de copos plásticos de café por xícaras (além de proporcionar economia essa é uma prática mais sustentável);
  • uso de lâmpadas de led;
  • redução da impressão de papéis, dando prioridade ao envio de arquivos digitais;
  • apagar as luzes quando não há pessoas no ambiente;
  • negociar as taxas bancárias ou trocar de instituição (algumas empresas já oferecem contas com emissão gratuita de boletos);
  • diminuição dos níveis de estoque.

Sendo assim, avalie quanto você precisa reduzir dos seus gastos e estabeleça metas e prioridades em suas ações.

3. Invista em tecnologia

Já existem diferentes plataformas para auxiliar gestores e profissionais autônomos na organização das demandas, controle do tempo utilizado em cada atividade e integração de informações.

O trello, por exemplo, disponibiliza uma versão gratuita para quem deseja listar suas tarefas por ordem de prioridade, estabelecendo prazos para execução. O Toggl, por sua vez, pode ser utilizado para controlar o tempo usado em cada demanda. Isso vai ajudar você a precificar melhor os serviços conforme sua dedicação para cada cliente. Plataformas de ERP (Enterprise Resource Planning), por sua vez, contribuem para a gestão e controle de todas as informações do negócio.

Assim, você tem ganho de produtividade, controle das demandas e ainda consegue gerenciar melhor seu custo em comparação com o valor cobrado do cliente. Consequentemente, esses dados vão ajudá-lo a organizar melhor a situação financeira da empresa, possibilitando a redução das despesas.

4. Conte com o auxílio de uma contabilidade online

Você já parou para pensar em quanto gasta com as operadoras de cartão ou com as multas por descumprimento da legislação? Pois é, nem sempre é fácil controlar todas as informações, escolher o melhor regime tributário e ainda dar atenção ao que realmente importa: o seu trabalho.

Por isso, pode ser mais prático contar com o apoio de uma contabilidade online para gerenciar os aspectos legais e tributários do negócio. Dessa forma, você garante o atendimento de todas as obrigações e ainda consegue focar no crescimento da sua empresa.

Viu como é fácil reduzir gastos na empresa sem prejudicar seu crescimento? Aproveite para adotar essas práticas e ver seu negócio prosperar ainda mais! Ah, não se esqueça de compartilhar esse conteúdo nas suas redes sociais, quem sabe algum amigo seu não está precisando de uma “ajuda” extra?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *