Entenda agora o que é BPO contábil e quais suas vantagens!

Já se perguntou sobre o que é BPO contábil? Trata-se da terceirização de processos e negócios… uma opção excelente para quem está dando início às atividades empresariais. Nesse artigo, vamos falar um pouco sobre o tema e apresentar as vantagens desses serviços para os empresários.

O BPO contábil é uma solução que traz diversos benefícios e estratégias para empreendedores iniciantes, de todos os ramos de negócios. São tantas as responsabilidades de quem abre uma empresa, que a terceirização de algumas atividades proporciona tempo livre para trabalhar nas atividades essenciais.

Portanto, vale a pena saber um pouco mais sobre o assunto!

O significado de BPO contábil

A sigla BPO significa Business Process Outsourcing. Traduzindo, quer dizer terceirização de processos do negócio. Deste modo, o BPO contábil engloba a outorga da responsabilidade da gestão fiscal de um empreendimento aos cuidados de um profissional especializado nesta área específica.

Saiba ainda que é possível terceirizar quase todas as atividades da administração e da gestão da sua empresa ou escritório, desde que não estejam incluídas no rol de atividades fins. Você pode optar pela terceirização do setor financeiro, delegando tarefas como controle de fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, faturamento, pagamento de tributos, entre outras.

A utilidade do BPO contábil

Com o uso das tecnologias, tornou-se possível a adoção de ferramentas para a gestão contábil dos negócios, aumentando inclusive a competitividade no mercado. Os profissionais especializados em contabilidade conhecem essas alternativas e todos os processos referentes ao cumprimento das obrigações fiscais.

Sendo assim, eles podem realizar essas tarefas com precisão e sem riscos de cometer erros, não importa qual seja o porte, perfil ou ramo do seu empreendimento. Acredite, o BPO contábil é bastante útil quando o empreendedor não quer ou não pode investir num funcionário preparado para exercer essas funções.

As principais características do BPO contábil

O BPO contábil possui características que o diferenciam de outros métodos mais antigos. Ele é realmente especial por oferecer vantagens que não são encontradas em outras ferramentas de gestão. Analise a listagem abaixo:

  • serviço técnico e especializado;
  • auxilia nas questões bancárias e análises de créditos;
  • controla o fluxo de caixa;
  • monitora as contas a pagar e a receber;
  • permite o conhecimento de indicadores;
  • promove a emissão dos documentos fiscais;
  • propicia melhor gestão operacional;
  • reduz a possibilidade de erros no pagamento de tributos;
  • aponta informações com o cruzamento de dados;
  • gera relatórios de suporte aos gestores para tomada de decisões assertivas.

Com a possibilidade de terceirizar, não serão adicionados gastos fixos com folhas de pagamento e verbas trabalhistas. Apenas haverá um custo irrisório e que pode ser negociado conforme o volume de trabalho.

Veja como funciona o BPO contábil

Ele funciona organizando profissionalmente o setor contábil das empresas, automatizando a emissão dos boletos e das notas fiscais, por meio de um sistema próprio. Depois de obter os dados da sua empresa, será selecionada uma equipe de profissionais que ficará responsável em fornecer o melhor serviço.

Ela será separada para atender às suas demandas e seus componentes estão se atualizando constantemente. Vão mapear os processos fiscais, definir as etapas de trabalho e escolher as ferramentas adequadas. Visto que possuem os conhecimentos necessários e dominam os sistemas, estando capacitados para atender aos clientes com zelo e dedicação. 

Os motivos para você aderir essa prática

Podemos citar algumas das motivações para a adesão a esses métodos, como:

  • redução de custos;
  • comunicação facilitada com profissionais e instituições bancárias;
  • tranquilidade nas questões fiscais;
  • confiança no controle das contas;
  • conciliação das rotinas empresariais.

Afora isso, os documentos fiscais serão objeto de auditorias para controle das informações, e a sua empresa terá à disposição a organização e armazenamento inteligente dos seus arquivos.

Saiba como escolher uma empresa para fazer o BPO contábil

Essa é uma decisão muito importante, já que a empresa escolhida vai prestar assessoria e ser o suporte nas questões tributárias. Por isso, faça uma análise das prestadoras de serviços e verifique quais são as suas opções. Observe quais são as mais experientes na área do seu interesse e dispense aquelas que não conhecem esse ramo de negócios.

Enfim, procure saber quem são os profissionais pertencentes ao quadro da empresa contábil, e verifique se há facilidade na comunicação com eles. Analise se essas pessoas são comprometidas com o trabalho e se o objetivo dos consultores é reduzir gastos e aumentar lucros. É preciso detectar se há seriedade e confiabilidade em relação aos contadores.

Deseja mais informações sobre o tema? Entre em contato conosco, teremos prazer em atendê-lo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *