Descubra como fazer folha de pagamento da empresa aqui!

Sem dúvida, saber fazer folha de pagamento é um assunto que grande parte dos empreendedores não domina. Isso porque a empresa conta com assessoria contábil ou com um setor que é responsável por esse serviço. No entanto, mesmo que tal tarefa seja terceirizada é importante que você entenda como funciona para saber quais encargos devem ser pagos aos funcionários.

Neste post, vamos mostrar como fazer folha de pagamento da empresa, falar sobre informações que devem ser dominadas na hora de criar o documento, entre outras informações importantes. Confira!

Entenda como fazer a folha de pagamento dos funcionários

Para fazer folha de pagamento de forma correta é preciso observar a assiduidade dos funcionários. Para isso, é ideal que o responsável analise a folha de ponto, documento em que consta o horário de entrada e saída dos colaboradores.

No mais, é preciso calcular todos os benefícios do empregado, como salário, benefícios como horas-extras, salário-família e comissões, e todos os descontos. Na folha de pagamento devem ser informados todos os vencimentos e o valor de cada desconto, para que o funcionário saiba exatamente como é calculada sua remuneração.

Além disso, o valor depositado na conta de FGTS do funcionário deve ser informado todos os meses. Caso o trabalhador falte em determinado período, essa informação deve constar na folha de pagamento, como o valor do desconto aplicado nesses casos.

Veja quais informações você deve saber para fazer folha de pagamento

Fazer folha de pagamento não é uma tarefa tão simples, pois além de entender sobre contabilidade e matemática financeira, é preciso dominar questões sobre as leis trabalhistas para não fazer nada de errado e dar prejuízos o funcionário. Nesses casos, se o colaborador se sentir lesado, ele pode exigir seus direitos na Justiça, o que é bem ruim para a empresa. Veja quais assuntos você deve dominar para elaborar o holerite dos funcionários!

Legislação vigente

Esse é um assunto muito importante, que deve ser dominado por quem trabalha com elaboração de folhas de pagamento. É preciso saber porcentagem de descontos de INSS, pois salários diferentes têm descontos diferenciados. Exemplo: para descontar o INSS você deve saber qual é o teto máximo para funcionários com o salário mais alto.

Questões relacionadas à falta sem justificativa também devem ser observadas, pois essa questão não afeta apenas o salário do mês, mas reflete nas férias do funcionário. Questões relacionadas à deduções no Imposto de Renda também devem ser observadas na hora de calcular salário dos funcionários.

Enfim, você deve entender tudo o que diz respeito à legislação trabalhista para não cometer erros.

Horas trabalhadas

Para fazer o cálculo correto da folha de pagamento, você deve calcular as horas trabalhadas no mês. Isso porque é comum que alguns funcionários façam horas extras e, para saber quanto pagar nesse tipo de situação, é preciso levar em conta as horas contratadas e as trabalhadas.

Número de dependentes dos funcionários

Saber sobre o número de dependentes dos colaboradores é essencial para fazer o cálculo do Imposto de Renda. Então, você ainda deve saber como descontar esse imposto de forma correta, levando em consideração os dependentes de cada funcionário.

Saiba como uma empresa especializada pode facilitar a elaboração da folha de pagamento da empresa

O ideal é contratar uma empresa especializada para elaborar a folha de pagamento de seus funcionários. Deixar de pagar direitos ou descontar além do que é permitido, mesmo que seja por falta de conhecimento pode acarretar sérios prejuízos para seu negócio. Isso porque se o colaborador se sentir lesado, ele vai acionar seus direitos na Justiça e pode exigir uma indenização por danos morais, por exemplo.

Além disso, fazer folha de pagamento é uma tarefa complexa e que exige muito tempo. Deixar o trabalho nas mãos de uma empresa especializada vai poupar suas energias para se dedicar a outras questões importantes par ao negócio.

Gostou do post e quer ler outros conteúdos sobre contabilidade para sua empresa? Então, assine nossa newsletter para receber notícias diretamente em seu e-mail.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *