Aprenda como montar um plano de investimento!

Você já pensou em criar um plano de investimento para a sua empresa? Não importa qual é o seu modelo de negócio e a atividade exercida, pois todo mundo pode se beneficiar com um bom investimento.

O plano de investimento é um documento no qual você avalia a situação financeira da empresa e consegue traçar objetivos de rentabilidade em médio e longo prazo. Nele, também são listadas as melhores opções para investir o seu dinheiro, de acordo com o seu perfil (mais conservador, moderado ou arrojado).

Quer saber como dar o próximo passo para melhorar os investimentos? Explicamos mais sobre o assunto a seguir!

Como elaborar um plano de investimento

Antes de sair aplicando o seu dinheiro na poupança, em fundos ou ações, é fundamental conhecer o passo a passo para elaborar um plano de investimento. Veja:

Entenda a situação financeira

Faça uma lista com todos os rendimentos do negócio, despesas fixas e variáveis. Separe também qual é a sua remuneração mensal e veja quanto sobrou para investir. A partir dessa informação você pode seguir para o próximo passo.

Conheça o seu perfil de investidor

Avalie qual é o seu perfil em relação ao dinheiro. Você é daqueles que prefere ter segurança em uma aplicação e facilidade para resgatar o dinheiro aplicado ou gosta de se arriscar e ter a oportunidade de ver o seu dinheiro duplicar?

Fazer essa análise é muito importante para identificar quais são as melhores formas de investir o seu dinheiro. É claro, é sempre importante guardar um valor fácil de ser resgatado, mas isso não significa que você precise deixar a maior parte na poupança.

Faça pesquisas de mercado

Procure conhecer os diferentes tipos de investimento, a rentabilidade de cada um deles, se é necessário declarar no imposto de renda e faça comparações. Isso vai ajudá-lo a identificar as melhores opções de investimento em médio e longo prazo.

A partir desse conhecimento, comece a colocar todas as informações no papel para criar o seu plano de investimento para o futuro.

Benefícios de ter um plano de investimento

Criar uma estratégia para saber como aplicar o dinheiro da empresa é a melhor forma de fazer o negócio prosperar. Você pode se programar para usar o valor para ampliar a sala de atendimento, colocar móveis novos ou investir em cursos de capacitação. Dito isso, vamos conhecer os benefícios de criar esse plano de investimento:

  • escolha das melhores oportunidades para investir;
  • planejamento de aplicações ao longo do ano;
  • oportunidade de fazer o negócio crescer;
  • garante maior rentabilidade;
  • consegue diversificar a cartela de investimentos (e diminuir os riscos);
  • ajuda a empresa a ter melhores resultados.

Já deu para perceber que há muitas vantagens de criar um plano de investimento para o seu negócio, certo? Portanto, liste as suas prioridades e as suas despesas mensais, trace uma quantia mensal para aplicar o seu dinheiro e acompanhe a rentabilidade mês a mês.

E aí, está pronto para traçar o seu planejamento e começar a ter mais dinheiro? Se você gostou das nossas dicas, aproveite para assinar a nossa newsletter. Assim podemos encaminhar mais informações úteis para o seu dia a dia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *