Contabilidade para e-commerce: entenda a importância!

Qualquer comércio virtual que deseja desenvolver e se destacar no mercado precisa ter o apoio de uma boa contabilidade. O setor exerce um trabalho estratégico dentro das empresas e ajuda, dentre muitos fatores: na redução de custos, elaboração de planejamento, controle das finanças e identificação de oportunidades.

Os gestores que negligenciam esse serviço podem ter dificuldades de assegurar seu market share (fatia no mercado) e garantir a sobrevivência a longo prazo.

Quais são os principais pontos da contabilidade para e-commerce?

Como a contabilidade é um ramo excepcionalmente amplo e que inclui inúmeros serviços, nos tópicos seguintes indicamos alguns dos mais relevantes para comércios eletrônicos.

Regularização do negócio

A regularização consiste em efetuar todos os registros e obter as licenças obrigatórias, bem como seguir as leis específicas para ecommerce. Mesmo que seja possível realizar vendas online com apenas o CPF, ter um CNPJ traz um grande número de benefícios à empresa, como:

  • maior credibilidade perante clientes, parceiros, fornecedores e o governo;
  • menor carga tributária (as alíquotas são menores que o imposto de renda pessoa física);
  • evita multas e outros problemas com Fisco;
  • possibilidade de emissão de notas fiscais;
  • acesso a financiamentos e empréstimos com juros menores.

Diante desses benefícios, pode-se afirmar que ter uma pessoa jurídica legalmente constituída é fundamental para quem deseja aumentar seu negócio, conquistar mais clientes e aumentar seu volume de vendas.

Planejamento tributário

Esse planejamento consiste em um aglomerado de estratégias para minimizar de forma completamente legal a carga tributária de um negócio. Na prática, os contadores realizarão um diagnóstico completo da organização para identificar oportunidades de melhoria, como:

  • escolha do regime tributário mais vantajoso para a empresa (Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional);
  • estudo sobre benefícios e incentivos fiscais que podem ser aproveitados pelo negócio;
  • cálculo adequado dos tributos a serem recolhidos, evitando que sejam pagos valores acima ou abaixo do exigido pela lei;
  • cumprimento adequado das obrigações acessórias, que consistem na emissão de documentos fiscais, preenchimento de planilhas, realização de declarações etc.;
  • otimização do processo de cumprimento das obrigações, tornando-o mais econômico, seguro e ágil.

Maior controle das contas e do resultado

Os contadores também ajudam na empresa e suas contas, como as receitas, despesas, capital de giro (dinheiro necessário para manter as atividades), dinheiro a receber ou a pagar. Esses profissionais ajudam na elaboração de relatórios contábeis que trazem informações transparentes, objetivas e completas sobre a situação patrimonial e financeira da empresa.

Exemplos deles são:

  • demonstração de resultado do exercício (DRE): apura as despesas, despesas e demonstra o resultado em lucro ou prejuízo do negócio;
  • balanço patrimonial (BP): detalha os ativos (bens e direitos), passivos (obrigações) e patrimônio líquido (riqueza da empresa);
  • demonstrativo do fluxo de caixa (DFC): tem a finalidade de registrar com exatidão os valores e datas as saídas, entradas e saldos do dinheiro em caixa;
  • demonstração de lucros ou prejuízos acumulados (DLPA): explica a situação patrimonial da empresa, evidenciando alterações entre o saldo inicial e final no ano;
  • demonstrativo do valor adicionado (DVA): detalha de que forma o lucro da empresa é gerado.

Vários desses documentos são obrigatórios por lei — como o DRE e BP —, mas os gestores de comércios virtuais devem entender que eles também são essenciais para a boa administração do negócio.

Eliminação de gastos desnecessários

A contabilidade detalha todos os gastos da empresa e identifica quais são os excessivos ou desnecessários. Mesmo que as alterações sejam de pequeno valor, a empresa consegue uma significativa redução de custos a longo prazo. O montante economizado poderá usar o capital extra na expansão da empresa ou dos serviços, em investimentos, no aumento dos lucros etc.

Constante atualização

O sistema tributário brasileiro passa por constantes mudanças legislativas que causam grandes impactos na rotina das empresas. Ter apoio dos contadores será crucial para que a empresa acompanhe a legislação e se mantenha sempre regularizada.

Acesso a crédito

O e-commerce terá um grau de confiabilidade maior perante às instituições financeiras ou bancárias. Isso ocorre pelo fato de que algumas entidades requisitam as demonstrações contábeis (relatórios explicados anteriormente) assinadas por um contador para fazer a análise de crédito da empresa.

Assim que essas instituições perceberem que o negócio tem suas finanças organizadas, elas oferecem contratos mais vantajosos, como financiamentos maiores, prazos mais longos ou juros menores.

Como escolher um serviço contábil ideal para ecommerce?

Para encontrar o serviço ideal, recomendamos que você tenha boas referências e pesquise sobre a empresa nas redes sociais ou sites de avaliação. Além disso, confira a situação cadastral da empresa. Verifique se o escritório está plenamente regularizado no Conselho Regional de Contabilidade (RCR) do Estado.

Avalie, também, o atendimento. Como será preciso constantemente entrar em contato com os profissionais, analise a velocidade e qualidade do atendimento. E não se esqueça de verificar a especialização: um e-commerce necessita de amplo controle de suas contas para alcançar sucesso, por isso os contadores precisam ser especializados no setor.

Quais são os diferenciais da Zip Contabilidade?

A Zip Contabilidade é uma empresa de contabilidade online, com profissionais altamente qualificados e com ampla experiência em atender e-commerces. Ela preza pelo suporte ao cliente e presta amplos serviços, como:

  • gestão das operadoras de cartão: garante o controle e acompanhamento dos valores recebidos pelas vendas de cartão de crédito e débito. Essencial para negócios que realizam vendas online;
  • acompanhamento legal: avisa se a organização está regular perante a legislação federal, estadual e municipal;
  • gestão tributária: apura os impostos, entrega as declarações obrigatórias, realiza a escrituração fiscal e ainda elabora o planejamento tributário;
  • folha de pagamento: elabora a folha de pagamento dos colaboradores de forma online e ágil;
  • gestão contábil e fiscal: elabora os relatórios, escriturações e demonstrações do negócio;
  • gestão financeira: realiza a emissão de notas fiscais, conciliação financeira, gestão do fluxo de caixa, controle das contas a pagar e a receber e muito mais.

Além disso, a Zip Contabilidade abre a empresa gratuitamente para seus clientes no seu plano de 12 meses, garantindo que ela esteja pronta dentro de 45 dias. Isso é possível graças à expertise e eficiência dos contadores que fazem parte da empresa.

Um bom serviço de contabilidade para e-commerce trará um amplo rol de benefícios para a loja virtual. Quer saber mais como a Zip Contabilidade ajudará no crescimento do seu negócio virtual? Confira nossa página dedicada para serviços contábeis para e-commerce!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *