Reduzir custos é uma das preocupações constantes de qualquer tipo de negócio. Seja online ou offline, ter um orçamento realista das suas contas é essencial para o sucesso da sua empresa.
O problema é que muitos empreendedores não sabem o que diminuir e muito menos como fazer isso. Porém, ao contrário do que muitos imaginam, sempre é possível reduzir custos e tomar atitudes mais assertivas para alcançar de fato os resultados almejados.
Conheça agora 5 dicas para reduzir os custos na sua empresa!
1) Analise a saúde financeira da sua empresa
O primeiro passo é fazer uma análise profunda de todos os centros de custos da empresa, para assim ter condições de efetivar os cortes necessários, mantendo o que é prioridade. Muitos custos também podem ser substituídos por opções mais condizentes com a situação da empresa. O mesmo vale dizer para os custos tributários e fiscais. A análise de custos pode ser amplamente beneficiada com a ajuda do contador, que pode analisar indicadores e métricas para a sua tomada de decisão.
2) Crie estratégias para otimizar os seus resultados
É preciso compreender quais são as dificuldades financeiras da empresa e como ocorrem, para poder criar estratégias mais condizentes com os seus objetivos. Estas estratégias visam equalizar gastos e faturamento. Além de reduzir gastos, estas estratégias devem favorecer os ganhos.
3) Liste os gastos da empresa
É preciso estar atento, fazendo o uso racional dos recursos, dispensando custos supérfluos e optando por um controle contínuo de custos. Faça uma lista do que é preciso manter como gasto e o que deve ser reduzido ou eliminado. Muitos gestores não conseguem reduzir custos simplesmente pelo fato de não conhecê-los. Uma lista simples resolveria a questão.
4) Faça um levantamento dos custos com o pessoal
O custo com recursos humanos é um dos maiores do orçamento de uma empresa. Rotinas ineficientes de gestão de talentos, recrutamento e seleção, folha de pagamento, além de falta de estratégia com as equipes resulta em custos significativos. Remanejar pessoas, terceirizar tarefas e evitar novas contratações podem ser ações solucionadoras. Demissões geram custos significativos e precisam ser avaliadas com cuidado. Apostar em tecnologia para a gestão das informações de RH pode poupar dinheiro em curto e médio prazo.
5) Faça investimentos lucrativos
Muitos investimentos otimizam os custos e fazem o negócio crescer. Investimentos nunca são custos, já que pressupõem retorno. Um exemplo de investimento interessante são os programas de Participação nos Lucros e Resultados (PLR), que ajuda a engajar os colaboradores, evitando o turnover. É apenas um exemplo de investimentos que evitam gastos.
Essas são algumas dicas para auxiliar a reduzir os custos na sua empresa. Se você conhece outro procedimento fundamental para redução de custos, deixe sua contribuição nos comentários e ajude outros gestores a economizar verba e manter as contas no azul!