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Escritório de contabilidade em São Paulo

Adult ethnic woman with laptop taking notes on paper while working in modern office with colleagues on background

A contabilidade é um setor estratégico para as empresas. Por isso, escolher o parceiro contábil é uma missão importante. Uma dica é sempre buscar por um escritório que conheça e tenha atuação na região onde sua empresa está. 

Um escritório de contabilidade em São Paulo, para as empresas situadas nessa cidade, é capaz de trazer muitos benefícios. Isso porque cada município pode ter regras e até valores de impostos diferentes.

Se o contador conhece esses pequenos detalhes, é capaz de prestar uma assessoria mais completa e especializada para as suas demandas.

Precisando de um escritório de contabilidade em São Paulo? Confira as informações que separamos!

Quantos escritórios de contabilidade existem em São Paulo?

De acordo com os dados do Conselho Federal de Contabilidade, o estado de São Paulo conta com 101.910 contadores ativos e mais 50.283 técnicos de contabilidade, totalizando 152.193 profissionais.

No comparativo, o estado é o que possui mais profissionais ativos em todo o país. Se formos considerar apenas o total de contadores ativos, o estado responde por 27,54%. Já ao incluir os técnicos, esse valor passa para 29%. 

Ou seja, quase 1/3 dos contadores e técnicos em contabilidade estão no estado de São Paulo. E, sendo São Paulo a cidade mais populosa do Brasil, é claro que ela também concentra um número maior de profissionais.

Como abrir a minha empresa em São Paulo?

Abrir uma empresa em São Paulo não é nenhum bicho de sete cabeças. Afinal, praticamente todo o processo pode ser feito online.

Isso graças à Lei de Liberdade Econômica, sancionada em 2019, e a digitalização da Junta Comercial de São Paulo (JUCESP).

Veja o passo a passo para abrir seu negócio na capital paulista.

  1. Acesse o site do Empreenda Fácil.
  2. Clique em “Abrir Empresa” na página inicial. Leia as indicações e especificações.
  3. Faça a consulta de viabilidade na Prefeitura de São Paulo, consultando previamente para saber se a atividade pode ser realizada no local escolhido.
  4. Se estiver tudo certo, acesse o sistema VRE Redesim para efetuar a análise definitiva.
  5. Acesse o Coletor Nacional da Receita Federal.
  6. Preencha o DBE (Documento Básico de Entrada).
  7. Após a aprovação da Receita, faça o registro na Junta Comercial (JUCESP).
  8. Desbloqueie o Cadastro de Contribuintes Mobiliários (CCM) para registrar sua empresa no município de São Paulo.
  9. Faça o Licenciamento, para obter o Auto de Licença de Funcionamento (ALF) no âmbito municipal e o Certificado de Licenciamento Integrado (CLI) para os órgãos estaduais, autorizando sua empresa a entrar em funcionamento. A verificação inicial é feita automaticamente pelo Integrador Estadual Paulista. Para empresas de baixo risco, a autorização é feita online, sem precisar de nenhum comparecimento presencial.

Pronto. Depois desses passos, sua empresa já está aberta, licenciada e pronta para funcionar.

E a contabilidade?

Depois de abrir sua empresa, é claro, você precisará de um serviço de contabilidade. O mais adequado é buscar por um que esteja acostumado a lidar com a cidade de São Paulo.

Isso porque, cada cidade pode ter suas regras e exigências específicas. Além de haver diferenciações nos impostos municipais, como o ISS.

No caso desse imposto, o contribuinte deve fazer o recolhimento até o dia 10 de cada mês. O ISS deve ser referente aos serviços prestados, tomados ou intermediados de terceiros, relativos ao mês anterior.

Se você faz emissão de nota fiscal, a guia de recolhimento do ISS deve ser emitida diretamente na página da NFS-e paulistana.

Já as empresas enquadradas no regime especial de recolhimento com Sociedade de Profissionais, a guia é emitida na Declaração Unificada do Contribuinte (DUC). É preciso conferir previamente a exatidão das informações, no que se refere ao valor e a quantidade de sócios e profissionais habilitados.

Quem não se enquadra em nenhuma das categorias anteriores, precisa recolher via Documento de Arrecadação do Município de São Paulo (DAMSP), emitido pela internet.

As empresas optantes pelo Simples Nacional já recolhem o ISS por meio do DAS, assim como os MEIs.

Outras taxas

Além do ISS, a sua empresa pode ter de pagar outros impostos e taxas municipais. Como a Taxa de Fiscalização de Estabelecimentos (TFE),  Taxa de Fiscalização de Anúncios (TFA) e Taxa de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde (TRSS).

Todas elas podem ser exigidas desde o início de funcionamento e também ao longo da vida da sua empresa, de acordo com o tipo de atividade que ela desempenha. 

Por isso, é importante contar com a assessoria de um contador especializado, que poderá lhe orientar sobre o que é cada taxa, se a sua empresa precisa pagar e qual o valor e prazo desse pagamento.

Outra taxa que pode ser cobrada é a CCM (Cadastro de Contribuintes Mobiliários). Ela é destinada às pessoas físicas que exercem atividades econômicas na forma de trabalho pessoal, sem relação de emprego (autônomos) e todas as pessoas jurídicas.

Contabilidade online para empresas de São Paulo

Já deu para notar que escolher um escritório de contabilidade em São Paulo é um diferencial importante na hora de abrir e manter sua empresa na cidade, não é mesmo? 

Afinal, o profissional conhece os pormenores das exigências da capital paulista, considerando desde a abertura, até o pagamento de taxas, impostos e demais detalhes da contabilidade.

Se você deseja um escritório de contabilidade rápido, ágil e sem burocracia, que tal conhecer a Zip Contabilidade? Somos um escritório de contabilidade online em São Paulo, com atuação em diversos segmentos e muito mais facilidade para a sua rotina. Entre em contato e saiba mais!

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