O e-commerce é um dos setores que mais crescem em todo o mundo. E no Brasil, isso não é diferente. Em 2021, o setor alcançou a marca recorde de R$182,7 bilhões em vendas.
Porém, para ter sucesso na área, é preciso considerar diferentes pontos. E a logística para e-commerce é um dos mais importantes. Afinal, ela está diretamente relacionada aos processos internos e a entrega dos produtos.
Quer entender melhor e descobrir como aperfeiçoar a logística do seu e-commerce? Confira as dicas que separamos!
O que é logística de e-commerce?
A logística, no e-commerce, é a responsável por planejar e controlar o armazenamento e o fluxo das mercadorias, assim como todas as informações referentes a elas, desde o ponto de partida até a entrega para o consumidor final.
Importância
A logística é extremamente importante para o sucesso de qualquer e-commerce.
De acordo com os dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, o gasto com o frete é o que mais impacta a logística das lojas online, representando 58% do valor total, seguido da armazenagem, com 23% e do manuseio, com 19%.
Assim, quando a logística é bem feita, você consegue:
- oferecer fretes mais competitivos e controlar melhor esse valor;
- controlar adequadamente o estoque, evitando vender produtos que não tem mais na sua loja;
- gerir os processos internos, oferecendo mais agilidade na separação e envio das mercadorias;
- ter mais previsibilidade do prazo de entrega;
- reduzir os custos de armazenagem;
- oferecer uma excelente experiência de consumo, diferenciando a sua empresa na mente do consumidor e melhorando as taxas de fidelização.
Quais as principais estratégias de logística para e-commerce e como fazer?
Já está convencido que a logística para e-commerce é um assunto super relevante? Precisa otimizar essa questão no seu negócio? Confira as dicas que separamos!
1- Conheça e organize seu processo logístico
Se você ainda não tem uma preocupação com a logística para e-commerce, o primeiro passo é entender como funcionam seus processos e o que pode ser melhorado.
Faça um mapeamento de todos os passos que suas equipes tomam após um pedido ser realizado e o pagamento ser confirmado. É importante responder a algumas questões essenciais, como:
- Quais as ações tomadas para que o produto seja entregue ao cliente final?
- Quem é o responsável por cada etapa?
- Qual o tempo necessário para que cada passo seja cumprido?
A partir disso, você poderá estruturar seu fluxo logístico, considerando o processo de armazenagem, separação, expedição e entrega.
E também oferecer prazos mais reais para seus clientes. Além de verificar quais são os pontos críticos e que merecem atenção no seu e-commerce.
2- Faça o controle do estoque
O controle eficaz do estoque é indispensável para um bom processo logístico no e-commerce. Somente assim você tem conhecimento real dos itens estocados, entende os custos de armazenagem e também consegue reduzir custos, fazer promoções mais acertadas, entre outros pontos.
A tecnologia é uma boa aliada nesse processo. Se você tem um armazém bem grande, pode usar RFID ou código de barras nos produtos, para cadastrá-los e também para monitorar a localização deles, evitando perdas ou desvios.
Outra ideia é armazenar produtos de categorias similares próximos uns aos outros. Ou itens que costumam ser vendidos em pares, trios ou combos. Dessa forma, o processo de expedição fica mais simples, além de você conseguir verificar, visualmente, quais são os itens com menor saída.
3- Conheça e escolha boas opções de entrega
O frete é um dos pontos que mais preocupam os gestores quando o assunto é e-commerce. Por isso, ter um bom parceiro é indispensável para conseguir um negócio mais competitivo.
Os Correios ainda são a opção mais usada pelos lojistas. Mas é preciso entender se ele realmente é vantajoso em termos financeiros.
Use plataformas comparadoras de frete para ter ideia de qual é a melhor alternativa, considerando o peso e o formato dos produtos que vende, bem como as regiões em que realiza as entregas.
As transportadoras mais usadas são: Jadlog, Total Express, Braspress, Rodonaves, TNT, Jamef, Azul Cargo Express, Mercado Envios, Loggi, Gollog, entre outras. As opções de comparadores de frete são: Melhor Envio, CargoBR e Frenet.
Para se diferenciar, muitas empresas oferecem frete grátis acima de determinada quantia gasta pelo cliente. Faça os cálculos para ter ideia se essa é uma opção viável para sua empresa. Não adianta oferecer frete grátis e acabar ficando no prejuízo.
4- Otimize o processo de separação com tecnologia no armazém
Existem várias tecnologias capazes de ajudar na logística para e-commerce. O ERP é um dos mais usados. Esse é um sistema de gestão que centraliza todas as informações da sua empresa.
Com ele, você consegue acompanhar o seu estoque em tempo real, inclusive com integração entre as vendas e o estoque. Assim, automaticamente, quando uma venda é finalizada no e-commerce e o processo de separação tem início, o software consegue dar baixa na mercadoria no estoque.
Além disso, você consegue emitir notas fiscais automaticamente, fazer o controle do fluxo de caixa e das contas a pagar e receber, integrar seus setores e departamentos, entre outros.
Também existem tecnologias específicas para o armazém. Especialmente as de rastreio das mercadorias. Assim você consegue monitorá-las enquanto estão armazenadas e também durante o envio, até a chegada ao destino final.
5- Monitore os produtos enviados
O rastreamento dos produtos é um diferencial importante para sua loja online. Essa alternativa beneficia tanto o comprador, que pode acompanhar e ter ideia dos prazos de entrega, como o próprio comércio, que consegue conferir se está tudo certo com a mercadoria transportada.
A responsabilidade da mercadoria ser entregue é toda do e-commerce. Assim como garantir uma boa experiência do cliente, recebendo o produto em tempo hábil e ótimas condições.
Por isso, esse monitoramento é crucial.
6- Crie uma política de frete inteligente
Se o frete é alto demais, o cliente pode acabar desistindo da compra. Então, é fundamental ter um bom planejamento, para poder oferecer tempo de entrega interessante com preço competitivo.
O frete grátis, infelizmente, não é possível para todos os e-commerces. Mas você pode usá-lo como um diferencial em campanhas específicas, ajudando a aumentar as vendas. Como:
- campanhas sazonais;
- membros de um programa de fidelidade;
- para compras a partir de um determinado valor;
- taxa anual e frete grátis;
- dentro de um determinado perímetro ou para determinada região.
Faça as contas para ter ideia se o custo de entrega ainda compensa e se o frete grátis é capaz de aumentar o ticket médio dos seus compradores.
7- Analise os dados e use-os
A melhor maneira de melhorar a logística para e-commerce é acompanhar os dados referentes ao seu negócio. Assim, você terá informações reais para embasar sua tomada de decisão.
Por isso, acompanhe todas as etapas. Monitore o tempo de expedição e entrega. Avalie a opinião dos usuários para ter ideia se eles estão satisfeitos com sua política de frete. Converse com as transportadoras e entenda as alternativas disponíveis para baratear seu frete, sem perder qualidade. Ofereça diferenciais, como entrega no mesmo dia, para determinadas regiões.
A partir dessas informações, você consegue melhorar continuamente seus processos. E, dessa forma, entregar uma experiência de compra diferenciada aos clientes. Tornando seu e-commerce mais atrativo e interessante.
Além da logística para e-commerce, outro ponto importante para ter sucesso nesse setor é contar com uma boa contabilidade. Leia nosso artigo sobre contabilidade para e-commerce e entenda como este serviço pode ser um grande diferencial para o seu negócio!