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Logística reversa: o que é e para que serve?

logística reversa

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Logística Reversa é um tema que tem estado em alta ultimamente. Se, inicialmente, o conceito era apenas empregado pelas empresas que geravam algum tipo de resíduo que pudesse causar prejuízos ao meio ambiente – hoje, ele se tornou bastante empregado em diferentes setores, inclusive no e-commerce.

A sua empresa ainda não conhece essa prática? Continue a leitura e entenda mais sobre esse tema.

O que é logística reversa?

Como o próprio nome sugere, é a inversão do fluxo de entrega de mercadorias. Assim, os produtos são retirados da casa ou empresa do consumidor e levados de volta à origem ou a outro ponto de interesse.

Por meio dessa logística, o consumidor pode retornar à empresa um determinado produto após o seu consumo ou após a compra, permitindo que o fabricante faça o descarte correto do item ou providencie a troca/reembolso, dependendo da ocasião.

Para que serve a logística reversa?

A logística reversa surgiu como uma maneira das empresas reduzirem o descarte indevido de determinados resíduos, que pudessem causar impactos ambientais. Ela nasceu após a publicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305). 

Nesta política, distribuidores, fabricantes, importadores e comerciantes passaram a compartilhar as responsabilidades sobre o ciclo de vida dos produtos, buscando reduzir a geração de resíduos e os impactos ambientais.

A ideia da logística reversa, dentro desse contexto, é que a empresa busque o produto consumido na localização do consumidor e faça o descarte devido, em locais próprios para essa finalidade.

Assim, nesse sentido, o principal objetivo é reduzir o impacto do lixo, garantindo que resíduos que possam causar danos ao meio ambiente sejam descartados de maneira correta – e, ainda, promovendo a reciclagem e o reuso de outros itens.

Esse é o tipo de logística reversa de pós-consumo que pode encaminhar o produto consumido para o reuso (quando ele ainda está em condições de uso), para a reciclagem ou para o desmanche. 

Logística reversa pós-venda

Com o tempo – e principalmente com o avanço do e-commerce – nasceu um outro tipo de logística reversa. Nesse caso, as empresas fazem a coleta de produtos que tiveram pouco ou nenhum uso.

Estamos falando de produtos que não atenderam às expectativas dos consumidores, que apresentam defeitos, que vieram diferentes do solicitado pelo cliente, pelo direito de arrependimento (nas compras online) etc.

Nesse caso, a logística reversa pode ser um diferencial para a sua marca e ajudar a atrair e fidelizar mais clientes. Especialmente no e-commerce, essa passa a ser uma vantagem interessante aos usuários, dando mais segurança para a compra.

Quais empresas são obrigadas a realizarem a logística reversa pós-consumo?

O artigo 33 da Política Nacional de Resíduos Sólidos delimita a obrigatoriedade do uso desse sistema para fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de:

Quais as vantagens da logística reversa?

Tanto a logística reversa pós-consumo como a pós-venda possuem uma série de benefícios.

Redução do impacto ambiental

No caso da logística reversa pós-consumo, uma das vantagens importantíssimas é a redução do impacto ambiental. Isso porque, a sua empresa garantirá o descarte correto do material ou, ainda, será responsável por dar a ele novos usos, como no caso da reciclagem, reduzindo o volume de lixo gerado pelas pessoas.

Possibilidade de inserção na cadeia de produção

Muitos dos itens coletados na logística reversa pós-consumo podem ser reciclados ou reutilizados e, assim, serem reinseridos na cadeia de produção, como novas matérias-primas ou produtos. É uma maneira de a própria empresa economizar.

Conscientização dos consumidores

Ao promover a logística reversa pós-consumo com uma campanha de orientação, é possível conscientizar os consumidores sobre a importância do descarte adequado dos materiais e também das campanhas de reciclagem e reuso. Assim, há uma redução global da quantidade de lixo.

Redução de custos

Caso os produtos usados coletados sejam reciclados e reintroduzidos na sua cadeia produtiva, você poderá economizar, comprando menos matéria-prima e tornando seus processos mais eficientes.

Diferenciação da marca

Essa é uma vantagem tanto para a logística reversa pós-consumo como pós-venda. Se a sua empresa faz a coleta dos produtos usados para um descarte adequado ou reciclagem, ela passa a ser vista como ambientalmente correta – e você poderá usar esse “gancho” nas suas campanhas de marketing, atraindo consumidores que têm uma maior preocupação ambiental.

Já se você realiza a logística reversa pós-venda, acaba se tornando uma marca diferenciada dentro do seu nicho, oferecendo mais facilidades e focando na experiência do consumidor. Assim, há mais chances dessa pessoa optar comprar de você do que da concorrência, que não oferece esse serviço.

Fidelização de clientes

Justamente devido à diferenciação da marca é que há mais chances de fidelização. Seus clientes entendem a preocupação da sua empresa com o meio ambiente e com o bem-estar da sua própria clientela – e tornam a comprar do seu negócio mais vezes, justamente pela facilidade apresentada.

Adequação à legislação ambiental

Essa é uma vantagem especialmente importante da logística reversa pós-consumo. Dependendo do tipo de produto que sua empresa produz, importa ou revende, será preciso se adequar a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a qual, entre outros pontos, exige das empresas:

Todos esses pontos podem ser atingidos usando-se uma boa estratégia de logística reversa.

Desenvolvimento de produtos mais eficientes

Graças ao uso da logística reversa, as empresas passam a adotar tecnologias mais limpas, que simplificam a reutilização e a criação de embalagens e produtos que possam ser mais facilmente reciclados. Isso contribui para o desenvolvimento sustentável.

Como criar um programa de logística reversa?

Para instituir um programa de logística reversa pós-consumo, é importante ter um Plano de Resíduos Sólidos, descrevendo detalhadamente o ciclo de vida de cada produto e o tratamento adequado dos resíduos gerados.

O programa pode ser implantado por meio da coleta e reciclagem dos produtos ou por meio da reutilização destes como insumos para seu processo produtivo. 

Uma boa estratégia, portanto, depende da construção de parcerias com cooperativas e catadores de reciclagem ou criar pontos de entrega voluntária, aliados a uma forte campanha de conscientização dos consumidores.

No caso da logística reversa de pós-venda, é importante explicar ao consumidor como ela funciona e ter uma estratégia sólida para a coleta desses produtos ou indicar as formas como o consumidor deve fazer a devolução (por exemplo, via Correios).

Para que o programa funcione, é importante:

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