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Veja 6 passos para fazer a análise da concorrência!

A análise de concorrência — também conhecido como benchmarking — consiste em comparar o seu negócio em relação ao comportamento, estratégias, ações e outros aspectos de empresas do mesmo ramo ou que visam o mesmo público-alvo. Seu objetivo é o de buscar formas para se destacar perante os concorrentes e garantir a competitividade de sua empresa.

Trata-se de uma prática essencial para o sucesso de empresas de qualquer porte e ramo. Se você quer saber como fazer essa análise no campo prático, continue esta leitura em que explicamos 6 passos para realizá-la e, no fim, listamos quais são as vantagens adquiridas pela sua empresa ao fazê-la.

Quais são as etapas para realizar a análise de concorrência?

Não há somente uma forma de efetuar essa análise, mas as etapas mais importantes e que devem estar presentes em qualquer procedimento serão listadas nos tópicos abaixo. Lembre-se que o processo não deve ser feito somente uma vez, recomendamos que ele seja revisado semestral ou anualmente.

1. Determine seus objetivos

Qualquer estudo ou pesquisa necessita de objetivos bem determinados, caso contrário você não saberá quais dados coletar e como analisá-los, resultando em tempo desperdiçado. Exemplos de objetivos que podem ser estabelecidos com a análise são:

2. Defina os concorrentes

Liste todos os negócios que podem ser considerados como adversários de mercado. Basicamente, são as marcas têm características semelhantes ou idênticas à sua e empresas que disponibilizam dos mesmos serviços ou produtos.

Para identificá-las, será preciso se colocar no lugar do cliente e observar o mercado de seu ponto de vista. Elabore uma persona (personificação do cliente ideal para seu negócio) e liste quais são as opções de contratação a partir de sua perspectiva.

Lembre-se que, se você comercializa pela internet, também será preciso integrar empresas que vendem ou prestam serviços online.

3. Estabeleça os critérios

Aqui são definidos os aspectos dos concorrentes que serão estudados, devendo a lista estar alinhada com o objetivo estabelecido na primeira etapa. Alguns desses critérios são:

4. Crie o método de pesquisa e colete os dados

Estabeleça como será feita a pesquisa do mercado e o método de coleta de dados. Uma das formas de fazê-lo é criando um formulário aberto para anotar as características de cada empresa. Algumas atitudes que podem ser tomadas para conseguir informações sobre os concorrentes são:

Além do trabalho manual, é necessário que sejam utilizadas ferramentas que disponibilizem informações sobre as ações online das empresas, como:

5. Estude os pontos fortes e fracos

A análise SWOT (ou matriz FOFA) é comumente realizada na elaboração do planejamento estratégico ou plano de negócios de uma empresa. Porém, essa ferramenta também pode ser aplicada sobre os concorrentes para conhecer suas forças e fraquezas. Veja o que significa cada letra da análise SWOT e o que elas almejam encontrar:

6. Examine os resultados

Com o objetivo definido no primeiro passo em mente, examine minuciosamente todos os dados coletados. Essas informações permitirão que você compreenda melhor as necessidades dos clientes, as dificuldades de seus concorrentes, o preço médio praticado, o nível de eficiência, entre outros aspectos.

É recomendável apresentar a pesquisa e os resultados aos setores mais estratégicos da empresa. Por exemplo, os contadores poderão ajudá-lo a desenvolver forças e diferenciais competitivos ao negócio.

Uma contabilidade digital auxilia na gestão financeira, na redução de custos, faz a integração do sistema contábil aos demais setores — trazendo mais agilidade e economia —, aumenta a eficiência dos procedimentos fiscais, entre outros benefícios que aumentam sua competitividade.

Quais são os benefícios da análise da concorrência?

Fazer a análise da concorrência seguindo os passos listados trará um amplo de rol de benefícios para sua empresa, como:

A análise de concorrência pode ser trabalhosa, mas ele traz dados cruciais para que você entenda o comportamento de outras empresa do ramo e saiba se posicionar adequadamente no mercado. Será fundamental ter o apoio de contadores que vão além da contabilização de tributos e ajudem em questões estratégicas.

Quer conhecer uma empresa de contabilidade capaz de impulsionar a competitividade do seu negócio no mercado? Então entre já em contato conosco da Zip Contabilidade!

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