Como ser um empreendedor de sucesso?

A taxa de empreendedores nos dias de hoje é a maior dos últimos 14 anos. A cada dia mais o brasileiro está disposto a arriscar suas fichas no próprio negócio. Com um mercado tão recessivo e saturado que vivemos, como ser um empreendedor de sucesso? A resposta à esta pergunta é buscada por todos que pretendem iniciar um negócio.

Planejamento

O primeiro passo crucial para ser um empreendedor de sucesso é o Plano de negócio. Esse plano nada mais é que o planejamento e construção de seu negocio, antes mesmo que ele saia do papel para que você analise sua viabilidade.

No plano de negócio será possível responder perguntas como:

  • O que é minha empresa?
  • Onde pretendo chegar?
  • Qual o caminho devo seguir?
  • Quais os riscos e incertezas corro nesse processo?

Até mesmo para quem já tem seu negócio, refazer o planejamento é um ponto importante.

Informação e contatos

Se você chegou até aqui, parabéns, pois é sinal que você já esta no caminho certo, na busca de informação.Ter informações é uma dádiva, mas nem todos sabem o que fazer com elas. É preciso estar sempre à frente de seu mercado, mas para isso é necessário ter informação.

Sair da zona de conforto em busca de informação parece uma coisa muito desgastante, mas na verdade não é. Pois através da informação e redes de contato você conseguirá manter se informado quanto as novas tendências de mercado, absorverá dicas de outros empreendedores de sucesso, ira exercitar a criatividade constantemente e ainda poderá manter-se conectado e atualizado diante das novas tecnologias.

As informações podem ser oriundas de diversos lugares, uma pesquisa na internet, após uma conversa com alguma pessoa sábia, uma feira de negócios, uma pesquisa de mercado, uma revista ou qualquer outro meio que você imagina.

Estabelecer metas e monitoramento

Estabelecer metas é característica presente em todo empreendedor de sucesso. Quando não se sabe onde quer chegar, você não saberá qual o caminho deve trilhar e acaba empurrando seu negócio com a barriga sem perspectivas concretas para o futuro. As metas devem ser estabelecidas em três categorias: curto, médio e longo prazo.

Tão importante quanto estabelecer metas é acompanha-las e monitorá-las, pois desta forma será possível ver se o plano traçado para o alcance delas esta surtindo efeito ou de repente, quais devem ser as práticas que não estão fazendo efeito e devem ser substituídas.

O monitoramento está atrelado as metas pois é através dele que se obterá um bom resultado, esse monitoramento vai desde acompanhar o desempenho de sua equipe de colaboradores, gerenciamento de estoques e produtos até controle de caixa. Tudo na empresa deve estar trabalhando em sintonia para alcançar os objetivos almejados.

Persistência

Esta é uma característica presente na vida de todo empreendedor, tom e um tempo e pesquise a vida de qualquer empreendedor de sucesso e você ver a que por trás de tudo houve uma longa historia que precisou de muita persistência para chegar no sucesso.

O sucesso que tanto almejamos é o cume de uma longa montanha, se assim podemos dizer, cabe a nós mesmos persistir e caminhar na direção correta para que possamos conseguir chegar ao topo, ou desistir no meio do caminho porque estamos cansados ou porque achamos que tudo seria muito fácil.

Comece

A dica final para que você seja um empreendedor de sucesso é começar agora, hoje mesmo. Não perca tempo encontrando a melhor oportunidade, ou o melhor tempo, pois a vida pode passar e passa tão rápido que esse tempo que você tanto espera pode passar por desapercebido chegando a ser tarde demais.

Espero que tenham gostado das dicas apresentadas nesse artigo e que você possa voltar aqui um dia como um grande empreendedor de sucesso para dizer que essa leitura um dia valeu a pena.

CategoriesSem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *