Ícone do site ZIP CONTABILIDADE

Contabilidade digital para médicos: como funciona e como fazer?

Pessoa, um profissional de saúde com jaleco branco e estetoscópio visualiza um tablet eletrônico

Uma clínica médica ou um médico autônomo precisa se preocupar com as questões contábeis, evitando multas e outras intercorrências. Nesse sentido, a contabilidade digital é uma grande aliada.

Ela facilita as rotinas e reduz as burocracias, aproximando o contador da sua clínica e trazendo mais agilidade na troca de informações.

Ainda não conhece a contabilidade digital e não sabe como ela pode ajudar sua clínica médica? Siga a leitura!

O que é a contabilidade digital?

A contabilidade digital é o modelo que utiliza tecnologia para automatizar processos e aproximar empresa e contador, dispensando a necessidade de encontros físicos.

Por meio de uma plataforma online, é possível enviar os documentos ao contador e acompanhar toda a movimentação da sua empresa, incluindo relatórios e análises específicas.

Além disso, o contador também pode usar softwares específicos capazes de se comunicar com o ERP da sua clínica e, com isso, facilitar a troca de informações financeiras e contábeis, aumentando a eficiência e a agilidade dos processos.

Vantagens

São muitas as vantagens de investir em um serviço de contabilidade digital para médicos, como:

Quais as diferenças entre a contabilidade online e a contabilidade digital?

Muitas pessoas usam contabilidade online e digital como sinônimos. Embora à primeira vista elas pareçam semelhantes, na prática são termos distintos.

A contabilidade online diz respeito apenas ao uso de uma plataforma para a troca de informações entre cliente e contador.

Já a contabilidade digital usa softwares mais elaborados, incluindo aqueles capazes de se conectar com o ERP do seu negócio e até inteligência artificial para análise de dados.

Por isso, a contabilidade digital é um aperfeiçoamento da contabilidade online, sendo mais completa e precisa.

Como funciona a contabilidade digital para médicos?

A contabilidade digital para médicos pode ser usada tanto para as demandas tradicionais, como para um serviço mais personalizado, de consultoria para sua clínica. Tudo dependerá das suas necessidades e objetivos.

Entre os serviços oferecidos por um escritório contábil digital para médicos estão:

Por que investir na contabilidade digital para sua clínica

Ao contratar uma empresa de contabilidade digital, você terá muito mais facilidade para o envio da documentação e acompanhamento das questões contábeis da sua clínica.

Pela plataforma, é possível enviar direto todos os documentos necessários para o contador. Além de ter acesso ao livro caixa, balancetes, relatórios e muitas outras informações, essenciais na tomada de decisão.

Por exemplo, você consegue entender se o lucro da sua clínica está dentro do esperado, as especialidades com maior e menor retorno, a quantidade de notas emitidas e o quanto de imposto já foi pago.

A partir desses dados, fica mais fácil tomar decisões que ajudem no crescimento do seu negócio e na redução de custos.

Como essa é uma contabilidade mais ágil, você terá de lidar com menos burocracia e terá mais tempo livre para o que realmente importa, cuidar dos seus pacientes.

Como fazer a contabilidade para médicos?

É muito importante que, ao escolher uma contabilidade digital, você opte por uma que tenha familiaridade com a área da saúde e a área médica. Isso porque esse setor possui algumas peculiaridades que precisam ser consideradas.

Se você é um médico autônomo, nossa primeira dica é pensar em se tornar Pessoa Jurídica. Isso porque os gastos com impostos tendem a ser menores. Já que, como autônomo, você terá que declarar seus ganhos no Imposto de Renda. O que irá colocá-lo em uma alíquota mais alta.

Veja outras dicas que separamos.

Tipos de empresas para médicos

A escolha do tipo de empresa médica dependerá muito do seu faturamento e do tipo de serviço que você presta. A assessoria de um contador experiente é fundamental.

Algumas das opções mais usadas são:

Tipos de natureza jurídica para médicos

Outra decisão importante é em relação à natureza jurídica. Se você tiver sócios, as mais usadas são:

Vai trabalhar sozinho? A Sociedade Unipessoal Limitada (SLU) é a mais usada, substituindo a EIRELI e sem exigir capital social mínimo.

Regimes de tributação para médicos

O regime de tributação depende do seu faturamento e do tipo de empresa que você irá abrir.

O Lucro Presumido é o mais usado por médicos e clínicas, porque tem uma carga tributária que varia entre 13,33% e 16,33%, sendo, muitas vezes, menor que o Simples Nacional.

A escolha entre um e outro dependerá muito da sua folha de pagamentos. Se você tiver uma folha em volume igual ou superior a 28% do seu próprio faturamento, será tributada pelo Anexo III do Simples. Nesse caso, pode compensar mais esse regime.

Do contrário, o Lucro Presumido acaba sendo uma escolha mais sensata. Novamente, tudo dependerá das características do seu negócio, por isso um contador experiente é tão importante.

Como a ZIP Contabilidade pode te ajudar

A ZIP Contabilidade é especialista na contabilidade para médicos e profissionais da saúde. 

Por meio do nosso portal exclusivo, você se mantém informado sobre as obrigações fiscais e contábeis da sua clínica e tem acesso a relatórios e diferentes documentos de acompanhamento.

Tudo isso 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ou seja, você pode acompanhar os dados do seu negócio quando e onde quiser, tomando as melhores decisões para o crescimento da empresa.

A ZIP conta com profissionais preparados e acostumados a lidar com a área da saúde. Temos experiência com diferentes conselhos de classe, planejamento tributário para a área médica e também todas as exigências específicas relacionadas a esse setor.Agora que você já sabe como a contabilidade digital para médicos pode ser um diferencial para o seu negócio, que tal contar com esse serviço e a experiência da ZIP? Conheça mais sobre nossos serviços!

Classifique nosso post [type]
Sair da versão mobile