Entenda agora a importância dos relatórios contábeis para sua empresa!

Cada vez mais, a contabilidade tem se tornado o braço direito dos gestores, pois ela consegue gerar relatórios contábeis que compreendem todas as atividades de uma empresa. Logo, quem souber interpretar tais informações estarão à frente dos seus concorrentes.

Os relatórios contábeis são demonstrativos que trazem todos os dados pertinentes às operações contábeis, fiscais e financeiras dos empreendimentos. Neles, é possível encontrar indicadores fundamentais para uma continuidade saudável das atividades empresariais.

Pensando em tirar todas as suas dúvidas, neste post trouxemos informações imprescindíveis para que você entenda de uma vez por todas a importância dos relatórios contábeis. Leia atentamente e confira!

Qual a importância dos relatórios contábeis?

Para que uma empresa seja efetiva nas decisões é essencial que ela esteja abastecida de dados e informações sólidos, que trabalhem com números reais e projeções realistas para o futuro.

Esses demonstrativos tratam disso ao trazerem detalhadamente cada área do empreendimento, sendo veículo de informação para todos os usuários, tanto internos quanto externos.

É por meio dos relatórios contábeis que os gestores tomam decisões estratégicas quanto ao que precisa ser mudado e quais operações podem permanecer. Já os usuários externos tomam ciência de como está a saúde financeira da empresa e, a partir disso, decidem se mantêm seus investimentos ou não.

Dessa forma, podemos concluir que o setor contábil mensura e transforma todos os dados gerados pelas atividades operacionais em informações que serão transcritas nos demonstrativos contábeis; neles estarão descritas as mutações patrimoniais, os indicadores financeiros, indicadores fiscais e contábeis.

Quais são os principais relatórios contábeis?

A contabilidade segue regras específicas designadas pela legislação e seu conselho de classe. Tais órgãos divulgam os pronunciamentos contábeis, assim como as normas e leis que as regem.

Diante disso, surge a obrigatoriedade dos demonstrativos contábeis, logo existem os que são obrigatórios e os não obrigatórios. Entre os que são exigidos por lei podemos destacar os seguintes:

  • balanço patrimonial: relata a situação patrimonial da empresa, nela há três separações. O ativo, caracterizado pelos bens e direitos, o passivo, onde ficam os deveres e obrigações, e o patrimônio líquido;
  • DRE (Demonstração do Resultado do Exercício): esse demonstrativo trata das contas de resultado, ou seja, as receitas e despesas, gerando o resultado líquido;
  • DOAR (Demonstração das Origens e Aplicações dos Recursos): tem como principal objetivo demonstrar as alterações financeiras da empresa, relatando as atividades de financiamento e investimento realizados durante o exercício;
  • DLPA (Demonstração de Lucros ou Prejuízos acumulados): relata as mudanças ocorridas no resultado, estipulando quais contas contábeis influenciam nos lucros ou prejuízos.

Além dos relatórios contábeis obrigatórios, há os demonstrativos que não são exigidos por lei, mas que são de suma importância para uma gestão eficiente dos negócios. Entre eles, podemos destacar a DFC (Demonstração do Fluxo de Caixa).

A DFC expõe a rotatividade do dinheiro, demonstrando as entradas e saídas do caixa e dos equivalentes de caixa. Dessa maneira, ela permite aos empreendedores projetar as disponibilidades necessárias para arcar com as obrigações financeiras.

Como se pode perceber, os relatórios contábeis são imprescindíveis para uma boa gestão empresarial, não apenas por sua obrigatoriedade, mas pela gama de informações que tais documentos disponibilizam aos envolvidos.

Contudo, vale lembrar que o processo de elaboração das informações contábeis depende dos profissionais da contabilidade. Eles serão os responsáveis não apenas por escriturar os processos, mas também para exemplificar o que eles significam e, assim, promover decisões que assegurem resultados positivos.

Agora que você sabe a importância dos relatórios contábeis para as empresas, entre em contato conosco, pois temos o suporte de que sua empresa precisa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *