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Como abrir um e-commerce: passo a passo para abrir o seu

uma mulher sorrindo para a foto enquanto digita no notebook.

O boom da tecnologia alinhado ao desejo de empreender, cada vez mais, têm despertado nas pessoas a vontade de aprender como abrir um e-commerce.

Nos últimos anos, acompanhamos uma grande quantidade de brasileiros se interessar pelo universo dos negócios e sonhar em ter o seu próprio empreendimento. Só no ano passado, foram abertas 2,7 milhões de empresas no Brasil. Dá para acreditar?

Para aqueles que querem tirar o sonho do papel e dar os primeiros passos no empreendedorismo, montar um negócio no ambiente online e vender através da internet tem sido considerada a melhor opção.

Levando em consideração essa realidade, decidimos elaborar um conteúdo completo para você sobre como abrir um e-commerce. Continue conosco e aproveite a leitura!

1.  Faça um bom planejamento

Se planejar e criar uma logística para o seu e-commerce é a chave para quem está em busca do sucesso. Tudo o que é feito às pressas ou sem o menor preparo está mais suscetível a conter falhas, sobretudo, que poderiam ter sido evitadas.

Dessa forma, é fundamental que você defina um capital inicial e saiba o quanto pode investir em sua loja virtual.  Especialistas recomendam, inclusive, que o mais interessante é se planejar e dividir o valor por 12 meses. 

Com isso, você vai descobrir o dinheiro que possui para gastar a cada mês ao longo do ano, reduzindo a possibilidade de suas economias acabarem por não conhecer a própria realidade financeira.

Quando pensamos nessa etapa, é importante que levante todas as despesas fixas que terá com o seu e-commerce como, por exemplo, energia elétrica, internet, plataforma, marketing e funcionários.

Sua equipe vai trabalhar em sistema home office ou presencial? Caso seja presencial, você também terá custos com aluguel e condomínio, que devem aparecer no levantamento de gastos fixos.   

2.  Defina o seu segmento e nicho de atuação

Sabemos que você deseja ter uma empresa virtual, mas onde quer atuar? De qual mercado quer fazer parte? Um dos aspectos mais fascinantes do ambiente online é que existe demanda para tudo.

Portanto, podemos dizer que definir em qual segmento o seu negócio vai atuar é uma das etapas mais importantes quando o assunto é como abrir um e-commerce. Não há como dar um passo adiante sem ter esse ponto bem definido.

Ter isso em mente é imprescindível, principalmente, para que você possa localizar bons fornecedores, definir o seu público-alvo, desenhar a sua persona e pensar melhor sobre como a sua marca se posicionará no mercado.

3.  Escolha uma plataforma de e-commerce bem recomendada

Sem sombra de dúvidas, você deve escolher com muito cuidado a plataforma de e-commerce em que vai montar o seu negócio, isso porque ela representa toda a estrutura da sua empresa, já que não se trata de uma loja física.

Por esse motivo, é de extrema importância que opte por uma plataforma completa, ou seja, capaz de atender todas as suas demandas, garantir ótimas experiências aos seus clientes e oferecer todo o suporte que você precisa.

Para ter certeza de que está prestes a fazer uma boa escolha, verifique se ela possui ferramentas de SEO (Search Engine Optimization), assegurando a possibilidade de destacar a sua loja online nos mecanismos de busca do Google.

Você também deve descobrir se o layout da plataforma é exclusivo e responsivo, conseguindo se adaptar aos diferentes tamanhos de tela, visto que os clientes tendem a realizar suas compras tanto pelo smartphone quanto pelo desktop.

Está ficando bem mais claro como abrir um e-commerce, não é mesmo?

4.  Planeje como será o atendimento ao cliente

Comercializar produtos ou serviços pela internet pede atenção redobrada e um cuidado a mais no atendimento ao cliente.

Quando discutimos sobre como abrir um e-commerce, é fundamental ter a consciência de que quanto mais informações um consumidor em potencial possuir, conseguindo tirar suas próprias dúvidas com facilidade, maiores são as chances de fechar uma compra.

Como se trata de uma marca online, não existe um contato direto com o produto e nem um atendente disponível para esclarecer a quem o cliente deve procurar em casos de troca.

Por isso mesmo, você precisa disponibilizar canais para contato e colocar dados como esse em um lugar estratégico dentro do site.

Outra medida que pode ajudar os seus consumidores é a elaboração de um FAQ, isto é, reservar uma página com as perguntas mais frequentes e suas devidas respostas.

Essa é uma ótima maneira de antecipar possíveis dúvidas e garantir a satisfação daqueles que buscam pela sua marca.

Mais do que saber como abrir um e-commerce, também é necessário aprender como alinhar as expectativas dos seus clientes às suas.

5.  Crie conteúdos de valor

É por meio do conteúdo que você vai se aproximar do seu público-alvo e da sua persona. Sabendo disso, mostre o máximo de detalhes dos produtos que a sua empresa online oferece, ensine todas as suas funcionalidades e como devem ser usados.

Caso se trate de um serviço, tenha o cuidado de elaborar conteúdos detalhados sobre o que está sendo ofertado: para que serve, como deve ser usado e como facilita a vida de seus clientes.

Não deixe de apresentar os benefícios da sua marca e se preocupe em criar uma relação com quem deseja consumi-la.

6.  Busque ajuda de uma contabilidade

Sabia que você pode receber apoio desde a abertura do seu CNPJ até o controle de estoque da sua loja virtual? É isso mesmo.

A Zip Contabilidade está há mais de 30 anos no mercado contábil, sendo especialista em negócios digitais. Por aqui, você recebe todo o apoio necessário para se manter em dia com o Fisco e ver o seu negócio prosperar.

Ter grandes parceiros ao lado é essencial para você que gostaria de saber mais sobre como abrir um e-commerce. Em geral, pessoas que entendem do assunto podem te guiar e reduzir as chances de ocorrer certos tropeços.Agora que você chegou até aqui e sabe como abrir um e-commerce, o que acha de abrir o seu CNPJ e começar a empreender? Conte com a nossa ajuda agora mesmo!

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