Trabalhar por conta própria e ser autônomo é a realidade de mais de 24 milhões de brasileiros, é o que mostram os dados levantados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em dezembro de 2021.
Esse recorde histórico pode ser explicado, principalmente, pela crise sanitária causada pela pandemia do coronavírus. Milhares de pessoas precisaram se reinventar e buscar novas formas de se manter financeiramente.
No entanto, apesar do trabalho autônomo ter sido amplamente difundido, esse modelo pode ser uma experiência excelente ou frustrante, depende da personalidade de cada pessoa.
Por isso, antes de decidir ser o seu próprio chefe, é de extrema importância levar em consideração e dar uma atenção maior para diversos pontos. Siga conosco e leia até o final!
O que é considerado autônomo?
Basicamente, quem trabalha como autônomo atua profissionalmente de forma liberal, ou seja, sem vínculo empregatício. O trabalhador presta serviços remunerados e vende os seus produtos de acordo com a demanda do mercado, tendo autonomia financeira e profissional.
Ao optar por ter mais liberdade e não assumir a figura de um funcionário efetivo, o profissional não precisa cumprir um banco de horas rígido, podendo aproveitar a possibilidade de trabalhar de casa ou do lugar que preferir.
E por mais que a prestação de serviço de um trabalhador autônomo seja eventual, ela também pode se tornar frequente, sobretudo, por causa de como a sua atividade é exercida.
Quais são as profissões de autônomos?
Em geral, existem os autônomos que trabalham prestando serviços de profissões não regulamentadas, como pintores, pedreiros, jornalistas, faxineiros e muitos outros.
E há também aqueles que são prestadores de serviços de áreas regulamentadas, tais como médicos, psicólogos, advogados, engenheiros, nutricionistas e semelhantes.
Quando nos esforçamos para pensar em quais são os principais serviços que consumimos de pessoas que trabalham por conta própria, rapidamente, o que vem em nossa mente são os professores particulares, eletricistas, babás e coaches de emagrecimento e de carreira.
O que é ser um profissional liberal?
Falando de uma forma simples, podemos dizer que os profissionais liberais são aqueles que possuem graduação ou curso técnico regulamentados e fiscalizados por uma entidade de classe, como OAB, CREA ou CRM.
Diferente do trabalhador autônomo, eles têm a possibilidade de manter vínculos empregatícios e trabalhar em regime CLT para uma ou mais empresas, podendo desfrutar dos benefícios da carteira assinada.
Mas, de longe, a maior particularidade é que o trabalhador liberal pode responder na justiça por seus erros, já que possui autonomia técnica.
Quais são os cuidados necessários para trabalhar por conta própria?
Sem dúvidas, um dos pontos mais importantes para quem deseja ter a autonomia de trabalhar para si mesmo é se organizar e ter controle financeiro.
Isso porque gerenciar uma renda variável é bem mais complexo do que administrar uma renda fixa. O que exige monitorar as finanças, assim como registrar e acompanhar tudo o que entra e sai do empreendimento.
Acima de tudo, o trabalho autônomo exige que incorpore uma série de cuidados para tomar decisões assertivas, aumentando a possibilidade de ver o seu negócio prosperar e conquistar cada vez mais independência.
Mantenha o livro caixa sempre atualizado:
Quem sonha ser um profissional autônomo, deve ter esse documento como um verdadeiro aliado. Por meio dele, é possível registrar as entradas e saídas do empreendimento, tanto de gastos como de recebimentos.
Ao decidir listar as despesas, é imprescindível incluir gastos como aluguel, energia elétrica, água, internet, material de limpeza e outros.
Construa uma reserva financeira:
É natural que uma hora ou outra surja algum imprevisto, mas isso não quer dizer que precisa passar por uma situação difícil. Inclusive, todo mundo sabe que é melhor prevenir do que remediar.
Também não é necessário poupar demais, 10% do que recebe é o suficiente para assegurar certa estabilidade quando as coisas apertarem.
Saiba cobrar pelo seu trabalho:
No início, impor o preço de um serviço realmente pode dar um frio na barriga. No entanto, esse tipo de insegurança não deve ser alimentada e muito menos se tornar comum.
Conte com a ajuda de uma contabilidade especializada:
Diferente do que a maioria das pessoas pensa, ter o auxílio de uma contabilidade é ainda mais importante para o profissional autônomo e para as pequenas empresas.
Com o suporte certo, fica fácil atuar dentro da lei, se manter em dia com todas as obrigações tributárias, não deixar pendências com o Fisco e ainda fazer escolhas inteligentes.
Gerencie o seu tempo com sabedoria:
À medida que o autônomo aumenta a sua cartela de clientes e tem mais trabalho, também se sente mais sobrecarregado do que antes. O acúmulo de obrigações e atividades pode dar a impressão de que não conseguirá lidar com tudo.
Por isso, é primordial definir os afazeres do dia por prioridade, quebrar grandes tarefas e criar sequências, bem como identificar o que demandará um tempo maior.
Depois de entender o que é um profissional autônomo e descobrir pontos importantes para prestar atenção, o que acha de conhecer outros conteúdos incríveis? Percorra pelo blog e aprofunde os seus conhecimentos!