Skip to content

8 dicas para quem está procurando aluguel de sala comercial

8 dicas para quem está procurando aluguel de sala comercial

O aluguel de uma sala comercial é uma preocupação de muitos gestores. Afinal, esse é o espaço onde o seu negócio funcionará e se relacionará com seus clientes. Por isso, é importante que ela ofereça infraestrutura adequada e seja compatível com o seu ramo de atuação e o perfil dos seus clientes.

Não sabe como avaliar os imóveis na hora de alugar uma sala comercial? Siga conosco e veja as principais dicas que separamos!

1- Avalie suas necessidades

Antes de começar a pesquisar imóveis, é importante entender quais são as necessidades da sua empresa. Dessa forma, será mais fácil direcionar a pesquisa, considerando a metragem ideal, a infraestrutura, os itens adicionais do condomínio e outras questões.

O tamanho da sala é um ponto bem importante, então considere a necessidade de espaço para você e seus funcionários e também para recepcionar os clientes. Quando for avaliar os imóveis, além da metragem, considere a posição de janelas, portas e banheiros e a possibilidade de dispor dos móveis que você precisa e da decoração que deseja.

Para as empresas que demandam de muito espaço, uma alternativa é locar salas vizinhas e transformá-las em um só ambiente.

2- Defina seu orçamento

Outro ponto crucial é saber o quanto você poderá gastar com o aluguel de sala comercial. Não se esqueça de se informar corretamente sobre todos os valores e despesas mensais que você terá, assim como as correções dos aluguéis e demais taxas.

Normalmente, além do aluguel, você terá de arcar com o condomínio, IPTU e despesas adicionais do imóvel, como energia elétrica, telefonia etc. Alguns condomínios podem incluir adicionais na taxa, como o gás ou a água.

Compare todos esses pontos e verifique se eles estão de acordo com o seu orçamento.

3- Analise a localização e a infraestrutura

A localização é uma das questões que mais influencia no aluguel de sala comercial. Afinal, ela afeta diretamente o rendimento da sua empresa, aumentando a visibilidade e a atração de novos clientes. Se a localização não for bem escolhida, poderá jogar contra o seu negócio.

Então, antes de procurar os imóveis, faça um estudo sobre as melhores regiões da cidade, considerando, sobretudo, as características do seu público-alvo, buscando por imóveis que estejam próximos de pontos relacionados a rotina dessas pessoas.

Não se esqueça de conferir como é a segurança do bairro, a facilidade de acesso, a presença de transporte público, se existem outros pontos comerciais próximos, a iluminação e a oferta de estacionamentos.

A infraestrutura também é importante, já que é ela que tornará a rotina da sua empresa mais facilitada e ainda oferecerá benefícios e comodidades aos seus clientes.

Alguns prédios comerciais contam com atrativos interessantes, como áreas comuns destinadas à reuniões, recepções compartilhadas, oferta de auditórios, espaços coletivos para os colaboradores descansarem ou fazerem suas refeições, praça de alimentação, estacionamento especifico para os clientes, fibra óptica etc.

Considere também o funcionamento e a manutenção do prédio, especialmente se é utilizada tecnologia de ponta ou sistemas de entrada informatizados. Avalie todo o suporte oferecido e como essas opções tornam mais fácil ou segura a sua rotina.

4- Pesquise e compare as opções

Depois de avaliar quais são suas necessidades, seu público e seu orçamento, é hora de começar a visitar e selecionar os imóveis. Aproveite esse momento para pesquisar bastante, comparando as diferentes opções e pensando, sempre, no custo-benefício oferecido.

Nem sempre é mais interessante alugar o imóvel mais barato encontrado, porque, no longo prazo, ele pode se traduzir em problemas, como uma localização ineficiente, falta de comodidades aos clientes ou até infraestrutura inadequada para suas necessidades.

5- Conte com uma boa assessoria imobiliária

Dispor de ajuda especializada é o melhor caminho para o sucesso no aluguel de sala comercial.

Uma boa imobiliária poderá oferecer uma cartela ampla de imóveis compatíveis com a sua necessidade e corretores preparados para lhe ajudar a comparar imóveis, encontrar novos, analisar as condições e fazer melhores negociações.

Então, tenha cuidado também com a escolha da imobiliária, optando por aquelas que estejam acostumadas a lidarem com imóveis comerciais e que conheçam bem a sua cidade.

6- Considere a acessibilidade

Esse é um ponto que muitos não se atentam quando o assunto é aluguel de sala comercial. Porém, ele é extremamente importante, permitindo que todos os seus clientes e funcionários consigam acessar e trabalhar na sua empresa.

Assim, avalie como é o acesso à sala comercial, se existem elevadores (e quais os tamanhos deles, permitindo receber um cadeirante, por exemplo), onde ficam situados os estacionamentos, se existem vagas preferenciais, entre várias outras questões.

7- Atenção à vizinhança

A vizinhança é muito importante para os imóveis comerciais, pois ajudará a elevar a credibilidade da sua marca. Estar em um bairro repleto de outros comércios e empresas dentro do seu ramo de atuação ajuda a passar uma imagem boa aos seus clientes, diferente de um bairro distante e com uma vizinhança pouco interessante.

Não se esqueça de conferir o número de concorrentes diretos – e o quão próximos eles estarão de você, pois pode ser mais difícil destacar a sua marca nesse caso.

Por exemplo, se você tem um escritório de advocacia, pode ser interessante estar em um bairro próximo ao fórum e a vários cartórios, facilitando a vida do seu cliente e transmitindo mais credibilidade à marca.

Contudo, estar em um local cheio de outros advogados, da mesma especialidade que a sua, pode tornar mais difícil destacar o seu escritório da concorrência.

8- Negocie as condições e avalie o contrato

Encontrou o imóvel certo para alugar? É hora de negociar as condições, conseguindo melhores condições ou ajustando o imóvel às suas necessidades. Faça uma vistoria detalhada para garantir que está tudo em ordem com o imóvel e tire todas as dúvidas com o proprietário antes de fechar negócio.

Se você realizou uma pesquisa eficiente do mercado, terá melhores condições de negociação, assim como se você dispõe da assessoria de corretores especializados que poderão conseguir diferenciais importantes como redução no calção ou até um período de carência para o primeiro pagamento.

Por fim, lembre-se de avaliar detalhadamente o contrato e de incluir todas as condições combinadas, oferecendo mais segurança jurídica à sua relação. Caso encontre problemas na vistoria as quais o proprietário deverá arcar, lembre-se de incluí-las no contrato e também as fotos de quando você fechou o aluguel e de como o imóvel se encontrava.

Com todas essas dicas, ficou mais fácil pensar o aluguel de sala comercial? Ajude seus amigos gestores: compartilhe este post nas suas redes sociais!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp
Fale conosco