Contabilidade digital: o que é e quais são os seus benefícios?

Ao abrir uma empresa, diversos pontos devem ser analisados e importantes decisões devem ser tomadas. Uma delas diz respeito à escolha do contador que vai cuidar das questões contábeis do negócio. O problema é que essa área ainda é muitas vezes um mistério para boa parte dos empresários. Com a chegada da contabilidade digital, porém, esse cenário passou por uma mudança significativa.

Agora, já é possível contar com um serviço totalmente online, confiável e muito mais acessível. Isso significa redução de custos para a sua empresa e aumento da produtividade, eliminando tempo gasto com reuniões e dinheiro com impressão e envio de documentos. Mais uma vez a tecnologia é usada para automatizar processos e permitir que a empresa dirija seu foco totalmente para o negócio.

Neste artigo, vamos explicar como funciona a contabilidade digital e os benefícios que ela traz para a sua empresa. Confira!

O que é contabilidade digital?

A contabilidade digital nada mais é do que levar a gestão contábil da empresa — fiscal ou financeira — para uma plataforma digital. Assim, em vez de ir a um escritório físico toda vez que precisa entregar ou pegar um documento ou solicitar um serviço, basta acessar a plataforma online, pela internet, gerenciar seu negócio e resolver tudo o que é necessário por ali mesmo.

Já dá para perceber como essa mudança traz mais eficiência e agilidade para a gestão contábil da sua empresa, não é? Todas as informações ficam armazenadas na plataforma online: documentos, dados financeiros e relatórios. Além disso, o empresário também tem acesso às suas tarefas contábeis e a todas as ações que ele deve tomar.

A plataforma ainda emite alertas avisando sobre vencimento de impostos, tarifas e outras obrigações, ajudando na gestão contábil e prevenindo que se percam compromissos por esquecimento ou desorganização.

Além disso, uma boa plataforma de contabilidade digital oferece todo o suporte necessário. Se o cliente tiver qualquer dúvida ou demanda, pode acessar o atendimento por ali e esclarecer as questões.

Veja algumas das tarefas que a plataforma executa e disponibiliza aos clientes:

  • apuração e guia para pagamento de tributos;
  • entrega de obrigações e declarações municipais e federais;
  • balanço anual;
  • demonstrativo de resultados;
  • orientações fiscais;
  • orientações relacionadas a questões trabalhistas e folha de pagamento.

Dessa forma, a contabilidade digital se coloca não apenas como uma forma de reduzir custos, mas também de melhorar a eficiência da sua empresa, cuidando para que todas as obrigações fiquem em dia, sem multas nem retrabalhos.

Quais as vantagens da contabilidade digital?

Para quem ainda não sabe se faz sentido substituir o modelo tradicional de contabilidade pela contabilidade digital, apresentamos os benefícios que essa modalidade oferece. Veja a seguir!

Mais praticidade

Você pode acompanhar todas as informações contábeis da sua empresa em tempo real, de onde estiver. Para isso, basta estar conectado à internet e acessar a plataforma.

Melhora na organização

Todas as informações contábeis e fiscais da sua empresa ficam armazenadas em um único lugar. É o fim do documento em papel e do risco de perdê-lo. Além disso, o calendário de obrigações também fica na plataforma e alerta sobre tudo que tiver que ser feito, impedindo que você perca compromissos e tenha problemas decorrentes disso, como incidência de multas.

Facilidade para emissão de NFS-e

As plataformas online costumam permitir a emissão da Nota Fiscal de Serviços, trazendo muito mais comodidade para o cliente, que pode fazer tudo em um único lugar e ter uma visão geral das notas emitidas no mês.

Aumento da produtividade

A contabilidade digital ajuda a aumentar a produtividade da sua empresa como um todo, já que a maior parte das tarefas relacionadas às questões contábeis e fiscais é automatizada, liberando você e sua equipe para cuidar do que vai trazer mais lucro para a empresa.

Redução de custos

Com todas as informações digitalizadas e no sistema, praticamente se eliminam as impressões, poupando gastos com tinta e papel. Além disso, diminuem os custos com o transporte de documentos, seja enviando um funcionário para isso, seja contratando um serviço especializado.

Diminuição do nível de erros

Todo processo que é automatizado reduz naturalmente o risco de erros operacionais, pois elimina o fator humano. Todos os cálculos são feitos automaticamente, a partir de parâmetros pré-estabelecidos. Além disso, as informações são transmitidas pela internet e armazenadas na nuvem e estão disponíveis sempre que necessário, sem perigo de erro no armazenamento.

Aumento da segurança

Essa também é uma vantagem decorrente do armazenamento na nuvem. Diferentemente do que ocorre com o papel, não há risco de perder a documentação em decorrência de um desastre, como incêndio ou enchente. Mesmo para quem guarda as informações em servidor próprio, a nuvem é mais segura.

Nenhuma perda

Você não perde nenhum serviço migrando para a contabilidade digital. Todos os serviços aos quais você tem acesso na contabilidade física também estão disponíveis na versão digital.

Suporte para tomada de decisão

Com todas as informações à mão e dados de fácil visualização, a contabilidade deixa de ser apenas uma obrigação fiscal e contábil,e passa a ser fonte para decisões estratégicas para a empresa, dando suporte ao responsável pela tomada de decisão.

Observando todos esses benefícios, vale a pena conhecer melhor o funcionamento da contabilidade digital e considerar seriamente essa opção para a sua empresa. Por isso, convidamos você para conhecer a Zip Contabilidade. Realizamos toda a contabilidade da sua empresa de um jeito simples, inteligente, prático, rápido e totalmente online.

Abrimos sua empresa sem cobrar nada por isso e cuidamos de todas as obrigações. Temos contadores especializados em diversos segmentos, capazes de prestar o melhor serviço para você. Fazemos também contabilidade para MEI (Microempreendedor Individual) e ajudamos na migração para ME, se for interessante para o cliente.

Agora você já sabe como funciona a contabilidade digital e viu como essa opção pode ajudar no seu negócio como um todo, com ganhos de eficiência e produtividade, praticidade, redução de custos, mobilidade, segurança e acesso aos dados em tempo real. Lembre-se: na hora de escolher um serviço de contabilidade, leve sempre em consideração a qualidade da empresa e o suporte que ela oferece.

Ficou interessado? Entre em contato conosco agora mesmo e saiba como podemos ajudar nessa transição!

CategoriesSem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *