Skip to content

Quais os serviços de um escritório de contabilidade?

Quais os serviços de um escritório de contabilidade?

Os serviços contábeis prestados por um escritório de contabilidade são bastante diversos – e vão desde a abertura da empresa até o gerenciamento da sua folha de pagamentos, por exemplo.

Além de garantir a legalidade do seu negócio, contar com uma assessoria especializada pode ser um fator decisivo para a manutenção da empresa a médio e longo prazo. Mas vale lembrar que a escolha do escritório de contabilidade deve ser feita com cuidado, afinal, são informações sensíveis e processos burocráticos que estão em questão.

Quer ficar por dentro de tudo que uma assessoria contábil tem para oferecer à sua empresa? Continue a leitura!

Abertura de empresa

Lidar com burocracia é tarefa que exige dedicação e paciência e, na correria do dia a dia, não é todo mundo que dispõe de tempo para os trâmites que envolvem a abertura de uma empresa

Com o auxílio de um contador, esse processo se torna muito mais fácil: responsável pela análise da legislação que se aplica a cada modelo de negócio, esse especialista cumpre o papel de orientar o empreendedor, atuando para que todas as obrigações iniciais sejam observadas e cumpridas. Dentre elas, estão:

  • Natureza jurídica e porte da empresa;
  • Classificação Nacional de Atividades Econômicas – código CNAE;
  • Regime tributário;
  • Atualização de dados cadastrais e notificação dos órgãos competentes, caso haja alguma alteração contratual posterior.

Escrituração contábil e tributária

Registrar movimentações financeiras, demonstrativos e relatórios gerenciais são tarefas fundamentais para o funcionamento de qualquer empresa. Além de auxiliar o empreendedor na abertura do seu negócio, o escritório de contabilidade também é responsável por diversos controles contábeis, garantindo que as atividades estejam todas em dia com o fisco. 

No entanto, a escrituração pode variar de acordo com o modelo de negócio. Em linhas gerais, ela compreende:

  • Balanço Patrimonial;
  • Balancete;
  • Demonstrativo do Resultado do Exercício — DRE;
  • Registro de apuração dos impostos;
  • Conciliação bancária;
  • Emissão das guias de impostos – ISS e ou ICMS, por exemplo.

Obrigações acessórias

Como você está vendo, são muitas as exigências para que uma empresa se mantenha na legalidade – e elas não se resumem apenas à papelada de abertura do negócio e tributária. 

O papel do contador, aqui, é de mais uma vez correr atrás das exigências que se aplicam ao modelo de negócio do empreendimento em questão. 

Confira, abaixo, os documentos que geralmente compõem as obrigações acessórias:

  • Declaração de Imposto Retido na Fonte – DIRF;
  • Documento de Arrecadação do Simples Nacional – DAS;
  • Relação Anual de Informações Sociais – RAIS;
  • Declaração de Débitos Tributários Federais – DCTF (destinado aos optantes pelo Lucro Presumido, Lucro Real e, em alguns casos, pelos optantes pelo Simples Nacional também;
  • Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais – DEFIS (para os empreendedores que se enquadram no Simples Nacional).

Emissão de Certidões Negativas de Débitos

As Certidões Negativas de Débitos, ou CNDs, têm como finalidade comprovar que a empresa está isenta de dívidas tributárias e fiscais em diversas esferas – federal, estadual e municipal. 

O escritório de contabilidade é responsável por emitir esses documentos em nome do empreendimento para apresentá-los ao requerente, que pode ser uma instituição financeira, um prestador de serviço ou um parceiro, por exemplo.

Assessoria trabalhista, tributária e financeira 

Quando o assunto é obrigações trabalhistas, o serviço contábil também é bastante útil – até porque muitas dessas obrigações precisam ser assessoradas mensalmente, visando resguardar o empreendedor de problemas judiciais. Veja algumas delas:

  • Estruturar a documentação de admissões e demissões e preencher o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED);
  • Apurar e emitir os contracheques dos funcionários, assim como gerir a folha de pagamento;
  • Emitir toda a documentação tributária, que abrange as guias do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF), do INSS e FGTS;
  • Calcular o pró-labore dos sócios;
  • Produzir relatórios gerenciais para o Fisco trabalhista.

Com um bom planejamento tributário, é possível, ainda, reduzir a carga de impostos incidentes e cumprir com a legislação vigente. E não é só isso: já pensou em não precisar se preocupar com a gestão financeira da sua empresa, potencializar o desempenho do seu negócio e ser mais assertivo na tomada de decisão?

Com um serviço contábil especializado, tudo isso pode ser tirado do papel.

Encerramento de empresa

Colocar uma empresa para funcionar exige atenção às diversas obrigações burocráticas, e, caso seja necessário encerrá-la, esse processo não é diferente. 

É preciso cuidado com toda a documentação e com as exigências fiscais, tributárias e trabalhistas para que não fique nenhuma pendência para trás. Assim como nas outras etapas e processos, contar com a parceria de um escritório de contabilidade pode ser um diferencial para o empreendedor.

Vantagens de um escritório de contabilidade consultiva

Com uma contabilidade consultiva, você tem um verdadeiro parceiro de negócios. Isso porque, este tipo de assessoria, desempenha o papel de conselheiro do empresário; ajudando-o na tomada de decisões mais assertivas, com base em números e dados. Em outras palavras, é uma postura mais moderna da contabilidade, em que o profissional da área tem uma relação mais próxima e colaborativa com o cliente, instruindo-o de forma mais profunda e estratégica e gerando impactos positivos em seu negócio.

Confira mais benefícios de uma contabilidade consultiva:

1. Permite utilização eficiente dos recursos do contador;

2. Auxilia o cliente no planejamento estratégico;

3. Promove redução de custos para as empresas;

4. Contribui para a manutenção dos negócios;

5. Oferece mais valor para os clientes;

A Zip Contabilidade é a contabilidade consultiva ideal para você abrir sua empresa grátis e economizar tempo e dinheiro. Aqui, além de encontrar o melhor modelo de negócio para o seu projeto, você abre sua empresa gratuitamente, sem a cobrança de honorários contábeis – e a recebe pronta dentro do prazo máximo de 45 dias. 

Conte com a gente para ajudá-lo a tirar a sua ideia do papel!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp
Fale conosco