Retorno sobre investimento: entenda o que é isto de uma vez por todas!

Quando uma empresa é aberta, existe uma série de fatores que precisam ser analisados com o passar do tempo para verificar o quanto o negócio está dando certo. Entre eles, os indicadores econômicos são fundamentais para essa avaliação, nesse sentido podemos destacar o ROI.

O retorno sobre investimento é uma importante métrica utilizada pelos gestores para mensurar se o capital investido no empreendimento está dando lucro ou prejuízo. Portanto, como é possível perceber, ele é essencial para medir e provisionar novos investimentos e acompanhar os atuais.

Neste artigo, trouxemos tudo o que você precisa saber sobre retorno sobre investimento. Leia atentamente e confira!

O que é retorno sobre investimento?

De forma sucinta, o ROI (do inglês Return On Investiment) demonstra o percentual obtido sobre o capital investido. Lembrando que esse capital pode ser próprio, quando os sócios fazem aportes para investir na empresa, ou de terceiros, quando é obtido empréstimos para esses aportes.

Quando você coloca dinheiro em um empreendimento, seu principal objetivo é o lucro, e o ROI é um dos indicadores que mostra aos usuários internos e externos quanto se está ganhando com o valor aplicado, ou seja, qual o retorno que é obtido.

Vale lembrar que, para chegar à taxa correta, é necessário considerar os custos que estão diretamente ligados aos investimentos em que o capital foi investido.

Como calcular o ROI?

Com o retorno sobre investimento os investidores conseguem visualizar qual está sendo seu retorno durante o período analisado. Para entender melhor, vamos a um cálculo prático. Suponha que uma empresa para lançar um novo produto, fez um investimento de R$50.000,00. Após algum tempo, o ganho obtido com esse item chegou a R$ 150.000,00.

Utilizando a fórmula do ROI = (Ganhos Obtido – Investimento Inicial) / Investimento Inicial. Em números, teremos:

ROI = (150.000 – 50.000)/50.000

ROI = 100.000/50.000

ROI = 2×100= 200%

Isso significa que o investimento teve um retorno de 200% sobre o capital inicial aplicado. Essa porcentagem representa o número de vezes que o investimento cresceu, também é possível identificar em quanto tempo esse retorno acontecerá, mas esse é um assunto para outro momento.

Qual a importância do ROI?

Como mencionamos, o retorno sobre investimento calcula quando o capital investido está gerando de lucro, ou até mesmo prejuízo; ou seja, você pode estar ganhando dinheiro ou perdendo. Aí está a principal importância em calcular corretamente o ROI. Caso essa informação seja equivocada, o empreendedor talvez nem perceba que as estratégias aplicadas não estão dando o real retorno esperado.

Outro fator que destaca o ROI como uma importante métrica a se utilizar na gestão do negócio é por ele poder ser aplicado em qualquer investimento, incluindo o inicial, para a abertura da empresa ou no decorrer da vida do empreendimento.

Além disso, com ele os gestores conseguem avaliar os resultados, por exemplo, com as campanhas de marketing e como elas contribuem para a alavancagem dos negócios. Com o acompanhamento contínuo desse indicador é possível verificar se a forma como os gestores tomam as decisões está surtindo efeito e garantindo a saúde financeira.

No entanto, para que ROI seja efetivamente uma ferramenta de auxílio aos empreendedores, é essencial que os usuários tenham um completo entendimento dos seus resultados. Além do mais, ele por si só não garante uma análise aprofundada da empresa, mas, sim, é um dos diversos indicadores que possibilitam ao gestor informações seguras para a tomada de decisão e, quando analisadas em conjunto, geram dados imprescindíveis.

Agora que você sabe o que é e qual a importância do retorno sobre investimento, curta nossa página no Facebook e acompanhe diversos conteúdos exclusivos sobre contabilidade e finanças.

CategoriesSem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *