Manter as finanças em dia, nem sempre é uma tarefa simples, seja para empresas ou pessoas físicas. De acordo com o IBGE, 6 em cada 10 empresas fecham as portas em 5 anos de atividade. Entre as pessoas físicas, isso não é diferente. De acordo com o CNC, 67,5% das famílias brasileiras têm dívidas.
Para mudar esse cenário, um profissional pode ser de suma importância: o consultor financeiro. Ele é responsável por diferentes tarefas relacionadas a vida financeira de uma empresa ou de uma pessoa física, melhorando a relação deles com o dinheiro.
Neste conteúdo, nós vamos nos ater ao papel desse profissional para as empresas. Siga conosco e entenda melhor.
O que faz um consultor financeiro?
O consultor financeiro é um profissional regulado pela Comissão de Valores Mobiliários, CVM e pode realizar uma série de atividades, estudando a vida financeira de uma empresa e propondo soluções para melhorar o cenário.
Assim, ele realiza um planejamento financeiro, sugere investimentos e aponta soluções adaptadas às necessidades de cada cliente.
Porém, é importante destacar, que o consultor financeiro não pode ser vinculado a nenhuma instituição financeira.
O profissional levará em conta os objetivos do negócio, analisará o fluxo de caixa, realizará controle de estoques, organizará pagamentos e irá sugerir os melhores investimentos para a sua empresa.
Como funciona uma consultoria financeira?
É importante destacar que uma consultoria financeira não deve ser buscada apenas por empresas à beira de um colapso financeiro. Na verdade, se você contratar o consultor mais cedo, conseguirá ter uma saúde financeira melhor para a sua empresa, permitindo o crescimento sustentável do negócio.
Cada consultoria financeira funcionará de uma forma, de acordo com os objetivos da empresa. Em linhas gerais, o consultor se dirigirá até o negócio e fará uma análise profunda nos seus relatórios e nas rotinas financeiras. Após esse diagnóstico, ele emitirá um parecer apresentando suas impressões e sugestões de mudanças.
Perceba que o resultado da consultoria é indicado em forma de sugestões, assim quem decide sobre as ações que irá tomar é o próprio empreendedor, que continua tendo o poder de “bater o martelo” e concordar ou não com as sugestões dadas pelo consultor.
Porém, como o consultor financeiro é uma pessoa imparcial e um profissional que detém muito conhecimento na área, geralmente ele dará sugestões que permitam fortalecer a vida financeira da empresa.
São muitas as áreas em que este profissional poderá atuar, como:
- planejamento estratégico financeiro;
- análise de viabilidade dos negócios;
- administração dos recursos financeiros e administrativos;
- reestruturação do trabalho;
- valuation (identificar o valor da empresa e prepará-la para a venda);
- identificação dos melhores investimentos de acordo com os objetivos do negócio;
- análise e gestão de custos;
- formação de preço;
- auditoria financeira;
- gestão financeira;
- entre outros.
Quais as vantagens de contratar um consultor financeiro?
Depois de entender melhor o que faz um consultor financeiro, você já deve ter notado uma série de vantagens de contar com este profissional, não é mesmo? Vamos ver em detalhes as principais.
Mais controle das entradas e saídas
Contabilizar corretamente as entradas e saídas é extremamente importante para uma saúde financeira adequada. E, com as inúmeras demandas da gestão empresarial, nem sempre o empreendedor tem tempo ou conhecimento suficiente para realizar essa operação.
Com a ajuda do consultor financeiro, você será capaz de ter total controle das movimentações financeiras da sua empresa, evitando surpresas desagradáveis e permitindo um crescimento sustentável.
Visão imparcial e qualificada
Por ser uma pessoa de fora, sem os “vícios” do negócio, o consultor financeiro consegue ter uma visão totalmente imparcial da sua companhia. Isso significa enxergar os pontos críticos e visualizar com clareza a situação.
Além disso, como é altamente qualificado, o profissional consegue orientar de maneira mais precisa e acertada, de acordo com as tendências do mercado e trazendo mais conhecimento e know-how ao seu negócio.
Elaboração de um planejamento financeiro seguro e eficiente
O planejamento financeiro funciona como um “norte” para as empresas, ajudando a prever cenários e a tomar medidas antes que determinadas situações se concretizem, facilitando, também, para a conquista dos objetivos.
Com o auxílio de um bom consultor financeiro, será mais fácil realizar um planejamento financeiro seguro e eficiente, considerando a realidade financeira da empresa, os objetivos de curto, médio e longo prazo e outros aspectos que podem influenciar nesse cenário.
Por exemplo, se a empresa deseja colocar em prática determinado projeto, como o lançamento de um novo produto, é possível realizar uma análise econômica para verificar a viabilidade da ideia, colaborando para a empresa visualizar a sua capacidade de atuação.
Redução dos custos
Sem dúvida, a redução de custos é uma das mais importantes vantagens da presença do consultor financeiro.
Isso porque o profissional poderá fazer uma análise de todos os custos do seu negócio, compreendendo quais despesas podem ser cortadas ou reduzidas. Essa análise poderá se estender para todos os custos fixos e variáveis do negócio, como insumos, produção, logística, salários e encargos trabalhistas, entre outros.
Redução das burocracias e dificuldades com a gestão financeira
Não são raros os casos de empresas com inúmeros processos burocráticos que tornam mais difícil a gestão financeira e “engessam” a empresa.
Com a consultoria financeira, após colocar em prática as sugestões apontadas, a empresa se tornará mais estável e fácil de gerir. Inclusive, o próprio consultor poderá orientar em relação aos processos financeiros, visando reduzir a burocracia.
Melhora a tomada de decisão estratégica
Tomar decisões é um dos papéis mais importantes de qualquer gestor. Porém, sem dados suficientes para embasar essas ações, nem sempre elas trazem os resultados esperados.
Ao contar com o auxílio de um consultor financeiro, você terá mais conhecimento sobre as entradas e saídas, contas a pagar e a receber, custos produtivos, volume de vendas etc. Assim, com base nesses dados, será mais fácil tomar decisões em relação à vários pontos, como novos investimentos, lançamento de produtos, abertura de filiais, cortes de pessoal, empréstimos, entre outros.
Aumenta a lucratividade da empresa
Uma empresa com a saúde financeira em dia, opera com menos custos, precifica melhor e tem uma margem de lucro maior. Afinal, quanto menos você gasta, quanto melhor aplica o seu dinheiro e quanto mais controle você tem sobre seus processos financeiros, mais lucros o negócio terá.
Então ao colocar em prática as sugestões do consultor financeiro, será mais fácil fazer a sua empresa crescer de maneira segura, planejada e estruturada.
Aumenta o conhecimento sobre as finanças empresariais
Por último, ao passar por todo o processo de consultoria financeira, o gestor terá um conhecimento maior e um domínio mais amplo de todos os processos da sua empresa. Esse é um fator fundamental para o crescimento e o sucesso do negócio.
Como você pode notar, contratar um consultor financeiro é capaz de trazer uma série de vantagens ao seu negócio, especialmente um controle melhor sobre os processos e a saúde financeira da sua empresa, o que significa uma tomada de decisão mais embasada e estratégica e um crescimento sustentável.
Gostou deste conteúdo? Está em um busca de uma boa consultoria financeira para sua empresa? Nós, da Zip Contabilidade, podemos ajudar! Temos planos de acordo com o seu modelo de negócio. Entre em contato e saiba mais!