Skip to content

Contabilidade como ferramenta na tomada de decisão

Contabilidade como ferramenta na tomada de decisão

Contabilidade como ferramenta na tomada de decisão

 

E evolução constante do mercado econômico mundial e brasileiro cria um ambiente que dificulta o entendimento e, principalmente, a gestão dos negócios. Conhecimentos aplicados antes podem já não serem eficientes e a todo o momento surgem novos desafios nesse meio. Sendo assim, os empreendedores e gestores das empresas precisam de auxílio para garantir a tomada de boas decisões nos negócios, tendo como base informações reais e detalhadas. Na maioria das vezes essas decisões exigem rapidez e imediatismo, e o gestor que não acompanha de perto a empresa pode ter grandes dificuldades.

Em um primeiro momento um leigo pode não entender a relação entre a contabilidade e esse processo de tomada de decisões estratégicas importantes da empresa, mas o controle contábil oferece recursos essenciais para embasar esse processo.

Quando o gestor descobre todos os recursos oferecidos pela contabilidade se rende a essa poderosa ferramenta e tem a percepção das facilidades no planejamento de ações futuras, investimentos, criação de metas tangíveis e a medição dos resultados apresentados.

A importância da contabilidade

A gestão financeira é a cabeça de uma empresa, pois ela é a grande responsável por viabilizar o negócio, tornando ele sustentável e saudável, e assim, trilhar o caminho para o sucesso empresarial. Com o controle contábil eficiente o gestor passa a conhecer as minúcias da empresa e identificar padrões, melhorar rotinas que aumentem a eficiência, realizar projeções e muito mais.

Um bom gestor ou empresário deve conhecer bem a contabilidade de sua empresa, sabendo analisar orçamentos, fluxo de caixa, controle de contas e despesas, além de demonstrativos contábeis e de investimentos, caso contrário de nada adianta realizar esse trabalho.

A contabilidade proporciona uma melhor organização às empresas e, muitas vezes, permite a percepção de setores que têm baixa produtividade e precisam sofrer alterações, e outros que precisam de investimentos e incentivos para aumentar ainda mais a eficiência.

Previsão de lucros e planejamento de despesas

Realizando o controle contábil na empresa o gestor consegue criar previsões de lucros para os períodos futuros, estabelecendo recebimentos e pagamentos já programados e buscando dados de períodos anteriores da empresa, e assim definir o melhor momento de fazer investimentos ou de controlar os gastos.

Se as informações não forem cadastradas corretamente essas projeções não terão embasamento real e serão meras adivinhações totalmente passíveis ao erro, gerando riscos importantes para a empresa.

Outra grande ajuda da contabilidade para as projeções da empresa é a possibilidade de planejar despesas e analisar, com base em anos anteriores, o desempenho contábil do negócio. Isso permite identificar com antecedência os períodos em que ocorrem os maiores gastos e identificar a fonte desses gastos. Essas informações permitem o planejamento de novas despesas para que elas não comprometam as finanças da empresa no futuro. Esse planejamento garante a boa negociação com fornecedores já que o gestor sabe os períodos em que terá maiores valores em caixa.

Previsão de crescimento e preparo para imprevistos

Conseguir prever o crescimento da empresa é essencial para planejar os próximos passos e investimentos e isso só é possível através da contabilidade. Com a análise das informações de períodos anteriores e também das projeções futuras é possível traçar o crescimento previsto da empresa, o investimento que será necessário para realizá-lo, e ainda projetar valores de reserva de caixa que ficarão disponíveis para imprevistos que podem acontecer como a manutenção ou troca de algum equipamento, a inadimplência de algum cliente ou a antecipação do pagamento de algum fornecedor.

 

A tomada de decisões

Cada vez mais os gestores são colocados em situações que exigem decisões rápidas e que não permitem erros. Para aquele empresário que não acompanha de perto a empresa esse processo acaba sendo decidido na sorte ou em números imprecisos que podem resultar em decisões erradas que prejudicam a empresa.

A contabilidade é um poderoso instrumento de gestão e, quando bem utilizado, proporciona enormes benefícios para o negócio, facilitando as decisões dos gestores que terão acesso às informações corretas e detalhadas da empresa.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp
Fale conosco