Precificar o que se está vendendo não é uma atividade simples, porém é crucial para todo profissional que quer garantir que seus custos sejam cobertos. O custo de mercadorias vendidas é um conceito importante para alcançar esses objetivos e garantir que seu negócio gere lucros.
Esse é um cálculo que pode ser usado tanto por empresas como profissionais autônomos, como representantes comerciais, designers, dentistas, entre outros profissionais. Leia, neste post, qual é o conceito desse gasto, sua importância, como calculá-lo e os benefícios de sua aplicação. Boa leitura!
O conceito e a importância do custo de mercadorias vendidas
O custo de mercadorias vendidas (CMV) demonstra quanto um indivíduo — seja fabricante, distribuidor ou revendedor — gastou para vender um bem ao cliente. Ele inclui elementos desde a aquisição até a entrega efetiva ao destinatário final, como:
- custo investido na aquisição de materiais;
- serviços realizados em reação aos produtos;
- lucros obtidos com vendas;
- custo da logística;
- mercadorias que não foram vendidas.
Um negócio ou profissional não conseguirá sucesso na venda de um produto calculando somente a quantidade de saídas de estoque, já que é possível sofrer com perdas financeiras nessas vendas.
Por exemplo: imagine que 100 unidades de uma mercadoria precisam ser vendidas em 1 mês, mas 15% delas ficaram encalhadas no estoque, isso reduz o CMV e, no fim, pode não ser vantajoso ao negócio.
Também é importante saber quais elementos não são considerados no CMV, são eles:
- processos operacionais, como entrega de produtos;
- despesas empresariais, como de água, luz etc.;
- taxas, impostos e contribuições;
- gastos relacionados às vendas, como comissões.
O cálculo do custo de mercadorias vendidas
A fórmula do CMV é simples, utiliza-se a soma do estoque inicial (EI) com as compras do período (C) e subtrai o estoque final (EF). Veja o cálculo:
CMV = EI + C – EF
Se tiveram devoluções pelos clientes, também é necessário subtrair as devoluções de vendas (DV):
CMV EI + C + DC – DV – EF
Imagine que o estoque inicial de um produto totaliza R$ 1000 (EI), nesse período o vendedor adquiriu mais R$ 250 (C) do mesmo produto e, após, terminou o estoque com o equivalente a R$ 200 no estoque (EF). O cálculo do CMV será:
CMV = 1000 + 250 – 200
CMV = 1050
Caso a receita pelas vendas tenha sido de R$ 2000, o lucro bruto do vendedor terá sido de R$ 950.
Os principais benefícios de fazer esse controle de custos
Pelo fato do CMV apontar o total investido nas mercadorias e o retorno bruto da empresa, essa é uma poderosa ferramenta e que traz vantagens relevantes para a boa gestão financeira. Entenda quais são os principais benefícios:
- economia de recursos: você pode apontar onde estão os maiores custos e tomar medidas para reduzi-los ou reajustar o preço do bem para garantir um retorno justo;
- organização de documento e finanças: todos os custos do negócio precisam ser registrados adequadamente, caso o CMV aumente, você pode identificar as razões que levaram a isso;
- otimizar os resultados: quando o profissional conhece os gastos, ele entender quais são os pontos que geram mais retorno ao negócio e maximizam os ganhos;
- planejamento de investimentos: com maiores lucros, têm-se mais capital para realizar investimentos, aumentar seus retornos e expandir seus lucros.
O custo de mercadorias vendidas (CMV) é uma conta fundamental para garantir que o profissional tenha lucros nas suas vendas. Com esta leitura, você entende como ele funciona e como calculá-lo, poderá aproveitar de seus benefícios.
Faça um comentário no post dizendo o que achou deste conteúdo! Você pode deixar uma opinião, dúvida ou crítica!