Somente no primeiro semestre de 2022 foram abertas 1.218.222 empresas de serviço no país, de acordo com os dados da Receita Federal. Para se destacar em um setor tão concorrido, a gestão é um pilar fundamental.
É por meio dela que você será capaz de alinhar às expectativas dos clientes com os serviços que oferece, além de melhorar seu controle financeiro, contábil e ajudar a sua empresa a crescer.
Ficou interessado? Então confira as dicas que a Zip separou para as empresas de serviço!
O que é gestão de empresa de serviços?
A gestão de serviços nada mais é do que o gerenciamento de todos os processos necessários para a prestação de serviço com qualidade, bem como o gerenciamento do negócio, em prol do seu crescimento.
Quando bem executada, a gestão de serviços aumenta as chances do cliente sentir-se satisfeito com a sua empresa. E, com isso, indicá-la para outras pessoas ou fidelizar-se ao seu negócio.
O gerenciamento correto também ajuda a reduzir e otimizar os custos, reduzir falhas, diminuir o retrabalho e melhorar, como um todo, a sua empresa.
Quais os benefícios da gestão de serviços?
Gerenciar uma empresa de serviços pode ser bastante desafiador. Mas quando esse trabalho é bem realizado, ele traz uma série de benefícios. Os principais são:
- Redução de custos;
- Aumento da eficiência operacional;
- Melhora na qualidade das entregas;
- Redução dos erros e pedidos de refação;
- Padronização nos processos e na qualidade dos serviços prestados;
- Clientes mais satisfeitos e com maiores chances de fidelização;
- Tomada de decisões mais ágeis e estratégicas;
- Resultados mais visíveis;
- Crescimento e expansão do negócio.
Como fazer a gestão para uma empresa de serviços?
São muitos os pontos que envolvem a gestão de uma empresa de serviços. Abaixo separamos as principais dicas para começar e organizar e estruturar o seu negócio. Confira.
1- Planejamento
É impossível que uma empresa de serviços consiga crescer e prosperar sem um bom planejamento. Você deve entender:
- quais os diferenciais do seu negócio;
- quem são os principais concorrentes;
- o perfil do seu público-alvo e dos consumidores recorrentes;
- a capacidade de atendimento;
- os serviços com maior e menor margem;
- o tempo de execução de cada serviço;
- os fornecedores estratégicos;
- as principais necessidades da sua empresa;
- entre outros.
A partir desses dados, ficará mais fácil criar metas reais e um planejamento estratégico para alcançá-las. Além de ter uma visão mais holística do seu negócio, entendendo os pontos críticos que precisam ser melhorados.
2- Custos
A parte financeira é um dos pilares da gestão das empresas de serviços. Mesmo porque os custos podem ser bastante variáveis, dependendo do tipo de serviço que você presta. Entender essas nuances é essencial.
Você deve ter claro todos os custos associados a determinado serviço, a margem de contribuição de cada um deles e também o ROI (retorno sobre o investimento).
Entenda a necessidade de equipe para cada serviço, os materiais, tecnologias e todos os custos associados. E pense na margem de lucro que ele precisa trazer, considerando o tempo de execução. Assim, também, será mais fácil precificar corretamente.
Faça uma análise da sua concorrência e verifique o preço médio cobrado pelo mercado. Você não precisa ficar fixo a ele, principalmente caso ofereça diferenciais que a concorrência não tem. Mas esse valor a mais cobrado precisa ser justificado e, claro, sentido como vantagem pelo seu público.
3- Equipe
A escolha correta e a boa capacitação da sua equipe faz toda a diferença na qualidade do serviço prestado e na velocidade dele.
Os colaboradores são o principal pilar do seu negócio. Por isso, garanta que todos eles conheçam profundamente os valores, as práticas e os objetivos da sua empresa.
As pessoas que prestam o serviço são o rosto da sua empresa e lidam diretamente com seus clientes. Por isso, precisam estar preparadas e disseminar a cultura e os diferenciais do seu negócio.
Assim, não economize quando o assunto é treinamento e capacitação dos seus colaboradores. E foque em criar ações para reter os principais talentos da empresa de serviços.
4- Prazos
Cumprir os prazos prometidos aos seus clientes é indispensável. Você precisa ter um controle preciso de quanto tempo cada serviço leva, com um cronograma ajustado para que suas equipes não fiquem nem sobrecarregadas, nem ociosas.
Para que os prazos sejam cumpridos, é indispensável que você tenha um controle preciso de todos os procedimentos e processos internos. E, claro, oferecer as melhores ferramentas para seus colaboradores.
A padronização é outra maneira de tornar seus processos mais dinâmicos, ágeis e de entregar um ótimo resultado aos seus clientes.
Mapeie todos os seus processos, entenda a necessidade de equipe e mão de obra em cada um deles, metrifique o tempo destinado a cada ação, entenda as ferramentas mais importantes e verifique quais processos podem ser automatizados para o ganho de eficiência.
5- Resultados
Analise a qualidade de cada serviço oferecido e os resultados alcançados. Use indicadores e métricas para fazer essa avaliação. O foco é buscar sempre a melhor qualidade possível, otimizando os custos e o tempo de entrega. Assim, você conseguirá encantar seus clientes.
Pense em políticas de qualidade para a entrega do serviço, assegurando que todas as entregas terão o mesmo padrão de qualidade, símbolo do seu negócio.
Aproveite e verifique o nível de satisfação do seus clientes, usando pesquisas de opinião simples, como o Net Promoter Score (NPS), por exemplo. Peça feedbacks para entender o que pode ser melhorado e quais são os gargalos do seu negócio.
6- Tecnologia de empresas de serviço
A tecnologia é uma aliada muito importante na gestão das empresas de serviços. Afinal, existem diversas soluções que tornam o dia a dia mais prático e permite reunir mais dados sobre o seu negócio.
Um software de gestão, por exemplo, ajuda a melhorar a comunicação entre os diferentes setores, enquanto permite que os gestores tenham dados precisos sobre os vários setores do negócio.
Há softwares de vendas que permitem controlar melhor as entradas e saídas, emissão de notas e cronograma de entrega de serviços.
Para quem trabalha com times remotos, há plataformas que integram os funcionários, medem o tempo e a produtividade de cada um e facilitam a troca de informação, melhorando os resultados finais.
Por isso, vale a pena conferir as principais soluções tecnológicas para o seu setor e apostar nelas, visando otimizar seus processos.
Além de todas essas dicas, é claro, manter a contabilidade em dia também é crucial para as empresas de serviço. É importante pagar os impostos corretamente e ter informações atualizadas sobre a vida financeira da sua empresa, tornando mais simples a tomada de decisão estratégica.A Zip Contabilidade é a parceira ideal. Somos uma contabilidade online ágil, dinâmica e com diferentes serviços, para ajudar a todos os tipos de negócio. Entre em contato e saiba mais!