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Quais os elementos essenciais para desenvolver um plano de negócios?

Quais os elementos essenciais para desenvolver um plano de negócios?

Se você pretende abrir uma empresa deve estar preparado para os desafios do mercado e saber da importância em elaborar um plano de negócios minucioso e bem estruturado.

A função de um plano de negócios é descrever o universo da empresa em questão e suas particularidades, possibilitando enxergar todo o cenário em que a sua empresa estará inserida e, assim, tomar as melhores decisões de acordo com os objetivos traçados.

Além disso, esse plano pode ser utilizado para apresentar o cenário da empresa para possíveis investidores, já que fornece uma base sólida para o negócio e ajuda a construir a segurança em relação ao futuro da empresa.

Quer saber um pouco mais sobre os elementos essenciais para a montagem de um plano de negócios? Confira!

1. Resumo Executivo

Esse resumo deve ser apresentado logo no início do documento, afinal, contará ao leitor o que você quer como empreendedor. É uma parte muito importante do trabalho. Muitas vezes, o que o empreendedor deseja não recebe a atenção necessária em um plano de negócios escrito e, por isso, ele deve ser bem apresentado.

2. Apresentação do Negócio

A apresentação do negócio geralmente começa com uma rápida descrição da indústria em que ele está inserido e se aprofunda nas características principais da empresa, como:

  • enquadramento jurídico e tributário;
  • descrição da equipe ou organograma;
  • desenvolvimento ao longo do tempo;
  • missão, visão e valores;
  • dados operacionais;
  • logística;
  • capacidade de produção;
  • histórico financeiro;
  • faturamento bruto e líquido atual;
  • despesas fixas e variáveis;
  • investimento em capital fixo;
  • investimento em capital de giro;
  • relação de fornecedores;
  • estimativa de faturamento.

Essas são algumas das informações que podem conter na apresentação do negócio, mas é possível incluir outros dados relacionados ao funcionamento da empresa que os gestores considerarem pertinentes.

3. Estudo do Mercado

Essa é uma análise meticulosa sobre a situação do ramo de negócio em que a empresa está inserida, e faz com que o empreendedor conheça todos os aspectos do mercado para, dessa forma, definir um alvo e posicionar a empresa de maneira que ela consiga mais vendas.

No momento de fazer pesquisas para essa parte do documento, é interessante buscar informações sobre:

  • o desenvolvimento desse ramo de atividades no país;
  • expansão ou saturação do mercado;
  • se há demanda suficiente para esse produto ou serviço;
  • tipo de público-alvo ideal para a empresa.

Ao descrever a indústria, discuta a situação atual e as possibilidades futuras da empresa. Também é importante apresentar informações sobre vários mercados dentro dessa indústria específica, incluindo novos produtos e desenvolvimentos que podem beneficiar, ou ameaçar o seu negócio.

4. Análise de Concorrentes

A Análise de Concorrentes tem como objetivo determinar os pontos positivos e negativos dos concorrentes dentro do mercado em que você está inserido, além de listar possíveis estratégias e barreiras que podem ser desenvolvidas para diminuir a competição.

Para determinar quais são concorrentes diretos e indiretos, você pode fazer uma lista de critérios que devem ser iguais ou muito próximos para que outros negócios sejam considerados seus concorrentes, como a semelhança em:

  • produto ou serviço;
  • preço;
  • forma de divulgação;
  • locais onde as empresas estão presentes.

O objetivo é que, quanto mais semelhantes outras empresas forem em relação à sua, mais direta é a concorrência.

5. Análise de Contexto

A Análise de contexto examina todos os aspectos relevantes para a sua empresa, mas que não têm a ver com o nicho de mercado propriamente dito. As informações listadas são variáveis que não podem ser controladas por você, como leis específicas, andamento da economia, novas tecnologias que surgem e podem afetar suas vendas, dentre outras. Esses ambientes diversos são:

  • econômico (ex: crise econômica brasileira);
  • sociocultural (ex: feminismo);
  • tecnológico (ex: aplicativo de carona);
  • demográfico (ex: baixo índice de nascimento);
  • politico-legal (ex: lei que proíbe fumo em ambientes internos);
  • natural (ex: o clima brasileiro não é propício para a plantação de tulipas);

6. Metas e Objetivos

Após pesquisar diversos aspectos sobre o seu mercado de atuação, a sua empresa e o contexto em que ela está inserida, chega o momento de listar as metas e objetivos possíveis para o seu negócio dentro de um prazo específico.

As metas devem ser ambiciosas o suficiente para demonstrar onde sua empresa pretende chegar no futuro, mas também realistas o bastante para não desmotivar ou frustrar seus colaboradores por meio de objetivos inatingíveis.

O estabelecimento de metas para a execução de um plano de negócios também deve conter limites de tempo para verificar seu cumprimento, bem como formas de mensurar os resultados do negócio, seja por meio dos rendimentos, do número de clientes, ou da quantidade de serviços prestados.

Objetivos como meta de faturamento, quantidade de vendas desejadas e objetivos de comunicação (como se tornar referência em seu nicho de atuação) são definidos aqui e, a partir deles, você deverá montar a sua estratégia e alinhar os próximos passos.

7. Plano de Design e Desenvolvimento

A parte de design e desenvolvimento é importante para apresentar a descrição do design do produto e etapas da produção, marketing e da própria empresa aos investidores. Assim, é possível criar um orçamento de desenvolvimento que vai ajudar a empresa a atingir seus objetivos.

Além do design de produto, também é importante definir a sua identidade visual, de forma que será fácil identificar a sua empresa nos meios de comunicação. Essa é uma parte importantíssima da construção e manutenção da imagem da marca.

8. Plano Operacional

O plano operacional é realizado para descrever como a empresa funciona, os aspectos da logística de organização, as várias responsabilidades da equipe de gerência, as tarefas de cada departamento e o capital e gastos necessários para o funcionamento da empresa, que já foram citados na descrição do negócio.

Logo depois você fará a descrição das metas de cada departamento e como os setores devem se comportar para que as grandes metas estabelecidas para a empresa possam ser alcançadas.

9. Controle Financeiro

O planejamento financeiro de uma empresa deve fazer parte do plano de negócios, já que informações sobre fluxo de caixa, alocação de patrimônio, controle de despesas, etc., são informações vitais para determinar a viabilidade de um empreendimento.

Gráficos são muito úteis nessa parte do plano de negócios para que gestores e possíveis investidores possam ter uma visão do todo. Cada valor especificado para uma meta deve incluir uma breve descrição que justifique a quantidade de verba direcionada.

10. Avaliação do plano de negócio

Após todas as ações estratégicas serem definidas, é necessário definir as métricas, ou seja, meios de como avaliar se os objetivos foram atingidos ou não. Números são esclarecedores na maioria dos casos, mas se algo não puder ser medido em números, uma alternativa é fazer uma pesquisa com o público ou com o setor envolvido.

Agora que você entende um pouco mais sobre o que é um plano de negócios, quais seus benefícios e quais suas partes mais importantes, gostaria de ter mais informações sobre como organizar o seu negócio e fazer ele crescer? Entre em contato conosco e saiba mais!

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(35) 3533-3800

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