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O que é necessário para abrir uma clínica odontológica?

O que é necessário para abrir uma clínica odontológica?

Você acabou de se formar e está extremamente feliz por ter realizado uma das etapas mais importantes da sua vida. Agora, no entanto, está imaginando como colocar esse sonho em prática, afinal não te ensinaram como construí-lo.

Está procurando por dicas para trilhar seu caminho com um empreendimento? Fique tranquilo que neste artigo iremos te dizer o que é necessário para abrir uma clínica odontológica.

Tenha um plano de negócio

De modo geral, para que qualquer planejamento dê certo, é crucial que você tenha um plano de negócio com estratégias de marketing, orçamento estipulado e processos necessários para trazerem os resultados desejados.

Com esse plano, uma análise muito mais aprimorada poderá ser desenvolvida sobre os seus investimentos e a partir desse ponto, é possível saber onde investir para conquistar o seu propósito.

Para isso, devem ser analisados todos os fatores que podem influenciar na dinâmica do seu negócio, inclusive os valores dos procedimentos. 

Analise quanto custa um clareamento dental no mercado e crie parâmetros sobre o seu trabalho. Por exemplo, o material que você usa é melhor do que o dos outros profissionais? Quais recursos serão necessários para esse procedimento?

Isso porque todos esses aspectos interferem no valor final do produto.

Pense em qual nicho irá atuar

Quando falamos em valores, infelizmente existe grandes variáveis. 

Por isso, primeiro você precisa entender qual será o segmento escolhido para trabalhar em seu consultório, e assim, entender quais aspectos desse grupo podem influenciar nos valores e outras particularidades dos procedimentos.

Nesse contexto, vale destacar que em um primeiro momento, o consultório pode sair mais em conta do que uma clínica, mas a clínica pode trazer resultados mais satisfatórios.

Analisar com qual cliente você tem interesse de trabalhar também facilita essa decisão. 

Isso porque, através de uma análise de mercado, você consegue saber qual procedimento esses clientes tem como prioridade.

Por exemplo, os clientes que gostam ou precisam realizar a manutenção/aplicação de um aparelho transparente, em sua maioria, são jovens ou adultos? Eles frequentam consultórios ou clínicas? 

Por isso, conhecê-los se torna fundamental para definir seus planos e as estratégias necessárias para alcançar o sucesso.

Conheça os custos de cada uma delas

Após saber o foco do seu público-alvo quando procuram por atendimento, você precisa analisar se os seus investimentos e a aplicação de estratégias atendem às suas necessidades e se é possível mantê-las – bem como se é necessário atualizar ou implantar novas diretrizes.

Nesse momento, o seu planejamento (principalmente financeiro) fará toda a diferença, pois é com ele que você descobre se os seus gastos serão supridos pelo número dos seus atendimentos e pelo valor que recebe através dos procedimentos.

Colocar na ponta do lápis quanto é gasto com o material dos procedimentos que você realiza, como colocar lente de contato por exemplo, te dá um parâmetro do quanto você gasta e o quanto está entrando no caixa, dando uma visão real de seus lucros.

Entender esses custos é essencial para não cair em ciladas, ou acabar se enrolando entre suas contas, acarretando no fechamento da sua clínica/consultório.

Entenda sobre o mercado

Quando vamos realizar decisões importantes em nossa vida, precisamos analisar todos os pontos existentes, principalmente ao gerir um negócio no mercado.

Da mesma forma que você pode realiza uma pesquisa sobre implante de dente valor, ou outros serviços que possa oferecer, esse é o momento de entender como se encontra o setor odontológico no mercado.

Ainda tem gerado custos? Vale a pena investir? Trabalhar de forma terceirizada para outras clínicas não seria mais produtivo? 

Todas as análises devem ser feitas para evitar dívidas em seu nome ou prejudicar o desenvolvimento da clínica.

Saber se as pessoas da região onde você quer atuar precisam de um consultório ou clínica odontológica também é um ponto importante.

Isso porque não adianta abrir, por exemplo, uma rede de empréstimos em um bairro de alta renda, afinal esse não é o público que necessita dos seus serviços. 

Da mesma forma, você deve ver se a sua clínica está localizada em um espaço de fácil acesso para seus potenciais clientes.

Realize a divulgação do seu trabalho

Ao decidir aonde você abrirá seu negócio, é importante definir em qual segmento precisa divulgar os seus trabalhos.

Sabe quando você passeia pelo seu bairro e descobre que um novo comércio foi aberto? 

Quando acontece uma grande inauguração, ou a divulgação de um novo comércio, desperta a curiosidade da população e aumenta as chances de você receber novas visitas.

Não estamos nos referindo em realizar apenas a entrega de panfletos ou fazer um enorme outdoor, mas de fazer um planejamento de marketing digital, definir um logo que se torne parte da sua identidade ao lado dessa estratégia.

Depois de realizar o seu investimento em imóveis, aluguel e estrutura do seu negócio, apostar em publicidade aumenta a sua visibilidade no mercado.

Seja organizado e se preocupe com a sua imagem

Imaginando que você realizou todas as etapas apresentadas neste artigo, ainda é necessário ficar atento com a sua visão sobre o mercado.

Afinal, é preciso considerar seus diferenciais e formas de atrair os clientes, bem como as estratégias para fidelizá-los e melhorar seu empreendimento.

Tudo isso deve ser analisado para conquistar o seu espaço no mercado. Manter a sua clinica bem organizada e estruturada causa uma impressão excelente aos seus pacientes, demonstrando cuidado e profissionalismo.

Por fim, não se esqueça que todas essas análises e comportamentos devem ser feitos diariamente. Você precisa organizar bem o seu planejamento, construir e entender a sua imagem de mercado e acima de tudo, estar focado em seus resultados.

Lembre-se que muitos negócios já deram errado pela falta de organização, foque e trabalhe todos os dias pelo seu sucesso, trazendo bons resultados.

Conteudo produzido por Dayane Goes, redatora da rede Clínica Ideal.

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