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Atendimento contábil online: comunicação ágil com o cliente!

Hoje a alta disponibilidade de informações em um tempo mínimo mudou também a dinâmica das relações entre as empresas e seus clientes. Tudo é online, tudo é agora.

E como o seu negócio se comporta frente a essa situação, que traz clientes pedindo ajuda para ontem? O jeito é trazê-los para perto, o mais perto possível, para que você consiga ajudá-los em tempo real, reduzindo custos e até ampliando sua receita. Isso significa lançar mão da tecnologia.

Ferramentas de comunicação como o WhatsApp, Telegram, Viber, Skype, Google Hangouts,Facebook Messenger e até mesmo o ultrapassado SMS são formas rápidas de falar com outras pessoas, além de trazer uma vantagem extra: são gratuitas ou adotam valores acessíveis mediante pacotes de uso contratados.

Então, por que não aproveitar suas funcionalidades no âmbito da contabilidade? Adotar tais soluções para realizar um atendimento online para as MPEs pode ser benéfico para o seu negócio: se você está online, fica bem mais prático para seu cliente tirar uma dúvida na hora do que abrir uma ocorrência para a sua equipe por e-mail, não é mesmo?

1. Agilizar o atendimento às solicitações dos clientes

Quando funciona? Usar o WhatsApp, Viber ou SMS é ótimo para sanar pequenas demandas do dia a dia sobre como a MPE pode disponibilizar os documentos comprobatórios para o escritório; como alterar a parametrização de impostos de um produto; ou ainda para tirar dúvidas no preenchimento de uma nota fiscal, por exemplo.

Cuidado: é importante destacar que, depois de oferecer uma solução rápida para seu cliente via aplicativos de comunicação instantânea, é preciso formalizar por e-mail para ter registro sobre a orientação que o escritório forneceu.

Dessa forma, você faz um ótimo atendimento e o escritório se resguarda formalizando o que foi falado. Vale lembrar que as ferramentas também registram a conversa e, inclusive, sinalizam se o cliente visualizou ou não a mensagem enviada (como no Whatsapp e Telegram).

2. Ampliar a abrangência do escritório contábil

Quando funciona? Pelo Skype ou Google Hangouts, por exemplo, é possível fazer reuniões sem precisar se deslocar, ganhando tempo e reduzindo custos com transporte e telefonia, por exemplo.

Durante a conferência, você pode compartilhar a tela do seu computador para orientar melhor o cliente no uso de um sistema de gestão, além de enviar arquivos e links de internet.

Com essas tecnologias seu escritório pode atender com excelência aos clientes de outras cidades, expandindo a carteira e, consequentemente, a receita.

3. Ganhar mobilidade

Quando funciona? Atender bem aos seus clientes não significa ficar o dia todo dentro do escritório. Com aplicação da tecnologia para o atendimento online na contabilidade, o contador também tem mais liberdade para participar de eventos, fazer cursos ou até mesmo para solucionar um problema pessoalmente.

Afinal, todos os aplicativos citados neste artigo têm versão mobile e são muito fáceis de usar pelo celular.

A demanda por informação ágil chegou para ficar e vai transformar o atendimento ao cliente dentro da sua empresa contábil, tornando-o muito mais ágil e reduzindo os custos.



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