O Simples Nacional é um regime simplificado de tributação. Apesar disso, muitos ainda têm dúvidas sobre várias questões a respeito do seu funcionamento, por exemplo em relação ao código de acesso do Simples Nacional.
Normalmente, esse código é gerado pelo escritório de contabilidade que cuida da sua empresa. Porém, se você quer ter mais autonomia ou entender melhor como as questões contábeis funcionam, é importante descobrir qual é o código de acesso do Simples Nacional. Siga conosco!
O que é o código de acesso do Simples Nacional?
O código de acesso do Simples Nacional é uma sequência de números gerados pela Receita Federal e que permitem os optantes desse regime acessarem os diferente serviços da Receita, incluindo a emissão da guia de tributos, a consulta de débitos e a transmissão da DEFIS.
Esse código é gerado logo que a empresa adota o Simples Nacional ou em até 30 dias após a sua inscrição no regime.
Sem saber o código, fica difícil do empresário ou do escritório de contabilidade manter a empresa em dia com as obrigações fiscais – por isso ele é tão importante.
Como descobrir o código de acesso do Simples Nacional?
Para gerar o código de acesso do Simples Nacional, você deve acessar o site do regime. Na sequência, já aparecerá uma tela para que você crie ou altere o seu código de acesso.
Basta, então, preencher os campos com o CNPJ da empresa e o seu CPF, além dos caracteres de segurança. Depois, clique em validar. Caso os dados estejam corretos, você deverá preencher mais dois campos: o número do recibo de entrega da declaração do IRPF e a sua data de nascimento.
Se o responsável não tiver declarado IRPF, o site solicitará o número do título de eleitor e a data de nascimento.
O sistema verificará as informações preenchidas e, caso esteja tudo correto, ele gerará o código do Simples Nacional da sua empresa. A sequência de números aparecerá em vermelho, na parte inferior da tela.
É importante guardar essa numeração em um local seguro. Se quem gerou o código foi o seu contador, converse com ele para descobrir qual é a numeração e guardá-la adequadamente.
Se você fizer esse passo a passo, mas a sua empresa já tiver um código de acesso cadastrado, o sistema gerará um novo código e invalidará o antigo. Então, é sempre importante conversar antes com o seu contador, evitando gerar um novo código sem necessidade.
Caso você não tenha contador e tenha se esquecido do seu código cadastrado, é só fazer um novo cadastro como explicamos e guardar a sequência numérica gerada pelo sistema.
Onde consultar o Simples Nacional?
Para quem deseja consultar o pagamento do Simples Nacional, é possível fazer isso pelo Portal e-CAC. Nesse site, você poderá consultar os comprovantes do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) e outros comprovantes de arrecadação.
O acesso poderá ser feito pelo seu código de acesso ou pelo certificado digital. Depois de logar na página de realização da consulta, vá para a aba “pagamentos e parcelamentos”, clique no tópico “pagamento” e em “consulta comprovante de pagamento – DARF, DAS, DAE e DJE”.
Na sequência é só preencher as informações solicitadas pelo site.
Caso você deseje consultar se alguma empresa é integrante do Simples, é só acessar o site do Simples Nacional e digitar o CNPJ da empresa. Pelo site, você também tem acesso a diferentes serviços que podem ser acessados com seu código, como: consulta de declaração transmitida, emissão de DAS avulso, parcelamento de débitos, pedido eletrônico de restituição, entre outros.
Agora você já sabe como gerar o código de acesso do Simples Nacional? Acesse o nosso conteúdo completo sobre esse regime e esclareça as principais dúvidas sobre o Simples Nacional!
E aí, vamos começar?
Se precisar de mais informações ou tiver dúvidas específicas, nossa equipe de especialistas está à disposição para te auxiliar. Aproveite esta oportunidade para conhecer nossos planos.