Skip to content

Como fazer o balanço patrimonial da sua empresa?

Como fazer o balanço patrimonial da sua empresa?

O balanço patrimonial é um dos principais relatórios de gestão que deve ser produzido por todas as empresas, seguindo a legislação específica. Apesar disso, não é incomum encontrarmos gestores com dúvidas nessa questão.

Afinal, quando iniciamos um negócio, acabamos nos deparando com inúmeras obrigações contábeis e nem sempre nos sentimos preparados para assumir todas essas tarefas. Se você está com dúvidas sobre o que é balanço patrimonial e como fazer o balanço patrimonial de uma empresa, siga lendo este conteúdo completo!

O que é balanço patrimonial?

O Balanço Patrimonial, também chamado de Balanço Contábil, é um relatório gerado a partir do registro de toda a movimentação financeira da empresa durante um período determinado, que pode ser de três meses, seis meses ou até um ano.

Esse relatório demonstra a situação patrimonial da empresa naquela data, constando todas as informações sobre bens, direitos e obrigações do empreendimento, além dos investimentos e fontes de recursos.

O objetivo do balanço patrimonial é verificar o equilíbrio entre as contas da empresa, sendo então um instrumento que garante o bom funcionamento da contabilidade empresarial. Esses registros devem ser mantidos organizados para que sejam entregues às autoridades competentes quando solicitados.

Qual a importância do balanço patrimonial?

Por meio da análise do Balanço Patrimonial, o gestor consegue:

  • conhecer a situação real do patrimônio da empresa;
  • identificar as fontes de recursos para investimento;
  • visualizar a evolução da empresa através de comparativo e planejar ações futuras;
  • pagar corretamente os dividendos aos sócios da empresa;
  • realizar o Planejamento Tributário da empresa;
  • oferecer informações para possíveis compradores.

Como é a estrutura do balanço patrimonial?

Um balanço patrimonial completo deve contar com alguns pontos como ativos, passivos e patrimônio líquido. Entender esses conceitos, portanto, é fundamental.

Ativos

Ativos são os bens e direitos da empresa e investimentos que trazem benefícios financeiros para o negócio. Os ativos podem ser:

  • Ativo circulante: que possuem maior liquidez;
  • Ativo não circulante: bens de permanência duradoura;
  • Ativo realizável em longo prazo: valores ou benefícios que serão recebidos no futuro;

Ativo permanente: investimentos, intangíveis (valor da marca, por exemplo);

Passivos

Passivos são as obrigações financeiras da empresa. Podem ser:

  • Passivo circulante: devem ser pagos em até um ano;

Passivo não circulante: devem ser pagos em prazos superiores a um ano.

Patrimônio Líquido

Patrimônio Líquido, também conhecido como Capital Próprio, é o resultado entre os ativos e passivos, e representa a parte pertencente aos sócios da empresa, e não é exigível.

Como é feito o balanço patrimonial?

O balanço patrimonial é realizado com base em dados de um período de tempo que pode ser trimestral, semestral ou anual, conforme a necessidade da empresa e justamente por causa desse tempo entre as gerações dos relatórios, as informações contábeis precisam estar muito bem organizadas.

No intervalo entre os relatórios, todos os registros contábeis devem ser feitos corretamente para evitar um trabalho ainda maior ao final do período, aumentando as chances de erros de registro. Qualquer erro no balanço patrimonial pode gerar prejuízos importantes para a empresa e comprometer a saúde financeira do negócio.

O balanço patrimonial será gerado com a união de todos os lançamentos contábeis registrados pela empresa durante o período determinado. Todas as entradas e saídas de recursos que ocorreram no período e também as projeções de compromissos e recebimento futuros.

Uma dúvida recorrente é sobre a obrigatoriedade da geração de balanço patrimonial para os Microempreendedores Individuais (MEI). De acordo com a legislação, somente as empresas compostas por sociedade por ações são obrigadas a elaborar e publicar o seu balanço patrimonial, assim como outros demonstrativos contábeis.

O MEI e das micro e pequenas empresas optantes pelo Simples Nacional, não se enquadram nessa característica, portanto não são obrigadas a gerar o relatório de balanço patrimonial. Mas também não são impedidas e deveriam fazer diante da importância que esse documento representa para a saúde financeira da empresa.

Devido à importância do balanço patrimonial para as empresas é recomendado que este seja feito por um profissional de contabilidade capacitado e registrado no Conselho, mas o empreendedor pode gerar o documento sozinho caso prefira.

Passo a passo para fazer o balanço patrimonial

Veja um resumo com os principais passos para fazer o balanço patrimonial da sua empresa:

  • Passo 01: reúna os ativos e passivos contábeis da sua empresa e separe por natureza na hora que for lançar no balanço, facilitando a análise;
  • Passo 02: faça a conciliação dos seus saldos contábeis comparando com outros documentos como extratos bancários e livros diários, de acordo com a origem de cada registro;
  • Passo 03: reavalie e reclassifique suas contas patrimoniais, para que elas demonstrem, de fato, o momento atual da empresa;
  • Passo 04: faça os cálculos necessários para identificar se o seu negócio teve lucro ou prejuízo ao final do período analisado;
  • Passo 05: classifique suas contas patrimoniais, considerando que os resultados positivos devem ser incluídos como lucros e os negativos como prejuízos acumulados.

O que analisar em um balanço patrimonial?

É importante explicar que, embora fundamental para qualquer negócio, o balanço patrimonial é um relatório gerencial estático. Ou seja, ele demonstra a realidade financeira do negócio no período analisado apenas.

Então, como ele demonstra o cenário qualitativo e quantitativo da composição patrimonial na data específica de apuração, acaba não sendo um demonstrativo usado para análises de curto prazo. Isso significa que, mesmo analisando o balanço patrimonial, você deve manter o hábito de avaliar outros relatórios para a sua tomada de decisão.

Veja alguns pontos que você pode avaliar no seu balanço patrimonial.

Liquidez

O Balanço Patrimonial é formado pelos ativos (bens da empresa) que ficam à esquerda e os passivos e o patrimônio líquido que ficam à direita e são as obrigações da empresa.

No lado esquerdo devem estar distribuídos os ativos por ordem de liquidez. Então, primeiro estão os ativos com maior liquidez (mais fáceis de serem convertidos em dinheiro) e depois os de menor liquidez, no fim da lista.

Assim, em uma olhada rápida, é possível entender a liquidez do seu negócio. Se você tiver muitos ativos de maior liquidez, significa que têm mais poder de converter seus bens em dinheiro, quitando rapidamente seus compromissos.

Por outro lado, se a empresa tiver muitos bens com pouca liquidez, terá mais dificuldade em transformá-los em dinheiro.

Indicadores

Os indicadores ajudam a analisar melhor o Balanço Patrimonial e, assim, ter uma visão mais clara da atual situação econômica da sua empresa. Os principais indicadores são:

Indicadores de renda

São os relacionados aos lucros da empresa. Os principais são:

  • Giro de ativos: vendas / ativo total;
  • Retorno sobre os ativos: lucro líquido / ativo total;

Retorno sobre o Patrimônio Líquido: lucro líquido/ patrimônio líquido.

Indicadores de liquidez

São os que dizem respeito aos valores que podem ser convertidos em dinheiro e podem ser:

  • Liquidez imediata: disponível / passivos circulantes;
  • Liquidez corrente: ativo circulante / passivo circulante;
  • Liquidez seca: (ativos circulantes – estoques) / passivos circulantes;

Liquidez geral: (ativos circulantes + realizável em longo prazo)  / (passivo circulantes + exigível em longo prazo).

Indicadores de dívidas

São usados para avaliar o montante de endividamento da sua empresa. São eles:

  • Grau de endividamento: passivo / patrimônio líquido;
  • Endividamento: passivo total/ ativo total

Quem faz o balanço patrimonial de uma empresa?

O Balanço Patrimonial é uma das obrigações da contabilidade, por isso costuma ser produzido por um contador de confiança do seu negócio. Os pequenos empresários podem fazer eles próprios o documento, mas é importante que ele siga todas as exigências e indicações legais.

De modo geral, costuma ser elaborado a cada 12 meses, porém é possível realizá-lo em menos tempo, quando for ser usado para alguns dos objetivos que citamos ao longo deste conteúdo.

No entanto, em termos legais, ele deve ser produzido ao final de cada exercício social

Como ter acesso ao balanço patrimonial de uma empresa?

O Balanço Patrimonial também é um documento importante para os investidores, no caso das empresas listadas na Bolsa. Afinal, com a análise dos indicadores que explicamos, é possível entender se a empresa está crescendo ou regredindo e se este é ou não um bom investimento.Para avaliar este documento, você pode acessar o site da B3,  procurar pelo nome da empresa desejada ou ticker, clicar em “saiba mais” e em “relatórios estruturados”. A partir de então, você terá acesso às informações trimestrais (ITR) e ao balanço de todo o ano por meio das demonstrações financeiras padronizadas.

O que acontece com uma empresa que não tem Balanço Contábil?

Não apresentar o Balanço Contábil é um descumprimento à legislação e, por isso, pode acarretar uma série de problemas ao empreendedor, como:

  • não poder dividir os lucros isentos acima da presunção entre os sócios;
  • não conseguir determinar a parte cabível a cada sócio em caso de dissolução de sociedade;
  • não poder usar os dados fiscais e contábeis como argumento em defesa no caso de processos tributários;
  • impossibilidade de requerer recuperação judicial;
  • não conseguir analisar e nem acompanhar o desempenho financeiro da empresa.

Depois desse guia completo, ficou mais fácil entender melhor o que é o balanço patrimonial e como ele deve ser feito? Já deu para perceber que este é um assunto bem complicado e importantíssimo, que precisa seguir uma série de cuidados e nuances, não é? Por isso, a indicação de um contador é fundamental.

Se você está precisando fazer o balanço patrimonial completo da sua empresa, não vacile. Procure um contador de confiança. Entre em contato e saiba como a Zip Contabilidade pode lhe ajudar!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *