Skip to content

Como realizar a análise financeira da sua empresa

Como realizar a análise financeira da sua empresa

Como realizar a análise financeira da sua empresa

 

Um dos setores mais importantes para as empresas é o da contabilidade, responsável pelas informações de ativos, passivos, despesas e recebimentos. É o grande controlador das finanças da empresa e responsável por manter sua saúde financeira.

A contabilidade trabalha essencialmente com números e com frequência utiliza linguagem extremamente técnica, sendo então necessário transformar todos esses dados em informações compreensíveis para o administrador da empresa e sócios.

Essas informações são muito relevantes para a tomada de decisões e não podem conter falhas de dados ou interpretações, caso contrário pode colocar em risco o futuro da empresa. São informações essenciais para traçar as diretrizes do negócio, planos estratégicos e definir as necessidades de corte de gastos.

Análise Financeira

 

A análise financeira é a verificação e acompanhamento de demonstrativos financeiros de uma determinada empresa com o intuito de mensurar o desempenho do negócio. Ela é essencial para identificar fragilidades e antecipar problemas que poderiam acontecer em curto, médio ou longo prazo.

As informações resultantes dessa avaliação profunda das finanças da empresa dão ao gestor a segurança necessária para a tomada de decisões importantes e, principalmente, permite a correção de possíveis problemas de liquidez ou fluxo de caixa.

Os principais indicadores que servem como base para a realização de uma análise financeira eficiente são os indicadores de rentabilidade, indicadores de estrutura de capital, indicadores de liquidez e indicadores de atividade. Através deles o analista consegue obter uma imagem mais clara e realista da situação financeira da empresa.

Objetivos da análise financeira

  1. Equilíbrio

O principal objetivo da análise financeira de uma empresa é encontrar o ponto de equilíbrio entre as despesas e faturamento. Dessa forma a empresa alcança o patamar de financeiramente sustentável.

  1. Crescimento

Após realizar a análise patrimonial da empresa, será possível traçar estratégias que direcionem a empresa para o crescimento, tanto em relação ao seu patrimônio como ao mercado em que está inserida.

Por que analisar as finanças da sua empresa?

 

Necessidade de avaliação interna

A análise financeira pode ser utilizada para planejar investimentos futuros e a necessidades de financiamentos, dessa forma ela pode ser necessária quando a empresa precisa conhecer melhor seus indicadores para tomar decisões importantes.

Necessidade de avaliação externa

A análise financeira também pode ser necessária para apresentar a empresa a grupos de investimentos, ao governo, bancos ou acionistas.

Como analisar financeiramente a empresa

 

  • Balanço patrimonial

No balanço patrimonial as contas de ativos e passivos são apresentadas de maneira crescente, considerando o grau de liquidez e exigibilidade. As informações são agrupadas para que o gestor tenha facilidade em analisar a situação financeira da empresa.

  • Regime de Caixa

O regime de caixa é indicado para as microempresas ou entidades sem fins lucrativos por se tratar de uma maneira simplificada de contabilidade. Resumidamente a grande diferença é que as receitas devem ser contabilizadas no momento do seu recebimento e as despesas no momento do pagamento e não quando de forma antecipada ou postecipada.

Contabilidade online

A tecnologia oferece ótimos recursos para facilitar a realização de análise financeira da empresa, principalmente de micro, pequenas e médias empresas, que não apresentam uma grande complexidade fiscal e tributária.

São sistemas de gestão financeira que unificam os registros das informações e permitem a análise real da situação da empresa de maneira muita mais simplificada, além de disponibilizar o acesso aos dados a qualquer hora ou lugar, sendo necessária apenas a utilização de equipamento eletrônico com acesso à internet.

Os sistemas mais completos permitem o controle de estoque, vendas, gestão de clientes, acompanhamento de fluxo de caixa e faturamento, emissão de notas fiscais e controle de contas a pagar e a receber. Além disso, a contabilidade online proporciona total segurança das informações e a geração de relatórios precisos, essenciais para a tomada de decisões assertivas da gestão.

A análise financeira da empresa representa uma fundamental ferramenta de gestão financeira e empresarial que auxilia o administrador a acompanhar diariamente os resultados do negócio, dando respaldo às decisões estratégicas e operacionais, permitindo o planejamento de ações futuras.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp
Fale conosco