Skip to content

O que é uma empresa de contabilidade e como ela pode te ajudar?

O que é uma empresa de contabilidade e como ela pode te ajudar?

Todo gestor já ouviu sobre a importância de contar com uma empresa de contabilidade como parceira do negócio. Mas, a verdade, é que muitos ainda têm dúvidas de qual a real função do contador e como esse profissional realmente é capaz de auxiliar os negócios.

Embora, em alguns casos, a figura do contador seja obrigatória, uma boa empresa de contabilidade pode trazer inúmeros benefícios aos negócios, ajudando a aumentar a lucratividade, reduzir os custos e conquistar um crescimento sustentável. Quer entender melhor? Siga conosco!

O que faz uma empresa de contabilidade?

O escritório de contabilidade é o responsável por muitas demandas, como:

· registrar todos os dados de uma empresa referente aos valores monetários;

· organizar um sistema de controle que considere as peculiaridades do negócio;

· demonstrar, com base no que foi sistematizado, a situação patrimonial, econômica e financeira da empresa;

· analisar todos os demonstrativos e relatórios contábeis para apurar os resultados obtidos;

· acompanhar a execução dos planos econômicos da empresa, considerando as despesas com pagamentos e os valores recebidos de terceiros, além de prever possíveis problemas.

Assim, os diferentes serviços prestados por uma empresa de contabilidade podem ser divididos em áreas, como:

· contábil: responsável pelo patrimônio, lucro e prejuízo da empresa, assim como as informações gerenciais que impactam a tomada de decisão;

· pessoal: cálculo da folha de pagamento, rescisões, emissão de contracheques, encargos sociais, emissão de guias de tributos sociais etc.;

· fiscal: apura os impostos, taxas e contribuições devidas e transmite as declarações exigidas pelo governo;

· societário: abre filiais, emite alvarás, ajuda na emissão de licenças, realiza alterações no contrato social etc.

Podemos entender, portanto, que o escritório de contabilidade é o responsável por organizar toda a documentação relevante para o funcionamento de uma empresa, ajudando a gerenciar as contas empresariais e a registrar o histórico das movimentações, servindo de base para decisões futuras.

Quais os benefícios de contar com uma empresa de contabilidade?

Já deu para perceber que contar com o auxílio de uma boa empresa de contabilidade é fundamental, certo? Afinal, ela garantirá que o seu negócio estará em dia com as exigências governamentais e também permitirá o crescimento em longo prazo.

Veja alguns benefícios que essa parceria é capaz de trazer.

Auxílio na tomada de decisão

A vida de um gestor não é fácil. Isso porque é preciso tomar decisões o tempo todo – e elas podem influenciar significativamente o crescimento da sua empresa. Quando você conta com o apoio de uma boa contabilidade, é possível ter acesso a dados precisos e confiáveis sobre a vida financeira e outros pontos essenciais.

Esses dados são obtidos porque a contabilidade coleta e registra todas as informações financeiras da empresa, gerando relatórios e outros balancetes importantes, como o balanço patrimonial e DRE.

Atualmente, a contabilidade gerencial fornece, além dos relatórios, uma análise mais profunda desses dados, traduzindo essa informação e trazendo orientações selecionadas aos gestores, auxiliando diretamente na tomada de decisão.

Melhora do controle financeiro

O controle financeiro inclui análise de risco, controle orçamentário e auditorias. Todos esses serviços ajudam a garantir a saúde financeira da empresa, controlando melhor os custos e monitorando os índices econômicos como liquidez, rentabilidade e atividade.

O olhar atento e experiente do contador sobre as movimentações da empresa, garante mais liquidez e capacidade de pagamento, além de auxiliar no planejamento de investimentos e nas formas de evitar as dívidas.

Identificação de oportunidades ou ameaças

A contabilidade gerencial, além de prestar um ótimo serviço analisando os dados da própria empresa, também avalia o mercado onde o seu negócio está inserido e as possíveis oportunidades ou ameaças.

Assim, o contador consegue prever eventos, mudanças na legislação e outros pontos que podem beneficiar ou prejudicar a sua empresa, mantendo os gestores sempre bem informados e atualizados.

Coopera para a redução de custos

Reduzir custos é imperativo para empresas que desejam se tornar mais competitivas. Mas isso não significa sair cortando qualquer despesa. Um contador experiente poderá lhe ajudar a entender quais são os principais custos do seu negócio e as melhores maneiras de reduzi-los, sem que isso signifique perda de qualidade no seu produto ou serviço.

Além disso, a empresa de contabilidade também pode realizar um planejamento tributário, ajudando o negócio a pagar menos impostos de forma legal, com diferentes ações como enquadramento em um novo regime tributário, aproveitamento de créditos, entre outros.

Ajuda a melhorar a saúde financeira da empresa

O setor financeiro é o coração de qualquer empresa, e a contabilidade também pode ajudar nessa questão. O contador, por dispor de uma série de dados do seu negócio, consegue lhe auxiliar na hora de precificar melhor, gerenciar o estoque, reduzir os custos, reduzir a carga tributária e assim por diante.

Quanto melhor esses pontos forem, maior a competitividade da sua empresa – e, claro, a lucratividade dela.

Quais os serviços prestados por uma empresa de contabilidade?

Além de atuar em diferentes frentes, as empresas de contabilidade também podem prestar serviços diversos, ajudando os gestores. Como:

· abertura de empresa: auxílio em todas as etapas de formalização, como definição do melhor regime tributário e natureza jurídica, elaboração do contrato social, burocracias (CNPJ, inscrição estadual, obtenção de alvarás) etc.;

· escrituração contábil: além do registro das movimentações, inclui as provisões e a emissão dos livros contábeis. Para isso, o contador selecionará os documentos necessários, conciliará as contas bancárias, fará a conferência dos créditos e débitos e emitirá os balancetes de conferência mês a mês;

· emissão de guias de impostos: o escritório irá apurar os tributos que a empresa deve pagar, além de fazer a emissão das guias de pagamento e averiguar se a carga tributária está adequada à atividade desempenhada pela empresa;

· processamento da folha de pagamento: é a contabilidade que realizará a emissão do contracheque dos funcionários, do pró-labore dos sócios, da guia de FGTS, INSS e IR retido na fonte, dos relatórios para o Fisco trabalhista e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED);

· obrigações acessórias: são as declarações que a empresa precisa fazer aos órgãos públicos, como Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e Declaração de Imposto Retido na Fonte (DIRF);

· planejamento tributário: ajudando a reduzir a carga tributária de forma legal;

· assessoria para a gestão financeira: auxiliando o gestor a reduzir os custos e as despesas, entender a formação dos seus custos, precificar melhor e assim por diante;

· encerramento da empresa: quando necessário, a contabilidade também poderá ajudar com esse processo, que é bastante burocrático e envolve muitas etapas.

Como você viu, contar com uma boa empresa de contabilidade faz toda a diferença nos resultados do seu negócio e no nível de competitividade dele dentro do seu setor. Ainda não conta com um parceiro contábil? A Zip Contabilidade presta diferentes serviços, com planos específicos de acordo com as demandas do seu negócio. Conheça como podemos ajudá-lo!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp
Fale conosco