Saber calcular a margem de lucro é um conhecimento básico de qualquer empresário que deseja lucrar com a sua empresa. Afinal, ela é de suma importância para a manutenção das suas receitas, manter o equilíbrio contábil das suas finanças e permitir o crescimento sustentável do seu negócio.
Além disso, essa parte da receita pode interferir em outras decisões, como a escolha do regime tributário, decidindo se, para sua realidade, é melhor optar pelo lucro real ou pelo lucro presumido.
Quer entender melhor o assunto e descobrir como calcular a margem de lucro da sua empresa? Siga conosco!
O que é margem de lucro?
A margem de lucro pode ser definida como uma porcentagem adicionada ao preço final de um produto ou serviço que define a porcentagem de lucro que a empresa terá em cima da venda daquele item.
A principal função é, claro, gerar lucro para as empresas, sendo imprescindível para a formação do preço de venda. Uma boa margem de lucro é aquela que consegue cobrir os custos produtivos e de distribuição e também que esteja de acordo com a capacidade que seu público pode pagar e a média do mercado.
Quando o gestor sabe qual é a sua margem de lucro, ele consegue se planejar melhor para melhorá-la, entendendo quais pontos estão afetando a sua lucratividade. Além disso, ele poderá usar essa margem para conseguir investimentos, empréstimos, financiamentos e também para decidir qual regime tributário é mais indicado para sua empresa.
O que é margem de lucro líquida? E a margem de lucro bruta?
A margem de lucro pode ser dividida em líquida e bruta. A líquida, como o próprio nome indica, é a que considera o lucro líquido, ou seja, o que sobra efetivamente de dinheiro para gestores e acionistas.
Já a bruta representa os ganhos com as vendas antes da dedução das despesas, dos impostos, dos encargos com a folha de pagamento e dos juros.
Então, podemos entender, que a margem bruta demonstra o quanto a empresa tem de retorno com as vendas, enquanto a margem líquida indica o lucro real obtido pela empresa por cada unidade de venda realizada. Assim, a margem de lucro líquida costuma ser mais detalhada, pois demonstra o quanto do faturamento está, realmente, sendo transformado em lucro.
Como calcular essa parte da receita?
Para calcular a margem de lucro, você precisará reunir algumas informações sobre a vida financeira da sua empresa, como a receita total, os custos totais e o lucro.
Os custos se referem aos valores que você investe para confeccionar ou vender um produto ou serviço, por exemplo: impostos, fretes, entre outros. A receita total é o faturamento da sua empresa e o lucro é o retorno que a sua empresa tem em cima da venda de um produto.
Exemplo
Vamos supor que a sua empresa teve uma receita total de R$ 20 mil e custos de R$13 mil. O lucro desse período foi de R$ 7 mil (20 mil – 13 mil).
Para calcular, você precisará dividir o lucro pela receita total e multiplicar o resultado por 100.
Então, temos:
Margem de lucro = 7 mil / 20 mil x 100 = 35%
Quando esse empresário for questionado por um investidor ou pelo banco sobre a lucratividade da sua empresa, ele poderá informar que a lucratividade é de 35%.
E a margem de lucro líquida?
O cálculo acima se refere a margem de lucro bruta. Para calcular a margem líquida, será preciso, além dos custos para a execução do serviço ou venda do produto, abater: os impostos sobre o faturamento, a tributação e os encargos sobre a folha de pagamento e outros, o aluguel e a manutenção da sede, despesas com pessoal administrativo e com telefone, água, energia elétrica, internet etc.
Vamos voltar ao nosso exemplo e supor que, além da receita total de R$ 20 mil e dos custos de R$ 13 mil, a empresa gaste R$ 1 mil em impostos e R$ 2 mil entre despesas fixas e variáveis.
Nesse caso, o lucro líquido seria de R$ 4 mil (R$20 mil – R$ 13 mil – R$ 1mil – R$ 2mil).
Para calcular a margem de lucro líquida, usaremos a mesma fórmula: R$ 4 mil / R$ 20 mil x 100 = 20%.
Qual é a margem de lucro ideal?
Não existe uma resposta padrão para isso, já que dependerá de muitas variáveis, como o setor em que você atua e as características do seu negócio.
De forma geral, boas margens de lucro para empresas no setor de comércio giram em torno de 15 a 20%, já para indústrias, essa porcentagem é entre 8 a 12% e para serviços de 20 a 30%.
Se a sua está abaixo dos patamares que citamos para o seu setor, há alguns caminhos que você pode seguir, como: tentar reduzir seus custos de produção, diminuir as despesas, melhorar suas vendas, oferecer um diferencial competitivo, investir em marketing, melhorar o relacionamento com seus clientes, entre outros pontos.
Agora você já sabe tudo sobre margem de lucro? Continue aprendendo: leia o nosso conteúdo sobre ponto de equilíbrio contábil e descubra a importância desse indicador e como calculá-lo.