Skip to content

Por que a contabilidade é indispensável para as empresas?

Por que a contabilidade é indispensável para as empresas?

Por que a contabilidade é indispensável para as empresas?

Facilmente encontramos empresários que fogem das tarefas relacionadas à contabilidade das suas empresas, principalmente por eles acreditarem se tratar de tarefas difíceis, complicadas ou entediantes. Mas é inegável a importância desse segmento no dia-a-dia dos negócios e, mais ainda, para o futuro do empreendimento.

A parte financeira é a cabeça de qualquer empresa, sendo responsável direta por criar as condições necessárias para que o negócio seja viável e sustentável, possibilitando a chegada ao sucesso.

Funções da contabilidade na empresa

  • Finanças em dia

A contabilidade é responsável por manter o equilíbrio entre as receitas e despesas da empresa, garantindo o pagamento das obrigações legais, fornecedores, remunerações e investimentos.

Uma empresa que não possui controle financeiro fica mais sujeita a imprevistos que podem causar sérios prejuízos ao seu patrimônio e principalmente à imagem do empreendimento, podendo perder a confiança e credibilidade de parceiros e fornecedores.

  • Decisões Estratégicas

Quando a contabilidade está bem estruturada ela ajuda a visualizar a empresa com detalhes e dessa forma é possível identificar setores que precisam de investimentos ou que podem ser enxugados, se for necessário. Quando você não conhece os números da empresa de perto pode acabar cometendo erros de investimento, ou desperdiçando valores sem perceber.

O controle contábil evita também projeções equivocadas. Não é incomum encontrar empresas que, por um erro contábil, acabam não prevendo situações negativas a médio e longo prazo e assim, não conseguem perceber a necessidade de ajustes nas finanças da empresa.

Dessa forma o controle contábil ajuda os empresários no processo de tomada de decisões, pois permitem a visualização total da empresa, com detalhes, e projeções verdadeiras do futuro da empresa, sendo assim o gestor pode decidir com base em informações precisas tanto de valores disponíveis, como de necessidades da empresa.

  • Redução de impostos

Todas as empresas precisam pagar impostos ao governo, mas em alguns casos a falta de um controle contábil faz que com o empresário acabe pagando mais tributos do que é necessário, ou mesmo pagando em duplicidade nos casos em que notas, faturas ou outros documentos se perdem.

O controle contábil é essencial para a verificação das obrigações reais da empresa assim como se existem outros enquadramentos na lei possíveis que permitam beneficiar a empresa, o que muitas vezes acontece.

  • Empresa legalizada

Ainda relacionado ao pagamento dos impostos, mas não só a eles, existem obrigações legais que podem causar até mesmo o fechamento da empresa caso não sejam cumpridas. E muitas vezes o não cumprimento é devido à falta de conhecimento, perda de prazos ou não observação de todas as exigências, fatos perfeitamente contornáveis.

Infelizmente existe muita burocracia quando alguém deseja abrir uma empresa, e algumas destas precisam ser renovadas frequentemente. Obrigações trabalhistas também causam grandes transtornos às empresas quando não são observados. Muitos pequenos detalhes que podem passar despercebidos por alguém quem não possua os conhecimentos necessários.

  • Empresa organizada

Algumas empresas fazem o controle contábil apenas para constar, não enxergando a real importância desse acompanhamento para a empresa.

O acompanhamento contábil realiza um controle rigoroso das finanças da empresa e permite a identificação rápida de qualquer problema de registro, fluxo de caixa, etc, ou mesmo oportunidades de investimentos que serão importantes para a empresa.

Ser empreendedor no Brasil não é tarefa fácil e diariamente novos desafios são impostos às empresas que precisam manter a competitividade para seguir em frente. Nessa realidade a contabilidade possui função essencial para a saúde financeira da empresa, tanto do presente como no futuro, sendo ainda mais importante em momentos de crise e turbulência econômica.

Para algumas empresas, principalmente as micro, pequenas e médias, pode ser difícil manter um setor específico de contabilidade e nesses casos é interessante a contratação de um profissional autônomo, escritórios de contabilidade ou de um software de gestão financeira que facilita o controle contábil de empresas que não possuam muita complexidade de documentos.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp
Fale conosco