O que mudou na modalidade homeoffice?
Anteriormente, não havia regulamentação específica na legislação para a modalidade homeoffice. A regulamentação era segundo regras da própria empresa. Apenas as empresas que já praticavam a modalidade de teletrabalho.
Embora ainda existam pessoas que se deslocam para o escritório para trabalhar, o homeoffice tem se tornado cada vez mais comum, principalmente depois da pandemia do COVID-19. Entre os benefícios do homeoffice, podemos citar a possibilidade de reduzir tempo de deslocamento e estresse.
Atualmente, após a reforma trabalhista, o trabalho em homeoffice foi regulamentado. Agora ele é considerado um trabalho exercido fora das dependências do empregador. Sendo possível também a exigência de comparecimento do empregado esporadicamente. Fica a cargo do empregador o fornecimento, substituição e manutenção dos equipamentos de TI. Além disso também fica a cargo do empregador o reembolso de possíveis despesas, já previstas no contrato. Também existe a possibilidade da mudança do contrato, alterando entre presencial e homeoffice. Porém os empregados que trabalharem na modalidade homeoffice não terão direito a horas extras.
Acesse nosso blog para mais informações sobre a reforma trabalhista
https://zipcontabilidade.com.br/blog
Acesse, Conheça, Evolua