Você quer reduzir os gastos na empresa sem prejudicar seu desenvolvimento? Fazer a contenção das despesas é importante para ter dinheiro suficiente para investir no crescimento do negócio.
Com a adoção de algumas práticas simples no dia a dia é possível controlar melhor os gastos, ter mais tempo para desempenhar suas atividades e aumentar o faturamento. Já imaginou como seria bom? Pois é, por entendermos o quanto isso é importante para sua organização, separamos algumas dicas para ajudar você. Vamos acompanhar?
1. Otimize os processos
A organização dos processos ajuda muito a reduzir os gastos na empresa. Afinal, isso auxilia você a ter mais produtividade e eficiência no dia a dia. Por exemplo: você pode programar um ou dois dias na semana para realizar visitas aos clientes. Além de escolher as datas, também é possível organizar a rota para diminuir o gasto de combustível.
2. Crie metas para reduzir gastos na empresa
Liste as despesas do negócio e avalie se todas são necessárias ou se é possível cortas alguns gastos. Muitas vezes, pequenas mudanças já podem promover uma economia considerável ao final do mês. Veja alguns exemplos:
- troca de copos plásticos de café por xícaras (além de proporcionar economia essa é uma prática mais sustentável);
- uso de lâmpadas de led;
- redução da impressão de papéis, dando prioridade ao envio de arquivos digitais;
- apagar as luzes quando não há pessoas no ambiente;
- negociar as taxas bancárias ou trocar de instituição (algumas empresas já oferecem contas com emissão gratuita de boletos);
- diminuição dos níveis de estoque.
Sendo assim, avalie quanto você precisa reduzir dos seus gastos e estabeleça metas e prioridades em suas ações.
3. Invista em tecnologia
Já existem diferentes plataformas para auxiliar gestores e profissionais autônomos na organização das demandas, controle do tempo utilizado em cada atividade e integração de informações.
O trello, por exemplo, disponibiliza uma versão gratuita para quem deseja listar suas tarefas por ordem de prioridade, estabelecendo prazos para execução. O Toggl, por sua vez, pode ser utilizado para controlar o tempo usado em cada demanda. Isso vai ajudar você a precificar melhor os serviços conforme sua dedicação para cada cliente. Plataformas de ERP (Enterprise Resource Planning), por sua vez, contribuem para a gestão e controle de todas as informações do negócio.
Assim, você tem ganho de produtividade, controle das demandas e ainda consegue gerenciar melhor seu custo em comparação com o valor cobrado do cliente. Consequentemente, esses dados vão ajudá-lo a organizar melhor a situação financeira da empresa, possibilitando a redução das despesas.
4. Conte com o auxílio de uma contabilidade online
Você já parou para pensar em quanto gasta com as operadoras de cartão ou com as multas por descumprimento da legislação? Pois é, nem sempre é fácil controlar todas as informações, escolher o melhor regime tributário e ainda dar atenção ao que realmente importa: o seu trabalho.
Por isso, pode ser mais prático contar com o apoio de uma contabilidade online para gerenciar os aspectos legais e tributários do negócio. Dessa forma, você garante o atendimento de todas as obrigações e ainda consegue focar no crescimento da sua empresa.
Viu como é fácil reduzir gastos na empresa sem prejudicar seu crescimento? Aproveite para adotar essas práticas e ver seu negócio prosperar ainda mais! Ah, não se esqueça de compartilhar esse conteúdo nas suas redes sociais, quem sabe algum amigo seu não está precisando de uma “ajuda” extra?