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Como analisar a margem de contribuição?

Como analisar a margem de contribuição?

A margem de contribuição é uma informação importantíssima para empresas e indústrias de todos os setores. Afinal, a análise desse valor permite entender se o negócio está ou não tendo lucro.

Apesar disso, nem todos os gestores sabem, exatamente, como calcular e analisar esse indicador econômico-financeiro. Esse é o seu caso? Então veja as dicas que separamos sobre o assunto!

O que é margem de contribuição?

É a diferença entre a receita de uma venda e os custos diretos e variáveis que incidem sobre esse produto ou serviço. 

Em outras palavras, a margem de contribuição mostra o quanto sobra à empresa pela venda de um item após serem descontados todos os gastos variáveis.

Cálculo

A fórmula geral de cálculo da margem de contribuição é:

MC = PV – CV

MC é margem de contribuição, PV é preço de venda e CV é custo variável.

Vamos supor que você tenha uma confecção. Para produzir uma camisa, você gaste R$10, porém, você a vende por R$20. Assim, sua margem é de R$10, ou seja, de 50%.

Além da margem unitária, você também pode calcular a margem de contribuição da sua empresa. Nesse caso, a fórmula é:

Margem de contribuição = valor das vendas – (custos variáveis + despesas variáveis)

Os custos são todos os valores necessários para a manufatura e o desenvolvimento dos produtos oferecidos pela empresa. Já as despesas são os gastos que não impactam diretamente no produto.

Assim, temos que os custos variáveis são os gastos que variam conforme o volume de produção (por exemplo: a matéria-prima para a fabricação dos produtos ou os impostos pagos na comercialização). 

Já as despesas variáveis são os gastos administrativos que aumentam ou diminuem na mesma proporção das vendas, como a comissão de vendedores.

Para calcular a Margem de Contribuição percentual, use a fórmula:

MC (percentual) = (MC/ Receita de vendas) x 100

Vamos supor que sua empresa venda 100 camisetas por R$70, mas gaste R$20 para produzi-las e R$15 para vendê-las. A receita total seria de R$7000. Ao colocar na fórmula acima teríamos o percentual de 50%. Assim, a margem de contribuição desse produto seria de 50%.

Qual a principal função da margem de contribuição?

Ela ajuda o gestor a entender se a empresa está ou não lucrando nas suas vendas.

Além disso, esse dado auxilia na hora de precificar corretamente os produtos e serviços e a entender quantos produtos precisam ser vendidos para cobrir os custos do negócio (ponto de equilíbrio contábil).

Sem conhecer esse indicador, o gestor acaba trabalhando “no escuro” e tomando decisões baseadas no “achismo”, que podem não ser tão interessantes para o futuro e o crescimento da empresa.

Por exemplo, é possível que você esteja vendendo muito, mas mesmo assim acabe tendo prejuízo, porque sua precificação não é adequada.

Dessa forma, a margem de contribuição pode indicar informações importantes como:

  • avaliação da lucratividade do negócio;
  • definir os preços mínimos de venda dos produtos;
  • determinar o ponto de equilíbrio;
  • traçar estratégias de vendas;
  • estabelecer descontos progressivos em função do volume de venda, criar promoções e decidir quais produtos descontinuar na empresa.

Margem de contribuição e margem de lucro: quais as diferenças?

A margem de contribuição, como vimos, é o indicador que mostra qual o percentual de faturamento que você tem para pagar as despesas e os custos fixos.

O lucro, por outro lado, é o resultado dessa conta. Ou seja, o que sobra para a sua empresa depois de pagar todos os custos e despesas da operação. Este é o conceito de lucro operacional.

O lucro bruto é o valor que sobra depois de pagar os custos e as despesas variáveis para a produção e comercialização do produto. 

Por isso, o lucro bruto também pode ser considerado a margem de contribuição.

Mas quando falamos em lucro positivo das operações (o que todos os gestores querem alcançar), estamos falando do lucro operacional.

Como analisar a margem de contribuição?

Depois de calcular a margem de contribuição, muitos gestores se questionam se, afinal, esse valor é bom ou ruim. Não existe um número ideal, tudo depende das características do seu negócio e do seu setor.

De forma geral, quanto mais alta for sua margem de contribuição, melhor, já que ela indica uma chance de obter mais lucro.

Contudo, se a sua empresa aumenta as despesas na mesma proporção que a receita (quanto mais ganha, mais gasta), a margem de contribuição, mesmo alta, não conseguirá cobrir seus custos.

Ponto de equilíbrio

Uma forma de analisar se a sua margem é boa ou não é comparando com o ponto de equilíbrio. Ele é alcançado quando você vende o necessário para pagar os seus custos e despesas.

Então, se a sua é suficiente, apenas, para pagar os custos e despesas fixas (e não sobra dinheiro em caixa), você atingiu o ponto de equilíbrio, mas está no “zero a zero”.

O ideal, portanto, é que a contribuição seja suficiente para cobrir seus custos e para gerar lucro.

Caso, por outro lado, caso a sua margem seja negativa – essa é uma indicação de que está na hora de tomar medidas urgentes, pois sua empresa está operando no prejuízo.

Como a margem de contribuição é calculada com base no valor da receita e dos custos variáveis, as atitudes devem focar em ambos os pontos. 

Muitos gestores, ao notarem que estão operando no prejuízo, investem apenas em campanhas de vendas. E até conseguem vender mais, só que como não há nenhuma medida para reduzir os custos variáveis, eles continuam subindo na mesma proporção, mantendo a margem de contribuição igual.

Uma forma de trabalhar com promoções para modificar essa realidade seria, por exemplo, aumentar as vendas de um produto com uma margem de contribuição maior que os demais itens, fazendo com que ele tenha uma participação maior nas suas receitas e compense a sua margem negativa.

Ou, ainda, você poderá pensar em retirar de linha o produto com margem negativa. E, claro, pensar em formas de reduzir os custos e despesas e até ajustar o preço de venda. Agora ficou mais fácil entender a margem de contribuição? Aproveite e veja nosso conteúdo completo sobre margem de lucro para entender melhor esse tema!

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