Skip to content

Qual a diferença da contabilidade para médicos em relação à tradicional?

Qual a diferença da contabilidade para médicos em relação à tradicional?

O auxílio especializado em contabilidade na área da saúde garante a médicos e profissionais desse segmento um atendimento personalizado às características e necessidades da profissão. Afinal, os conceitos contábeis aplicados a essa atividade podem ter algumas diferenças peculiares que o formato tradicional.

Uma empresa especializada tem conhecimento mais profundo e, portanto, condições de oferecer soluções padronizadas, diferentemente de um serviço contábil tradicional, que se limita às regras gerais, pela impossibilidade de se aprofundar em todos os segmentos de empresas que atende.

Neste artigo, mostraremos os principais aspectos que diferenciam um serviço de contabilidade especializado na área médica do que é tradicionalmente oferecido no mercado contábil. Acompanhe!

O diferencial do atendimento

Para um médico, faz total diferença poder contar com profissionais que conhecem suas limitações de horário e agenda, que sabem como funcionam os plantões e as práticas de hospitais e convênios tomadores de serviço, as particularidades na emissão de Notas Fiscais e deduções possíveis no Imposto de Renda, além do contato direto com os conselhos regionais de medicina.

Por tudo isso, a contabilidade especializada se mostra a melhor opção para médicos e profissionais da saúde, em geral, que priorizam suas carreiras e preferem não se preocupar com as questões burocráticas da profissão.

A segmentação, por essência, permite atenção total àquele nicho de mercado específico, o que significa também a redução de riscos, mesmo diante de pequenos detalhes, e uma maior possibilidade de vislumbrar novas oportunidades.

Ao contar com uma empresa de contabilidade especializada na área médica, você poderá dedicar uma maior parte do seu tempo para executar as atividades e tarefas que, efetivamente, proporcionarão resultados para sua empresa ou atividade profissional, garantindo que todas as questões contábeis, fiscais e trabalhistas estejam sendo cumpridas de forma correta e eficiente pelos profissionais capacitados e acostumados a lidar com esse tipo de assunto.

A dúvida sobre a constituição de empresa

Quando o assunto é contabilidade para médicos, uma das principais dúvidas que vem à mente de quem atua nesse segmento é sobre a necessidade da abertura e constituição de um CNPJ para desenvolver suas atividades.

Nesse ponto, uma prestadora de serviços contábeis especializada poderá fazer toda a diferença. Isso porque, um médico pode, perfeitamente, atuar como profissional liberal, entretanto, apesar de não ter todas as responsabilidades de um negócio, ele deverá arcar com uma altíssima carga tributária prejudicando severamente seus ganhos.

Nesse sentido, ao contar com uma contabilidade especializada nessa área você receberá as informações necessárias para verificar a viabilidade da abertura e legalização de um negócio ou atuação como pessoa física.

Com as informações fornecidas pela sua contabilidade, o médico empreendedor terá em mãos tudo o que precisa para fazer a comparação entre os valores pagos a título de tributos em ambas as situações, evitando tomar decisões equivocadas que podem prejudicar em muito a lucratividade da sua atividade em pouquíssimo tempo.

A escolha do regime de tributação

O regime de tributação é, basicamente, a metodologia de apuração e cálculo dos tributos de uma empresa. A Lei permite que o contador e empresário façam uma profunda análise do lucro e gastos do negócio e apliquem a modalidade que acreditarem ser a ideal.

O grande problema é que uma simples falha nessa etapa pode impactar negativamente a lucratividade de um negócio. Por isso, o estudo deve ser feito por profissionais que, efetivamente, entendem do assunto.

No Brasil, existem 3 regimes mais conhecidos: Lucro Real, Presumido e Simples Nacional. Cada um deles tem características completamente distintas. Muitos empresários acreditam que o Simples Nacional será sempre a melhor opção para todo tipo de negócio. Porém, esse é um erro que pode ser fatal para o seu empreendimento na área médica.

Podem existir empresas desse segmento que se encaixariam bem no Simples, porém, outras se beneficiarão mais enquadrando-se no Lucro Presumido e, até mesmo, no Lucro Real. Tudo dependerá da análise de todas as receitas e gastos que ocorrem.

A escolha do regime de tributação de uma empresa que vende roupas, por exemplo, é totalmente diferente de uma clínica, consultório ou hospital. Essas empresas têm necessidades completamente diferentes e precisam ser avaliadas por pessoas que conhecem a flutuação de suas receitas, custos e despesas em um processo denominado planejamento tributário.

Se você escolher um regime de tributação equivocadamente, sua empresa deverá permanecer nele até o fim do ano em que a seleção foi feita e o grande problema disso é que o negócio poderá pagar mais impostos do que, efetivamente, seria devido se ela estivesse enquadrada na modalidade correta.

Ao contar com uma contabilidade especializada na área médica você evitará ser contaminado por informações equivocadas que podem direcioná-lo à escolha de um regime de tributação inadequado para o seu tipo de negócio.

O aproveitamento de benefícios fiscais

Existem aqueles que pensam que o governo tem um único objetivo: arrecadar dinheiro dos empresários e profissionais que movimentam o país. Porém, isso é uma ideia totalmente equivocada. Você sabia que os próprios entes tributantes oferecem uma série de benefícios fiscais para aquecer ou incentivar determinado mercado?

Isso significa que existem atividades que têm alíquotas reduzidas ou isenções de alguns impostos por determinado período e a única forma de ter acesso a esses benefícios é contando com profissionais que os conheçam e saibam aplicar em cada tipo de negócio.

Além disso, da mesma forma que o contador saberá identificar os benefícios fiscais aplicáveis à sua empresa, ele também terá o conhecimento necessário para verificar aqueles que não podem ser aplicados e evitar um processo chamado evasão fiscal, quando um contribuinte utiliza de subterfúgios ilegais para evitar o pagamento de seus tributos.

Portanto, independentemente do fato, se é para aproveitar benefícios ou evitar problemas com o fisco, esses processos também são diferenças consideráveis que devem ser observadas na hora de contratar um profissional da contabilidade.

O atendimento às normas tributárias

Por fim, não há como se discutir o assunto de empresas sem tocar na dificuldade que os empresários da área médica têm em manter seus negócios em dia com o fisco. Afinal, na faculdade, não é ensinado como gerenciar um empreendimento e adequá-lo às normas que sofrem mutações frequentemente.

Acredite, nem mesmo os profissionais da contabilidade ou advogados conhecem todos os pontos das inúmeras Leis que compõem o sistema tributário nacional. Por isso, é fundamental que você tenha ao seu lado um profissional contábil que domina, especificamente, as normas que são aplicadas ao seu tipo de empresa.

Isso evitará prejuízos incalculáveis em sua empresa. Além de prevenir a escolha de um regime de tributação equivocado, que pode fazer você pagar mais impostos que o necessário, uma má gestão contábil também pode gerar multas e bloqueios em sua empresa.

A falta de envio de uma declaração mensal, ou, o atraso na sua transmissão, pode gerar multas altas e, o pior, totalmente imprevisíveis, prejudicando severamente o setor financeiro do seu negócio. Além disso, esse tipo de problema também pode bloquear a emissão de certidões de regularidade fiscal com os órgãos tributários.

Ter um profissional da contabilidade que conhece os preceitos da área médica é uma forma de se prevenir quanto a problemas futuros, bem como, garantir que o seu negócio terá grandes chances de gerar resultados positivos com o passar dos anos.

Gostou deste artigo? Quer saber mais sobre como encontrar esse tipo de profissional? Então, entre em contato conosco. Temos uma equipe especializada e pronta para atender você.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *