Ícone do site ZIP CONTABILIDADE

Abrir empresa: 8 passos importantes!

Abrir empresa

O brasileiro tem investido cada vez mais no empreendedorismo. De acordo com o boletim Mapa das Empresas, do Ministério da Economia, em 2020 houve um aumento de 6% no número de novas empresas abertas, em relação a 2019. Diante disso, é claro, mais pessoas se perguntam sobre como abrir empresa.

Descobrir os passos básicos é fundamental, evitando problemas posteriores, como pagamento de impostos mais altos do que o necessário ou até falta de alvarás. Não sabe como abrir empresa, mas tem o sonho de empreender? A gente te ajuda!

Qual o passo a passo para abrir empresa?

Abrir uma empresa pode ser uma tarefa complicada para algumas pessoas, já que envolve inúmeras decisões e burocracias. Para ajudar, separamos os passos básicos que você precisa seguir.

Passo 1: modelo de negócio e atividades

Tudo começa com um bom planejamento – já que sem ele, será difícil tornar sua empresa lucrativa. O primeiro passo, portanto, é definir qual será o modelo de negócio e as atividades.

Atualmente, há inúmeras opções em termos de modelos de negócios, sendo preciso escolher o que melhor se adeque a sua realidade e objetivos. Algumas opções são:

Aproveite para definir as principais atividades do seu novo negócio, considerando o que ela venderá e o segmento em que irá atuar. Esse é um ponto muito importante, pois a informação será usada para definir várias outras questões.

Passo 2: defina o nome da empresa

O nome da empresa é um ponto muito importante, pois é como seus consumidores irão conhecer a sua marca. É fundamental explicarmos aqui a diferença entre nome fantasia e razão social.

O nome fantasia é o nome comercial da sua empresa, ou seja, o nome que aparecerá na sua fachada e pelo qual seus clientes conhecerão sua empresa. Ele pode ser registrado como marca e é mais fácil de ser alterado posteriormente.

Para escolher o nome fantasia, algumas dicas são válidas, como:

 A razão social, por outro lado, é o nome de registro da sua empresa. Ou seja, é o nome dado à pessoa jurídica, que constará em documentos legais, escrituras e contratos.

Passo 3: escolha o tipo de empresa (MEI, ME, EPP)

Agora que você já tem um planejamento mais estruturado, é hora de pensar em qual será o porte da sua empresa.

O MEI é o microempreendedor individual e geralmente é como muitos autônomos, freelancers e prestadores de serviço que se iniciam no empreendedorismo. Embora ele seja mais barato e menos burocrático, possui algumas limitações, como o faturamento anual máximo de R $81 mil e o fato de poder contratar apenas 1 funcionário. Além disso, nem todas as atividades são permitidas no MEI.

Outra alternativa é a microempresa, ME. Nela, você poderá ter 1 ou mais sócios, faturar até R $360 mil por ano, emitir quantas notas quiser, além de ter mais atividades permitidas. Como microempresa, seu negócio poderá optar pelo regime tributário Simples Nacional, que unifica 8 impostos em uma guia mensal única, simplificando a vida do empresário.

Se a ideia é faturar um pouco mais, opte pela EPP (Empresa de Pequeno Porte), com faturamento permitido entre R $360 mil a R $4,8 milhões por ano. Da mesma forma que a ME, também há possibilidade de optar pelo Simples Nacional.

Passo 4: defina a natureza jurídica da empresa

A natureza jurídica é a forma de constituição da sua empresa, ou seja, quem são os sócios e qual a participação de cada um deles na empresa e no montante inicial. As informações devem estar descritas no contrato social. 

Se você vai abrir uma empresa sem sócios, pode optar pelo modelo EI (Empresário Individual). O único entrave, é que, se o negócio contrair dívidas, o patrimônio pessoal do empresário pode ser usado para quitá-las. Além disso, profissões regulamentadas, como advogados, dentistas e médicos, não podem optar por essa modalidade.

Outra alternativa para quem não terá sócios é a EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada). Nesse caso, há separação entre os bens da empresa e do empresário, contudo, o capital social mínimo exigido é de 100 salários mínimos vigentes. Em caso de dívidas da empresa, esse valor deve estar disponível para a quitação delas.

Uma opção mais recente é a SLU (Sociedade Limitada Unipessoal), criada em 2009, e a mais usada para quem deseja abrir uma empresa sem sócios. Ela não exige capital social mínimo, não coloca em risco o patrimônio pessoal do empresário e abrange também as profissões regulamentadas.

Se a ideia é abrir uma empresa com sócios, você pode optar pela LTDA (Sociedade Limitada), com a responsabilidade dos sócios restrita ao valor do capital social, sem exigência de valor mínimo.

Passo 5: escolha o seu regime tributário

Para definir o regime tributário, é muito importante contar com a presença de um contador experiente. Assim, você terá a certeza de que não estará pagando impostos a mais do que o necessário.

As opções mais usadas são:

Passo 6: elabore o Contrato Social

O Contrato Social é o documento que formaliza a abertura de uma empresa e onde estarão os dados básicos do novo empreendimento, como nome dos sócios, participação de cada sócio no capital, ramo da atuação da empresa, deveres de cada sócio etc.

Esse documento será usado para registrar sua nova empresa nos órgãos públicos e também caso você decida participar de licitações públicas ou abrir uma conta jurídica em banco.

Passo 7: separe as documentações e faça o registro na Junta Comercial

Muitas pessoas têm dúvidas sobre quais são os documentos necessários para abrir empresa. Isso varia muito de estado para estado e também das exigências municipais. De forma geral, existem alguns documentos básicos, que são:

Se você desempenha alguma atividade regulamentada, poderá ter de apresentar seu registro, como CREA, OAB, CRM entre outros.

Após reunir essa documentação, é preciso ir à Junta Comercial ou ao Cartório, dependendo da atividade a ser exercida e protocolar seu pedido de registro. Somente após esse processo, você obterá o CNPJ.

Passo 8: obtenha o alvará de funcionamento

Mesmo com o CNPJ em mãos, você ainda não poderá colocar sua empresa para funcionar. É preciso garantir que o imóvel escolhido está em uma área permitida pela sua prefeitura para aquela atividade.

Por isso, confira antecipadamente quais são as exigências municipais para obter o alvará de funcionamento, pois isso pode variar de cidade para cidade.

Alguns ramos, ainda precisam de alvarás específicos, como da Vigilância Sanitária, dos Bombeiros e de outros órgãos.

As principais dúvidas sobre abertura de empresa

Apesar do passo a passo, ainda tem dúvidas sobre como abrir empresa? Veja as dúvidas mais comuns sobre o tema.

Quanto custa abrir empresa?

O custo para abrir empresa depende muito do porte e da natureza jurídica dela. Em geral, esse valor gira em torno de R $1,5 mil, considerando os custos com documentação, taxas e contador.

Além disso, como você viu, será preciso separar um valor para o capital social, que varia dependendo da natureza jurídica.

E ainda será preciso pensar nos custos extras para colocar sua empresa em funcionamento, como pró-labore dos sócios e dos funcionários, registro da marca, investimento inicial para aluguel do espaço e compra de produtos ou matérias-primas, entre outros.

O que é preciso para abrir empresa?

Para abrir uma empresa, o primeiro passo é entender o mercado em que você vai atuar, o que já existe nesse mercado e como se destacar do restante. Isso porque, de nada adianta abrir um negócio se ele for mais do mesmo. 

Você precisa também impor metas para que o planejamento da empresa siga de forma saudável e próspera, seja no âmbito financeiro ou na aquisição de clientes. 

A aquisição de clientes e o planejamento financeiro também são essenciais para qualquer início de negócio. 

Feito isso, o que você precisa para abrir uma empresa é encontrar um contador, elaborar um contrato social que define as atividades da empresa e seu funcionamento. 

A partir disso, você precisa abrir um registro na Junta Comercial ou Cartório de Pessoas Jurídicas do seu estado, pois é a partir disso que sua empresa começará a existir. Isso deve ser feito antes do CNPJ, sendo requisito essencial para prosseguir com o processo. 

Depois disso, você precisa de um alvará de funcionamento, o que permite que você abra de verdade o seu negócio. Isso envolve checar na prefeitura onde você mora se a atividade planejada pode ser exercida no local escolhido. 

A partir disso, você precisa fazer sua inscrição estadual na internet junto ao seu CNPJ. E, por fim, você precisa checar as licenças e inscrições nos órgãos de regulação estaduais e municipais para conseguir seu alvará de funcionamento.

Qual a diferença entre MEI e CNPJ?

Existem muitas semelhanças na vida do brasileiro e uma delas é o MEI e o CNPJ. A diferença principal, são os verbos utilizados: ser e ter. 

O CNPJ significa Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, ou seja, um número de identificação que toda empresa deve ter, independente de seu tamanho. Toda empresa ao ser criada, possui um CNPJ.

Por outro lado, o MEI é o Microempreendedor Individual, uma pessoa que tem um tipo de empresa e consequentemente um CNPJ. O MEI é uma modalidade simplificada que foi criada para regularizar profissionais autônomos, com alguns benefícios, como a emissão de notas fiscais e recolhimento de tributos com taxa reduzida, 

Como abrir uma empresa sozinho? 

Abrir uma empresa não é tão complicado quanto parece ser. É totalmente possível você fazer isso sozinho. 

Você não precisa de um capital social alto ou de uma grande estrutura para começar sua operação, podendo começar até mesmo em casa, dependendo do tipo de negócio. 

Para abrir sua empresa, além de muita dedicação e cuidado, você precisa abrir um CNPJ, na modalidade MEI e buscar o seu ramo de atividades no banco de dados do governo. 

A partir disso, você será responsável por toda a operação da empresa, desde como cuidar do seu negócio até a gestão estratégica. 

O fato é que você não precisa adiar seu sonho de empreender por falta de sócios ou de uma grande infraestrutura. Basta ter um CNPJ e encarar esse desafio.  

Precisa de contador para abrir empresa?

De acordo com a lei, não é obrigatória a presença do contador durante a abertura de uma empresa. Porém, para as empresas funcionarem, elas precisarão de um contador e um sistema de contabilidade – a única exceção é o MEI.

É válido destacar que, embora não seja obrigatória, a assessoria de um contador faz toda a diferença no processo. Afinal, o profissional poderá lhe auxiliar em inúmeras decisões importantes, como a natureza jurídica, o porte e o regime tributário mais adequado ao seu novo empreendimento, evitando problemas posteriores e gastos excessivos.

Agora, você já sabe como abrir empresa? Se está precisando de um auxílio agora, conte com a ZIP Contabilidade! Somos um time de especialistas com serviço de contabilidade online, ajudando empresas de diferentes portes e segmentos em todo o Brasil. Acesse o nosso site e conheça mais sobre nossos serviços!

E aí, vamos começar?

Se precisar de mais informações ou tiver dúvidas específicas, nossa equipe de especialistas está à disposição para te auxiliar. Aproveite esta oportunidade para conhecer nossos planos

Quem deve fazer a declaração de imposto de renda em 2024?

Confira as regras e o prazo para a entrega para a declaração do IRPF à Receita Federal Com a chegada…Leia Mais

Contabilidade para psicólogos: Entenda como funciona, Impostos, CNPJ e emissão de nota fiscal

O serviço de contabilidade para psicólogos desempenha um papel fundamental ao oferecer suporte na resolução de questões burocráticas complexas, incluindo…Leia Mais

5 Sinais claros de que você está pronto para abrir sua empresa

Abrir um CNPJ é um marco significativo na jornada de qualquer empreendedor. Representa não apenas o reconhecimento oficial do seu…Leia Mais

Quanto tempo leva para abrir minha empresa em 2024?

Ao ponderar sobre iniciar um empreendimento, é natural se questionar: quanto tempo leva para abrir minha empresa? Levando em consideração…Leia Mais

Fator R para Startups e Empresas Novas: Navegando no Primeiro Ano de Atividade

Posted by Comments: 0O Fator R é uma variável crucial no mundo do empreendedorismo, especialmente para startups e empresas recém-criadas. O primeiro ano…Leia Mais

Entendendo o Simples Nacional: Um Guia para Empreendedores Iniciantes

Posted by Comments: 0O Simples Nacional é um regime tributário que oferece vantagens significativas para pequenas e médias empresas. No entanto, para empreendedores…Leia Mais

Inauguração da Franquia ZIP Contabilidade em Alpinópolis

Posted by Comments: 0É com grande entusiasmo que compartilhamos as imagens da inauguração da mais nova franquia da ZIP Contabilidade na encantadora cidade…Leia Mais

Novo Salário Mínimo R$ 1.412 começa a ser pago nesta-quinta-feira

Posted by Comments: 0A partir desta quinta-feira (1º), os trabalhadores começam a receber o salário mínimo oficial de R$ 1.412. O dinheiro, referente…Leia Mais

Confraternização de Fim de Ano ZIP 2023 I veja fotos do evento

Posted by Comments: 0Estamos encerrando mais um ano incrível repleto de desafios superados, metas alcançadas e, claro, muita dedicação da nossa equipe. E…Leia Mais

Dia das Crianças ZIP 2023 I veja fotos do evento

Posted by Comments: 0Nosso blog está prestes a se transformar em uma verdadeira terra de encantamento e diversão, pois estamos prestes a compartilhar…Leia Mais
Classifique nosso post [type]
Sair da versão mobile