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Como criar um modelo de negócio?

Como criar um modelo de negócio?

Quando o assunto é abrir uma empresa, o que não faltam são dúvidas, não é mesmo? Criar um modelo de negócio é uma forma de iniciar um empreendimento com o pé direito, aumentando as chances de sucesso.

Se você não sabe como planejar seu negócio e está precisando de algumas dicas, siga lendo este conteúdo e saiba tudo sobre modelo de negócio!

O que é modelo de negócio?

O modelo de negócio é a forma como a empresa cria, entrega e captura valor. Então, o modelo dependerá muito da proposta de valor e das características da sua empresa.

A melhor forma de definir este modelo é por meio da ferramenta Canvas. Ela foi desenvolvida por Alex Osterwalder e ajuda os empresários a entenderem completamente a empresa que desejam abrir.

O principal objetivo do modelo é descrever os principais elementos e fases que compõem o empreendimento, proporcionando uma organização mais integrada.

Assim, o modelo de negócio Canvas é baseado em um quadro com blocos organizados que facilitam o empreendedor a visualizar rapidamente cada função da empresa – descobrindo o que precisa ser feito em cada etapa para conquistar mais clientes e aumentar os resultados.

Graças à facilidade de visualização, o modelo de negócio Canvas permite ao empresário ter mais inovação, estabelecendo uma proposta de valor única ao seu novo empreendimento.

Um bom modelo de negócio, contudo, precisa ser capaz de responder a algumas perguntas básicas, como:

  1. O que vou fazer? (A resposta é a proposta de valor da empresa).
  2. Para quem vou fazer? (A resposta é a definição do público consumidor e as melhores maneiras de se comunicar com essas pessoas).
  3. Como vou fazer? (A resposta deve trazer os principais recursos, atividades e parceiros).
  4. Quanto vou gastar? (A ideia é levantar a estrutura de custo para viabilizar o negócio).

Os componentes centrais de um empreendimento (e que devem estar presentes no seu modelo de negócio) são: segmento de clientes, proposta de valor, canais de distribuição, relacionamento com clientes, fontes de receita, recursos principais, atividades chave e principais parcerias e custos. Todos esses elementos devem estar devidamente detalhados no seu modelo de negócio.

Plano de negócio x Modelo de negócio

O modelo de negócio é uma definição inicial que ajudará o empreendedor a ter um norte antes de abrir a empresa. Já o plano de negócio é uma etapa seguinte, que irá complementar o modelo, identificando a viabilidade da ideia por meio de alguns indicadores.

O plano de negócio pode ser entendido como um roteiro que ajudará a pensar em todos os aspectos relacionados a sua empresa, fazendo uma análise mais profunda sobre seu mercado e segmento, compreendendo, por exemplo, como você desenvolverá seu modelo de negócio e como ele realmente trará retorno financeiro.

É no plano de negócio, por exemplo, que estará indicada a necessidade de investimento, a lucratividade esperada, o tempo de retorno do investimento, as ações de marketing necessárias, a função de cada sócio, as metas, a análise dos concorrentes – e assim por diante.

O plano é um instrumento vivo e que deve ser revisto periodicamente, não sendo usado apenas na abertura da empresa, mas também na manutenção e na expansão do negócio.

Como preparar um modelo de negócio?

Para montar o modelo Canvas, você precisará criar uma tabela com 9 colunas:

Segmentos de mercado

Nesta parte do quadro, você deve listar quem são seus clientes ideais. Defina um perfil com as principais informações sobre essas pessoas.

Proposta de valor

Você deve responder qual solução sua empresa entregará para as demandas dos seus clientes e os diferenciais dessa solução. Então, não vale apenas incluir a atividade da empresa – mas o que faz dela diferente das demais concorrentes.

Canais

É a forma que seu cliente compra o seu produto ou serviço, pensando em como a sua solução chegará até o seu público. Não existe apenas um canal e você pode trabalhar via omnichannel, por exemplo.

Relações com os clientes

Como a sua empresa pretende manter o relacionamento com seus clientes? Nesta parte, delimite os canais de comunicação que irá usar, tanto antes da compra, como durante e no pós-venda.

Fonte de renda

Liste tudo o que funciona como entrada de dinheiro no seu negócio e detalhe o quanto o seu cliente está disposto a pagar pelo que você oferece.

Recursos chave

Descreva o que é necessário para sua empresa executar a proposta de valor ao cliente, como os equipamentos, capital humano, local de produção etc.

Atividades chave

Inclua as principais atividades responsáveis pela entrega de valor ao cliente.

Parcerias chave

Liste as parcerias que contribuem para a sua solução, como fornecedores, terceirizações, alianças etc.

Estrutura de custos

Descreva os custos necessários para a execução e manutenção das atividades da empresa. Eles ajudarão, inclusive, a determinar o melhor preço de venda e o ponto de equilíbrio.

Dicas para preencher o modelo de negócios

  1. insira a ideia de negócio no quadro, que ajudará você a visualizá-la melhor (não tem problema se a ideia ainda não está plenamente desenvolvida);
  2. use post-its para ir adicionando ideias no quadro, porque permite que os ajustes sejam feitos a qualquer momento;
  3. você pode iniciar por qualquer bloco, mas a sugestão é começar definindo o valor da empresa e o segmento de clientes, pois essa é a combinação que traz a alma das empresas;
  4. mesmo que você não tenha uma ideia muito clara, pratique o planejamento usando a ferramenta, assim você perceberá facilmente o que precisa ser aprimorado na sua ideia de negócio;
  5. comece descrevendo a geração de valor e, em seguida, dedique-se a organização da eficiência da entrega da proposta de valor;
  6. não se preocupe se houver pontos em branco no seu Canvas, pois eles indicam áreas que precisam de mais tempo para serem analisadas, modificadas ou refinadas;
  7. se a sua empresa já existe, você também pode usar a ferramenta para atualizar sua empresa e mantê-la mais competitiva;
  8. use a ferramenta para verificar as melhorias que precisam ser feitas no seu negócio;
  9. utilize o modelo para elaborar inovações estratégicas e pense em formas de testar essas ideias antes de implementá-las, como protótipos, demonstrações etc.

Quais os modelos de negócio que existem?

Alguns modelos de negócio possuem similaridades e acabam sendo agrupados. Os mais comuns são:

Franquia

Uma empresa comercializa o uso da sua marca e do seu modelo de negócio para outros empresários. A estratégia permite que os novos empresários comecem com uma estratégia sólida e já testada, além de uma marca forte e conhecida pelos consumidores, reduzindo os riscos.

Porém, a liberdade de operações fica restrita a aprovação do detentor da marca.

Assinatura

O cliente paga mensalmente para receber produtos de diversas categorias ou serviços, como de streaming e provedores de internet. 

Os clubes de assinatura estão em alta, nos quais, os clientes pagam para receber todos os meses, por exemplo, livros, vinhos, produtos de beleza, entre outros. 

Para se sustentar, o modelo depende de uma constante qualidade, caso contrário pode perder usuários que cancelam a assinatura.

Freemium

É uma variação do modelo de assinatura. Neste modelo, há ofertas de serviços free (de graça) e premium (pagos). O usuário que escolhe em qual deseja se encaixar. As versões free costumam ser mais simples e ótimos “chamarizes” para que os usuários conheçam a solução e acabem migrando para os planos premium.

Isca e anzol

Um produto é vendido com uma baixa margem de lucro, enquanto outro, do qual o primeiro depende, é vendido com uma alta margem de lucro. Um exemplo é a máquina de café Nespresso, que é relativamente barata, mas depende da compra constante das cápsulas, que têm um valor mais elevado.

Marketplace

É como se fosse um “shopping center” virtual. É uma plataforma de vendas que reúne vários vendedores. Por exemplo o Mercado Livre, no qual vendedores diferentes se cadastram e expõem seus produtos.

As grandes redes varejistas também têm criado marketplaces, como as Americanas, Netshoes, Amazon etc. oferecendo espaço para que outros lojistas vendam no site deles. É uma boa oportunidade para pequenas empresas que têm mais dificuldade de entrar no mercado e que, devido a visibilidade da marca do marketplace, conseguem expandir suas atividades e aumentar as vendas.

Também há marketplaces de nichos, como os voltados exclusivamente para vendas de roupas, alimentos e até de artesanatos, como o Elo7.

Negócios sociais

São empresas que, além do lucro, visam ter um impacto ambiental ou social. Com as mudanças na nossa sociedade, este modelo é o que vem ganhando mais força. 

Um exemplo de empresa brasileira no ramo é o Solidarium, que desenvolve canais de comunicação não convencionais para produtores mais pobres e a Tekoha, que comercializa produtos artesanais criados por diferentes comunidades do Brasil.

Economia colaborativa

São empresas que focam em criar soluções dividindo itens como moradia, carros etc. Dois grandes exemplos são a Uber e a Airbnb. Quem tem um carro, poderá usá-lo para gerar renda transportando passageiros – e quem não tem um carro, pode se deslocar mais rápido e pagando menos, usando os motoristas do Uber. 

SaaS

É a sigla para Software as Service, um modelo de negócio que oferece ao cliente acesso a uma plataforma em contrapartida de cobranças mensais. São muito usados para softwares como ERPs, softwares de gestão e outros ligados a tecnologia. Ao invés de você comprar uma solução exclusiva para sua empresa, paga uma mensalidade e pode usar a solução desenvolvida por um terceiro.

Pronto! Agora você já sabe tudo sobre modelo de negócio e está mais preparado para abrir sua empresa, planejando adequadamente todos os pontos importantes desse novo empreendimento.

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