Quem tem uma clínica, consultório ou hospital sabe o quanto a concorrência é alta. Assim como as cargas tributárias. A contabilidade para profissionais da saúde é uma forma de se diferenciar em um mercado tão concorrido.
Além de ter a segurança de estar com seus impostos e obrigações contábeis em dia, você ainda pode contar com a assessoria especializada para reduzir os impostos e melhorar a saúde financeira do seu negócio.
Ficou interessado? Então veja as dicas que a Zip Contabilidade separou!
Qual a importância da contabilidade para os profissionais de saúde?
O contador especializado na área da saúde é capaz de lhe ajudar em todos os momentos. Desde a abertura da sua empresa, até os processos diários. Veja alguns benefícios que a contabilidade para profissionais da saúde é capaz de trazer.
Ajuda especializada para profissionais de saúde autônomos
Muitos profissionais da saúde atendem como autônomos, sem vínculo fixo com nenhuma clínica ou hospital.
Nesse caso, a contabilidade é imprescindível. Pois, se você não tiver cuidado, poderá acabar pagando um Imposto de Renda muito alto, com a alíquota máxima de 27,5% incidente sobre o valor do total dos rendimentos auferidos.
A boa notícia é que existem algumas despesas que podem ser deduzidas, como a folha de pagamento, aluguel de imóvel, material de escritório, equipamentos profissionais, entre outros.
O contador também pode lhe auxiliar na hora de emitir recibos e notas fiscais. E também de organizar e enviar o Carnê Leão.
Apoio na abertura de empresa
Se você decidir trabalhar com CNPJ ou abrir sua própria clínica, também é muito importante contar com a ajuda de um escritório contábil.
Na hora de abrir seu negócio, são muitas as decisões importantes que precisam ser tomadas. Uma delas é o regime tributário. É de acordo com ele que seus impostos serão apurados. Por isso, é indispensável que ele seja escolhido com sabedoria.
O contador poderá ajudar nesse processo. Ele irá considerar a folha de pagamento, previsão de faturamento, porte da sua clínica, atividades realizadas e outras questões para encontrar o regime que seja mais vantajoso financeiramente para sua clínica.
Outra decisão importante é em relação à natureza jurídica. A Sociedade Simples Pura é a opção mais buscada por profissionais com a mesma especialidade, como médicos, dentistas ou fisioterapeutas.
Uma das principais vantagens que ela oferece é o ISS reduzido, porque o imposto não precisa seguir o faturamento da empresa, ele é fixo. O que te traz mais previsibilidade e ajuda a economizar.
Não se esqueça que abrir uma empresa na área da saúde pode ser mais burocrático. Já que são exigidas mais licenças, como alvará sanitário, PGRS, entre outros.
Segurança contábil e fiscal
Sem dúvida, um dos principais ganhos de contar com uma contabilidade especializada no setor de saúde é a segurança de atuação.
Você contará com apoio especializado e atualizado nas legislações e requisições contábeis e fiscais para a sua área de atuação. Assim, terá a certeza de que tudo está sendo feito dentro da lei, reduzindo a exposição do seu negócio a multas, autuações e outros problemas.
O apoio especializado também se dá na área trabalhista. O escritório realizará todos os cálculos para gerir sua folha de pagamento, incluindo férias, décimo terceiro, abonos e outras questões, de acordo com as leis trabalhistas.
Isso significa que você não precisará se preocupar com essas questões e terá mais tempo para focar em decisões estratégicas para o seu negócio na área da saúde.
Informações cruciais para o crescimento do seu negócio
O contador não é apenas necessário para o envio das obrigações fiscais, contábeis e trabalhistas. Ele também pode ser um parceiro estratégico do seu negócio.
Isso porque ele conta com informações importantes sobre a saúde financeira da sua empresa. Ou seja, fluxo de caixa, projeções, balanço patrimonial, entre outros.
Dessa forma, pode ajudar a entender melhor o cenário atuar, projetar o faturamento dos próximos meses, precificar seus serviços, entre outras questões essenciais para assegurar o crescimento do seu negócio.
Quais as particularidades da contabilidade para os profissionais da saúde?
A contabilidade para os profissionais de saúde precisa de atenção a alguns detalhes especiais. Afinal, existem algumas obrigações que precisam ser seguidas por esses profissionais. Veja as principais que separamos.
DMED
Uma das principais particularidades que o contador deve conhecer é a respeito da DMED (Declaração de Serviços Médicos e de Saúde).
Essa é uma obrigação tributária na qual deve-se incluir todas as informações sobre pagamentos recebidos pelas pessoas jurídicas que prestam serviços de saúde.
A DMED é usada pela Receita Federal para cruzar os dados informados pelos profissionais de saúde com os fornecidos pelos pacientes no Imposto de Renda.
Por isso, todos os profissionais de saúde e operadores de planos privados de assistência à saúde devem emitir a DMED. Como: médicos, clínicas médicas, dentistas, clínicas odontológicas, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, serviços de próteses ortopédicas e dentárias, serviços radiológicos, hospitais, etc.
A DMED precisa constar o nome completo do responsável pelo pagamento e do beneficiário do serviço, CPF e valores recebidos de pessoas físicas de maneira individualizada.
Conselho de classe
Para poderem trabalhar dentro da lei, os profissionais de saúde precisam ser registrados nos seus respectivos Conselhos de Classe. A abertura de empresas também pode ter particularidades, dependendo das exigências dos conselhos.
Um bom contador poderá lhe ajudar em todo esse processo, cadastrando e mantendo ativo seu registro junto aos conselhos de classe, reduzindo sua preocupação e liberando tempo para focar nas suas atividades.
Obrigações acessórias
As obrigações acessórias têm caráter informativo e funcionam como uma prestação de contas da sua clínica aos órgãos de controle e autoridade. Assim, eles conseguem saber tudo referente às questões fiscais do seu negócio.
Por isso, as obrigações acessórias devem ser informadas aos órgãos competentes dentro do prazo e das regras estabelecidas. As principais são:
- PGDAS-D, para os optantes pelo Simples Nacional;
- DEFIS, também para os optantes do Simples Nacional;
- EFD – Contribuições – PIS/COFINS;
- DMS ou DMSE, declarações relativas aos tributos municipais;
- SPED/ECF, escrituração fiscal digital;
- SPED/CONTÁBIL, escrituração contábil digital;
- DCTF, declaração de débitos e créditos tributários federais;
- entre outros.
Como a Zip Contabilidade pode ajudar profissionais de saúde?
Já deu para perceber que a contabilidade para profissionais de saúde é extremamente importante e complexa, não é mesmo? Por isso, é fundamental escolher por um parceiro contábil que conheça os pormenores dessa área.
A Zip Contabilidade é especialista na área da saúde e capaz de ajudar você, profissional da saúde, a migrar seus recebíveis de pessoa física para jurídica, economizando até 70%.
Para quem já tem uma clínica estabelecida, a Zip também pode ajudar. Afinal, atendemos mais de 300 empresas de saúde e sabemos todos os caminhos para ter mais economia, segurança e tranquilidade com o seu negócio.
E, tudo isso, por meio de uma contabilidade online. Ou seja, você não precisa se deslocar até nenhum local físico. Todas as demandas são atendidas por uma plataforma online, que otimiza o seu tempo.
Agora que você já sabe tudo sobre contabilidade para profissionais de saúde, que tal contar com a ajuda especializada da Zip Contabilidade? Saiba como podemos ajudá-lo!