Skip to content

E-social; entenda porque ele é importante

E-social; entenda porque ele é importante

E-social é um assunto que para você empresário e até mesmo quem atua como colaborador na área administrativa, RH e gestão de pessoas tem ouvido muito nos últimos meses.

Isso porque essa iniciativa do Governo Federal visa por meio de uma mesma plataforma(online) unificar as informações e o envio de dados de todos os trabalhadores formais para CAGED, GFIP e RAIS.

A implantação do E-social vai atingir empresas de todos os tamanhos com objetivo de tornar transparente a relação empregado e empregador, além de facilitar o trabalho de fiscalização devido as informações do trabalhador ficar acessível pelo sistema frequentemente.

Sua empresa está preparada para implantação do e-social?

Mesmo o assunto sendo comum atualmente é preciso identificar se sua empresa está realmente preparada para implantar o e-social. O novo sistema exige adequação além de profissionais capacitados para utilizar a nova ferramenta.

Então para que você não se sinta perdido em meio a tantas mudanças vamos esclarecer um pouco mais sobre o assunto.

O que é o E-Social?

O E-social é uma iniciativa formada pela junção de ideias de órgão governamentais como Receita Federal, Ministério do Trabalho, o INSS e a Caixa Econômica Federal.

O projeto será feito através de um sistema online devidamente preparado para receber de forma unificada todos os dados dos trabalhadores ativos no mercado e também quando ele estiver inativo, ou seja desempregado ou aposentado.

Todas as informações relevantes para o governo referente a vida de um colaborador serão inseridas nesta plataforma que poderá ser consultada de maneira muito mais simples e organizada.

Por meio da plataforma será possível envio informações referente ao contrato de trabalho, quando um funcionário estiver afastado, ou sofrer algum tipo de acidente do exercício da profissão entre outras.

Todas as alterações na vida do funcionário dentro da empresa devem ser enviadas por meio deste sistema.

Quais as vantagens de implantar E-Social?

Antes de apresentar as vantagens vale lembrar que a implantação é obrigatória, mesmo que o empresário não acredite no projeto terá que aderir, portanto vale a pena ficar por dentro do assunto.
Agora vamos ver algumas vantagens:

• Unificação das informações por meio de uma tecnologia avançada;
• Centralização de dados facilitando a consulta e fiscalização;
• Agilidade no tratamento de processos trabalhista;
• Economia em relação ao uso exagerado de papeis tornando a empresa mais comprometida com o meio ambiente.

Quando o E-Social passará a funcionar definitivamente?

O sistema está sendo desenvolvido há quase 3 anos, no início seria lançado em julho de 2016, mas em agosto do ano passado foi instituído um novo calendário. Sendo assim o E-social passou a vigorar desde 01 de Julho deste ano.

Isso quer dizer que neste momento ele está em fase de produção e as empresas terão até janeiro de 2018 para alimentar o sistema com os dados de todos os seus funcionários. A data limite para adequação das empresas à nova plataforma é 01 de agosto de 2018.

Como se vê o tempo está passando e sua empresa precisa se adaptar rapidamente as novas regras, mas se você ainda não sabe como fazer isso de forma tranquila, não deixe ler no próximo artigo as dicas que preparamos para você. Até lá!!!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp
Fale conosco