Skip to content

6 dicas de Gestão Contábil para sua empresa!

6 dicas de Gestão Contábil para sua empresa!

A gestão contábil é um dos pontos que todo empreendedor deve se atentar, independentemente do porte ou do setor de atuação do seu negócio. Afinal, é ela que garantirá que sua empresa estará atuando dentro da lei – e ainda cuidará da parte financeira, ajudando a companhia a prosperar.

Apesar de extremamente importante, nem sempre é fácil cuidar da parte contábil, não é mesmo? Para lhe ajudar, montamos este conteúdo completo com as dicas mais importantes. Confira!

Qual a importância da gestão contábil?

A gestão contábil é responsável por inúmeras atividades dentro de uma empresa, como: cumprimento da legislação, cálculo dos impostos e controle do setor financeiro, além de poder cuidar da escrituração contábil, do regime tributário e dos valores de despesas, receitas e lucro.

Assim, a gestão contábil utiliza uma série de ferramentas que reúnem os dados financeiros e patrimoniais dos negócios, criando materiais e relatórios com informações precisas e que contribuem para a tomada de decisão mais acertada dos gestores.

Por tudo isso, podemos dizer que a gestão contábil é uma das áreas centrais de qualquer empresa. Pois é ela que mantém o negócio com suas atividades acontecendo de maneira correta e dentro da lei.

A partir dos serviços dos contadores, será mais fácil controlar as finanças de forma organizada, planejar corretamente as receitas e despesas e perspectivas de crescimento, planejar os tributos a serem pagos (e formas legais de reduzir esses impostos), organizar relatórios contábeis que permitirão ter acesso a diferentes linhas de crédito ou atrair novos investidores e entender a sua realidade, sabendo onde é necessário reduzir custos e quais ajustes devem ser feitos rumo ao crescimento sustentável.

Quais as principais dicas para melhorar minha gestão contábil?

Depois de ler o tópico anterior, ficou clara a importância de uma boa gestão contábil? Para lhe ajudar, separamos as dicas essenciais. Confira.

1. Seja organizado com a documentação da empresa

Documentos, notas fiscais, extratos bancários e outros são de extrema importância para uma boa gestão contábil, e por isso devem ser muito bem organizados, permitindo o fácil acesso quando for necessário.

Todas essas informações precisam ser enviadas periodicamente ao seu contador, permitindo que ele realize o trabalho de maneira correta e dentro da lei. Caso você não guarde as documentações de forma organizada, poderá ter dificuldades, por exemplo, para comprovar pagamentos efetuados ou até provar determinada condição explícita em contrato para seus clientes, significando prejuízos.

O mais recomendado é que tudo isso fique arquivado em formato digital em um servidor na nuvem. Assim, você economiza espaço físico e não corre o risco de perder essa informação caso aconteça algum problema nas máquinas da sua empresa. Isso vale tanto para os documentos contábeis como para os fiscais.

2. Automatize os processos de gestão contábil

Inúmeras tarefas rotineiras podem ser automatizadas, oferecendo mais tempo livre aos seus funcionários e permitindo que eles se dediquem ao core business da sua empresa.

Um bom software de gestão pode lhe ajudar nesse processo, automatizando processos repetitivos e reduzindo as chances de falhas, erros ou incongruências. Alguns softwares, por exemplo, conseguem emitir automaticamente as notas fiscais e arquivá-las, conforme as vendas ocorrem, trazendo mais facilidade e confiança a sua gestão.

3. Conheça seu capital de giro

O capital de giro é o que mantém a sua empresa funcionando. Assim, a organização financeira do seu negócio precisa estar em harmonia com o seu capital de giro, já que ele precisará corresponder às suas contas básicas, como: pagamentos (colaboradores, fornecedores, impostos e contas em geral) e gastos com imprevistos financeiros.

Além disso, não se esqueça daquela dica básica de não misturar conta pessoal com a da empresa. Isso é fundamental e evitará muita dor de cabeça, além de melhorar o seu controle de fluxo de caixa, planejamento financeiro e outros.

4. Escolha um bom parceiro contábil

Nem sempre é interessante manter um setor interno de contabilidade, principalmente para os negócios menores, como as micro, pequenas e médias empresas. Nesses casos, a dica é terceirizar para um escritório contábil.

Mas, para essa parceria funcionar, é indispensável fazer uma escolha acertada. Pesquise por escritórios que estejam acostumados a lidar com o seu setor de atuação, o tamanho da sua empresa e que ofereçam os serviços que você precisa.

Não se esqueça de conferir quais contadores cuidarão do seu negócio, se eles têm registro no Conselho Federal de Contabilidade, a capacidade do escritório em atender mais uma conta, a facilidade de comunicação com os contadores e o nível de atualização, sobretudo em termos tecnológicos.

5. Realize reuniões periódicas

Não é porque você contratou um escritório de contabilidade, que não precisa mais se preocupar com esse setor. As reuniões periódicas de acompanhamento são essenciais, pois é nelas que o contador lhe oferecerá relatórios e balanços essenciais sobre a sua empresa.

Além disso, para que o contador realize o seu trabalho, você deverá enviar periodicamente uma série de documentos, então esse contato mais próximo é de suma importância.

Durante as reuniões, tire suas dúvidas com o contador, peça orientação para entender os relatórios e balancetes e escute o que o profissional tem para lhe dizer, pois essa orientação é muito importante e capaz de auxiliar na tomada de decisão estratégica.

6. Contrate serviços adicionais como as assessorias contábeis

Atualmente, a gestão contábil vai muito além da escrituração ou do cumprimento das leis. Diversos escritórios de contabilidade oferecem serviços adicionais, como as assessorias contábeis ou os serviços de contabilidade gerencial.

Nesse caso, o contador não trabalhará apenas para realizar as ações obrigatórias, mas oferecerá aos gestores informações úteis que auxiliam na redução de custos, aumento da lucratividade, correta precificação, redução da carga tributária e planejamento estratégico.

Isso porque os contadores têm acesso a documentos essenciais sobre a vida financeira da sua empresa. E a partir desses dados, eles podem lhe oferecer uma visão diferenciada, ajudando o seu negócio a crescer e a se tornar mais competitivo.

Quando bem realizado, esse tipo de serviço ajuda o gestor a tomar decisões mais embasadas, planejando corretamente a sua vida financeira e orientando a sua empresa ao crescimento sustentável e ao aumento da competitividade dentro do seu setor.

Neste conteúdo, você aprendeu que a gestão contábil é de suma importância para empresas de todos os portes e setores. E, para que esse setor funcione corretamente, os empresários precisam tomar alguns cuidados, por exemplo escolhendo muito bem o parceiro contábil.A Zip Contabilidade é contador online ideal para quem precisa economizar tempo e dinheiro – e contar com um parceiro contábil de qualidade. Conosco você poderá ter acesso a diferentes serviços contábeis, melhorando os resultados da sua empresa. Entre em contato e descubra mais sobre os serviços da Zip Contabilidade!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp
Fale conosco