Skip to content

Porque seu negócio não está lucrando

Porque seu negócio não está lucrando

Se o negócio não vai bem, e não obtém os lucros esperados, é importante mudar a visão de como administrá-lo.

Investir em um negócio é sempre um grande risco, e se a empresa não vai bem, é preciso manter a calma e analisar as diversas possiblidades.

Muitas pessoas atribuem o fracasso de seus negócios às crises econômicas pelas quais o país passa, entretanto, o erro pode ser outro, por isso, se você não está obtendo lucros em seu negócio, saiba quais os erros que pode ter cometido:

Falha no planejamento de gestão de sua empresa

O planejamento de gestão de uma empresa deve ser bem elaborado, tendo como foco principal o lucro no negócio.

É preciso planejar os objetivos de sua empresa, assim como, não pular nenhum etapa ou ignorar partes do processo, pois cada atividade na gestão tem um papel fundamental na empresa.

Além disso, é preciso saber onde o dinheiro tem sido gasto, tendo o equilíbrio da receita e da despesa.

Os cortes com gastos supérfluos e pequenas economias, além das outras atividades de planejamento, podem trazer grandes mudanças positivas para seu negócio.

Saiba como está o seu estoque

Muitas empresas encontram dificuldades em administrar seu estoque, dessa maneira, acabam por não ter muitos produtos, ou possui uma quantia excedente de materiais não tão úteis para empresa naquele momento.

Para que seu negócio tenha obtenha lucros é de suma importância ter um controle rígido de estoque, com um bom armazenamento sua empresa possuirá as seguintes vantagens:

  • Controle de compras
  • Bons prazos na produção e na entrega do trabalho
  • Mais tempo para a análise de fornecedores em busca de melhores preços
  • Credibilidade no mercado

Organize sua empresa por departamentos

Pode não parecer, mas mesmo em pequenas empresas a organização é peça chave para que seu negócio obtenha lucros.

Comece pela parte de documentos, passe pela parte administrativa, produção, financeira e de pessoal.

Assim, você poderá ter uma visão panorâmica de cada área da sua empresa, e identificar os pontos que precisam ser mais trabalhados.

Não misture seu negócio com sua vida pessoal

Principalmente nas pequenas empresas, é comum que os donos acabem tirando da receita do negócio quantidades que visam suprir suas necessidades pessoais.

Entretanto, essa é uma péssima ideia, pois não permite visualizar com o que realmente sua empresa gasta, e no final das constas o empreendedor nunca sabe o quanto realmente possui de lucro em sua empresa.

Importante lembrar, que para obter bons lucros é necessário que o dono da empresa compreenda que ele também é um funcionário, e precisa ter seu salário descontado.

Assim como qualquer outro funcionário que administra seu salário para suprir suas necessidades, o dono da empresa precisa entender que seu negócio, apesar de possuir a finalidade de obter lucros, não está a seu serviço pessoal, mas sim, do tipo de mercado que atende, devendo ser este, o foco principal.

Para que seu negócio comece a dar lucros, é importante que o empreendedor tenha em mente planejamentos e estratégias, que visem não somente delimitar cada área, mas também, organizá-la de modo a entender como funciona e quais são as deficiências de sua empresa.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp
Fale conosco