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Como abrir uma empresa na área da saúde!

Como abrir uma empresa na área da saúde!

A abertura de uma empresa na área da saúde é um empreendimento complexo e desafiador que requer conhecimento especializado e uma abordagem estratégica. Neste texto, iremos explorar os principais passos envolvidos no processo de abertura de uma clínica médica ou da área da saúde, além de destacar a experiência da Zip Contabilidade, uma empresa especializada na abertura de empresas na área médica, com um portfólio de mais de 1000 clientes em todo o Brasil.

 

Uma das considerações mais importantes é a estrutura e localização da clínica. É essencial encontrar um espaço adequado, que atenda às necessidades específicas do seu negócio. Além disso, a localização estratégica é crucial para garantir a acessibilidade e conveniência para os pacientes. Avalie cuidadosamente se é mais viável alugar, comprar ou construir o imóvel, levando em consideração sua situação financeira e as necessidades do seu empreendimento.

No setor de saúde, existem regulamentações e licenças específicas que devem ser seguidas com precisão, e muitas dessas licenças estarão diretamente ligadas a localização do empreendimento, devido a isso é indispensável contar com uma rede de especialistas para lhe orientar na nova empreitada.

Um aspecto fundamental para o êxito da sua empresa da área de saúde é a gestão financeira eficiente. Estabeleça um plano financeiro sólido, incluindo o controle de despesas, a projeção de receitas e a gestão adequada do fluxo de caixa. Nesse sentido, contar com uma empresa de contabilidade especializada pode ser extremamente benéfico. A Zip Contabilidade é reconhecida por sua expertise na abertura de empresas na área médica e possui uma vasta experiência. Com seus serviços especializados ela fornece suporte financeiro, fiscal, pessoal e contábil de confiança, ajudando você a manter as suas finanças organizadas e em conformidade com as normas aplicáveis.

Elencado os benefícios, vamos lhes apresentar os passos para realizarmos a abertura de uma empresa na área da saúde. Após a definição do local onde será instalado a empresa, passaremos pelas seguintes etapas:

– Viabilidade locacional: Informaremos à Prefeitura do município o local e as atividades que nele serão desenvolvidas, a fim de consultar se a lei orgânica do município permite a sua instalação. Tendo a autorização prévia do município podemos seguir com a abertura no âmbito federal, ou seja, na Receita Federal.

– Documento Básico de Entrada: É por meio deste documento que iremos passar as informações da nova empresa para a Receita Federal, informaremos quadro societário, definição do valor do capital social, bem como a divisão de suas cotas. Neste momento todos os dados transmitidos ao município na etapa anterior são resgatados, não sendo possível realizar alterações sem que seja alterado também a Viabilidade locacional.

– Registro: Neste momento precisamos analisar as possibilidades de registro da nova empresa, uma vez que as empresas da área da saúde podem ser registradas de duas formas distintas.  A primeira delas é o registro de uma Sociedade Simples, onde o registro é realizado por um Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas. Tal modalidade empresarial poderá ser escolhida pelo empresário que ficará a cargo de exercer a atividade pela empresa, sem que haja um terceiro na mesma função, como é o caso de muitos médicos, dentistas e afins.

Escolhida essa opção, encaminhamos todos os documentos solicitados ao cartório, como o contrato social de constituição da empresa e requerimento de abertura.

Já a segunda opção refere-se a abertura de uma empresa de responsabilidade limitada, as LTDAs, onde o registro fica a cargo da Junta Comercial do estado onde a empresa será instalada. Para isso fazemos um processo chamado Integrador, onde todas as informações constantes na Viabilidade e no DBE serão transmitidas para a Junta Comercial. Nessa etapa é gerada a taxa de registro e após a compensação do pagamento enviamos os documentos solicitados, e é feito de fato o registro da empresa, a partir daí que você terá o seu CNPJ e contrato social devidamente registrados.

Contudo, ainda se fará necessário a regularização deste CNPJ que acabou de ser gerado, que é o passo conhecido como Licenciamento. É aqui que a empresa da área da saúde se diferencia das demais. Como falado anteriormente, esse passo é imprescindível para o bom funcionamento da empresa.

As licenças necessárias são:

Licença do Corpo de Bombeiros: Expedida para locais que estão em conformidade com as normas de segurança pré-estabelecidas pela organização.

Licença Sanitária: Após a abertura do CNPJ devemos solicitar que seja realizada uma vistoria no local, a fim de assegurar que a clínica está dentro dos padrões sanitários exigidos, gerando assim o seu Alvará Sanitário. Quando a empresa não tem estabelecimento, ou seja, seu endereço é apenas para fins fiscais e a atividade não será de fato exercida no local, a empresa receberá uma dispensa, à qual a Vigilância Sanitária do município expedirá.

Alvará de Funcionamento: Trata-se da efetiva autorização do município para que a empresa inicie suas atividades no local indicado, cada município tem uma particularidade quanto à expedição desta licença, mais uma vez se fazendo necessário o acompanhamento e consultoria de profissionais capacitados e com o Know How que a Zip Contabilidade oferece, a fim de simplificação do processo como um todo.

CNES: Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, é um cadastro exclusivo para empresas que tenham suas atividades associadas à saúde humana e animal, que visa a criação de um banco de dados de tais empresas estabelecidas no país, e seu cadastramento é obrigatório. Por ser um cadastro altamente específico, mais uma vez reforçamos que deve ser feito com profissionais habilitados para tal, como é o caso da Zip Contabilidade.

 

CRM: Aqui na Zip nós auxiliamos os profissionais também a se registrar no conselho de classe, como o caso do CRM ou demais conselhos abrangidos pela área da saúde. Tal registro se faz necessário tanto para a pessoa física, quanto para a pessoa jurídica, o que gerará duas taxas anuais a serem pagas.

Portanto é notório a complexidade relacionada à abertura e regularização completa de empresas associadas a área da saúde, e para você que está adentrando nesse mercado agora ou para você que está há tempos atendendo e quer tranquilidade para poder exercer sua profissão sem se preocupar com a burocracia exigida, lhes oferecemos uma contabilidade consultiva que irá desatar os nós que surgirão ao longo da abertura e atividades do dia a dia da empresa. Entre em contato conosco e avalie nossas propostas!

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